Atualizada às 22hTrês viadutos em Goiânia devem receber os primeiros carros sobre as estruturas até o final deste mês, mais de dois anos desde que as obras foram iniciadas, ainda na gestão de Iris Rezende (MDB). A confirmação das datas foi feita pelo prefeito Rogério Cruz, em suas redes sociais, nesta terça-feira (10).O primeiro deles será o Complexo Viário Luiz José Costa, na Avenida Jamel Cecílio, que será entregue na próxima sexta (13). Foram 26 meses de uma construção que foi anunciada com um prazo de 9 meses. No dia 27, é a vez do Viaduto Lauro Belchior, que liga os setores Leste Universitário e Novo Mundo. Projetado para ser finalizado em 6 meses, vai ser entregue 32 meses depois.No dia 31, os motoristas vão poder utilizar também o viaduto no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte, obra que faz parte do BRT Norte-Sul. Neste caso, a construção, que era estimada para ser feita em 5 meses na projeção da Prefeitura, só será finalizada após 22 meses. Esta obra chegou a ter data de entrega marcada para o aniversário de Goiânia do ano passado, em outubro, mas um deslizamento no encabeçamento da estrutura dez dias antes da inauguração fez com que a promessa não fosse cumprida.O Complexo Viário da Jamel Cecílio tinha promessa de entrega ainda no mandato do então prefeito Iris Rezende. A estrutura superior, do fluxo da avenida principal que liga o Setor Sul ao Jardim Goiás, foi inaugurada em 2020, ficando o restante para a atual gestão.Na época, a promessa era de que o viaduto, composto por três vias, fosse entregue em dezembro de 2021, o que não se concretizou. Neste prazo, a obra acresceu cerca de R$ 4 milhões do seu custo, saindo de cerca de R$ 26 milhões para R$ 30 milhões ao final. No momento, o local passa pela instalação da sinalização.Engenheiro de Trânsito e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcos Rothen entende que a intervenção não resolve o problema do tráfego no local. Para ele, das três obras, o Viaduto Lauro Belchior é a única positiva para a trafegabilidade de Goiânia. “É mais uma opção para quem precisa cruzar a rodovia, que liga dois bairros da cidade. Mas tem de ter espaço para o pedestre, não pode ser uma obra só para carros.”PandemiaEm nota, a Prefeitura de Goiânia lembra que as estruturas são complexas e foram iniciadas em gestão anterior. “As trocas de governo e de equipes, a pandemia de Covid-19, que paralisou as atividades, o período de abundantes chuvas, em Goiânia, foram fatores que, naturalmente, provocaram desaceleração. Além disso, o setor de engenharia sofreu bastante com a falta de insumos e com a alta generalizada de preços”, diz o texto. “Os antecedentes, portanto, não podem se sobrepor a essa grande vitória da gestão do prefeito Rogério Cruz, que entrega três viadutos somente no mês de maio. Não cabe olhar para trás, mas para frente, e celebrar”, afirma a nota. Praça Cívica conclui nova etapaAs obras de pavimentação do anel interno da Praça Cívica, que também fazem parte do BRT Norte-Sul, vão ser concluídas até o fim deste mês, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A previsão era de que o pavimento de concreto, que será exclusivo para o uso dos ônibus do sistema de transporte coletivo metropolitano, estivesse pronto no fim do mês passado. A Seinfra afirma que 95% das obras no local estão feitas.O atraso, ainda de acordo com a secretaria, ocorreu por uma paralisação necessária em abril em razão de novos achados arqueológicos no local. A cada estrutura histórica encontrada na região Central de Goiânia, as obras estruturantes são paradas para que a equipe de arqueologia contratada pelo consórcio responsável pela construção do BRT Norte-Sul realize escavações e separação do material. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “os últimos achados arqueológicos encontrados nas obras do BRT Norte-Sul foram estruturas de tubulação de saneamento básico do início da capital, localizados em frente ao Coreto da Praça Cívica e entre os prédios dos Correios e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em abril deste ano e em agosto de 2021, respectivamente”. Além desses, a equipe de arqueologia já havia identificado estruturas de saneamento da década de 1930, em frente ao Grande Hotel, na Avenida Goiás com a Rua 3, em maio de 2021. Com a conclusão da pavimentação, falta ainda terminar as estações de embarque do BRT Norte-Sul.