O médico deve se fazer entender e buscar compreender o paciente. É o que diz o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Aldair Novato. "Quando vai obter e dar informações, o profissional tem de falar a linguagem de quem ele está atendendo, isso gera a confiança que é fundamental na relação médico-paciente", explica.Novato condenou a atitude do plantonista que zombou de paciente na internet, por conta do português incorreto. "É um fato deplorável e temos que estar atentos até com brincadeiras, para que não venha a acontecer com a gente", alerta.Segundo o presidente do Cremego, existem resoluções dentro do código de ética que vetam práticas de zombaria. Também determina ao profissional o uso de termos de fácil entendimento tanto para o paciente quanto a sua família.No entanto, Novato diz não ter registros de incidentes dessa natureza nos consultórios goianos. "Estou no Cremego há 8 anos e nunca ouvi falar nada nesse sentido." Em situações como a ocorrida em São Paulo, os conselhos regionais de medicina ou o próprio conselho federal pode abrir sindicância para apuração da conduta do profissional e impor punições.