Arara-azul em perigo de extinção é resgatada pelos bombeiros em Iporá
Família entregou animal aos Bombeiros após ela cair no quintal de casa
Augusto Sobrinho
O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) resgatou nesta quarta-feira (27) uma arara-azul que caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá, a 227 quilômetros de Goiânia. Essas aves vivem, geralmente, no pantanal brasileiro e estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Arara Azul, no Mato Grosso do Sul.
O sargento Ulisses narra que os moradores da casa onde a arara caiu começaram a cuidar dela e, após alguns dias, levaram o animal até os Bombeiros. "A arara ficava no quintal deles comendo coco, então, eles jogavam ração e ela comia junto com as galinhas. Pelo jeito que ela tava, provavelmente, ela chegou a ficar com as galinhas dentro do galinheiro", contou.
Uma funcionária do posto de saúde do distrito viu a arara-azul e convenceu os moradores a levar o animal até os Bombeiros, pois ela não estava voando devido uma das asas estar quebrada. "Nós pegamos pegamos a ave e verificamos que ela estava com a plumagem muito machucada, as mãos calejadas e o bico estragado, então, ela poderia estar presa em algum lugar", afirmou Ulisses.
Na tarde desta quinta-feira (28), as equipes do Corpo de Bombeiros trouxeram a arara para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Goiânia. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. "Nós trouxemos ela para o Cetas, eles vão cuidar dela e depois definir para ela vai", destacou o sargento.
A Organização Não Governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF) destaca que, apesar da beleza, as araras-azuis são animais ameaçados de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do habitat natural delas por conta do desmatamento. Por isso, reforça que o mais bonito dessa ave é viver na natureza, onde ela pode se reproduzir naturalmente.
Leia também:c

Arara-azul caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá (Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana