IcCidade

Cidades

Controladoria vai fiscalizar entrega de empresas contratadas sem licitação em Goiânia

Órgão de controle interno fez recomendação à Seinfra para que haja análise prévia antes de liberação de pagamento por fornecimento de em produtos usados na manutenção da iluminação pública. Contratos chegam a R$ 22,5 milhões.

Empresas contratadas sem licitação estão em nome de laranjas.
Na foto, geral da fachada da empresa Goiás Led, em Goiânia.

Empresas contratadas sem licitação estão em nome de laranjas. Na foto, geral da fachada da empresa Goiás Led, em Goiânia. (Fábio Lima / O Popular)

A Controladoria Geral do Município (CGM) de Goiânia fez uma recomendação à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para que haja uma fiscalização prévia da entrega do material contratado das empresas Goiás Led, Elétrica Luz e Elétrica Radiante antes da liquidação do pagamento às mesmas. As três foram contratadas sem licitação entre maio e junho pela secretaria por R$ 22,2 milhões para fornecimento de produtos usados na manutenção e revitalização da iluminação pública da capital.

O controlador-geral Colemar Moura, que tomou posse no dia 22 de junho, afirma que a medida foi tomada após O POPULAR ter mostrado em reportagem no último sábado (8) fatos que colocam as empresas como uma única, com o compartilhamento de depósito e de funcionários e a localização dos escritórios. A matéria também mostrou que a pessoa que aparece como dona da Goiás Led é desconhecida pelos funcionários da empresa e trabalha na Elétrica Luz.

Colemar afirma que a preocupação da gestão pública é com a entrega do material, se as empresas terão capacidade de cumprir o acordado nos contratos, e que a ação da controladoria é de apoio à Seinfra na fiscalização. O controlador diz que o costuma dos órgãos de controladoria interno é fazer este trabalho após a finalização do serviço, mas que haverá casos pontuais em que isso será antecipado.

"O x da questão é a entrega do serviço. No momento da assinatura do contrato é feita uma análise documental, se a empresa apresenta todos os documentos exigidos e está tudo certo, como saber se esta empresa tem capacidade para prestar o serviço? Este é o ponto. Aparentemente todos os requisitos estão preenchidos. Por isso vamos dar este apoio para a secretaria", explicou.

A liquidação é o momento em que se autoriza o pagamento após a entrega de um serviço ou realização de uma obra. Segundo a CGM, no caso envolvendo as três empresas de material elétrico não haverá repasse financeiro antes de um trabalho de análise da entrega do produto. "Vamos fazer uma medição da entrega. Expedimos um documento interno no sentido de recomendar que no momento da execução dos serviços ou da medicação da entrega do trabalho para que seja encaminhado para a controladoria para esta verificação."

As três empresas foram contratadas por meio de uma modalidade prevista na legislação federal chamada adesão à ata de registro de preço, também conhecida como "carona". Nestes casos, o órgão público solicita a compra de produtos ou a aquisição de serviços licitados por outro ente público de qualquer lugar do Brasil. Colemar destaca que há leis federal e municipal, além de um decreto municipal, que regulamenta este tipo de contratação e que todas as determinações legais foram seguidas.

"A empresa se qualificou. Essa idoneidade da empresa ela vai ser analisada pela controladoria no aspecto da entrega. A prestação do serviço em si é nossa preocupação. Se ela não entregar, o contrato traz penalidades", afirmou Colemar.

Ao todo foram cinco contratos com as três empresas, cada uma por um processo de adesão à ata distinto, em locais distantes, como Vitória da Conquista (BA), Campo Grande (MS), Canarana (MT) e dois consórcios intermunicipais no interior de Pernambuco e em Minas Gerais. O dono de uma das empresas respondeu por dez anos a um processo por fraude em licitações, mas no começo do mês a Justiça considerou a punibilidade prescrita e mandou arquivar o processo. Colemar reforçou que as empresas conseguiram atender toda a documentação exigida por lei.

O controlador diz que o poder público não consegue ir além da fiscalização documental e fiscal ao contratar uma empresa, devido ao volume de serviços e obras licitadas, mas que sempre segue a legislação, principalmente nos casos de adesão à ata de registro de preços. "Nestes casos, conforme as informações vão chegando pontualmente ao controle interno, nós fazemos uma tratativa diferenciada, para que a prestação de serviço seja efetivada. Nossa intenção é ter acesso disso previamente para atuar e ver se a empresa vai conseguir cumprir tudo que foi acordado."

O controlador afirma também que o "objetivo da boa intenção da lei" é destravar processos e dar agilidade para as contratações nos casos que são vantajosos para o órgão público. "A gestão fez esta contratação para dar celeridade a um serviço que é essencial para a população, a iluminação pública, e está se cercando de todos os cuidados para que as empresas atendam o serviço", comentou.

"Preocupação"
No começo do mês, a Prefeitura publicou um decreto dando poderes à CGM para que todos os processos de contratação por dispensa de licitação ou inexigibilidade passem previamente pelo órgão. Conforme publicado na coluna Giro, do POPULAR, no dia 6, a medida foi adotada para que se evitem casos em que revelações sobre contratações nestas modalidades causaram desgastes ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos), fazendo com que se voltasse atrás nos procedimentos.

Colemar diz que a intenção é que haja a mesma atenção em um futuro breve com as adesões. Como a modalidade passou a ser usada com mais frequência nos últimos anos, não só em Goiânia como em outras cidades e também pelos governos estaduais, o controlador-geral diz que se faz necessária um aprimoramento da regulamentação municipal. A lei federal, por exemplo, foi atualizada recentemente.

O titular da CGM diz que assumiu há cerca de 20 dias e que a prioridade foi o decreto envolvendo as dispensas e inexigibilidades, mas que está havendo o diálogo interno para outros pontos envolvendo contratações. "Este procedimento já está no nosso radar, acredito que já devia estar sendo feito algo neste sentido. Vamos atualizar isso com os nossos processos internos."

Durante a entrevista, o novo titular da CGM frisou a independência das pastas nas contratações de serviços e obras e o papel de apoio exercido pela controladoria. "A controladoria não vai apontar culpa ou erro. É um órgão de apoio orientativo e preventivo, para que se evite problemas, e não (um órgão) punitivo. Não está ali para ficar procurando irregularidades em processos eventuais. O papel é dar uma maior de segurança ao gestor, em conjunto com a advocacia setorial de cada pasta."

"Controle rotineiro"
Em nota, a Seinfra diz que não recebeu "qualquer recomendação da CGM para acompanhamento do recebimento dos materiais a serem adquiridos com as empresas citadas".

Entretanto, destacou que todas as contratações e as respectivas medições são submetidas ao acompanhamento do controle interno "independentemente de expedição de recomendação específica", pois seria um "trâmite processual corriqueiro ao qual todas as pastas são submetidas".

Ainda segundo a secretaria, o "efetivo desenvolvimento" do sistema de controle interno se inicia na própria pasta e se finaliza na controladoria.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Bairros de Goiânia podem ficar sem água nesta quarta-feira; veja lista

Uma manutenção que está programada para acontecer na região oeste da cidade pode comprometer o abastecimento

Sede da Companhia de Saneamento de Goiás

Sede da Companhia de Saneamento de Goiás (Divulgação/Saneago)

A Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) informou que alguns bairros de Goiânia podem ficar sem água, nesta quarta-feira (9), por conta de uma manutenção que está programada para acontecer na região oeste da cidade. Segundo a empresa, o objetivo é realizar a interligação de redes de água no setor Faiçalville.

🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Conforme informado pela Saneago, a manutenção está prevista para ocorrer das 7h30 às 17h30, quando o registro de água ficará fechado. Veja quais bairros podem ser afetados:

  • Bairro Anhanguera
  • Faiçalville
  • Jardim Atlântico
  • Jardim Europa
  • Jardim Planalto
  • Parque Anhanguera I, II e III
  • Vila Rezende
  • A Saneago informou que, após o término da manutenção, o fornecimento de água será retomado aos poucos. De acordo com a companhia, imóveis com caixas d'água bem dimensionadas não devem sofrer com a falta de abastecimento.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Vacinação contra a gripe: Veja locais e horários para se vacinar em Goiânia e Aparecida

    Imunizante protege contra a H1N1, H3N2 e B e está disponível em 14 salas de Goiânia e 37 de Aparecida

    Vacinação contra a gripe: Veja locais e horários para se vacinar em Goiânia e Aparecida

    (Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

    A campanha de vacinação contra a gripe começou em Goiás para os grupos prioritários e a meta do estado é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. A vacina é trivalente, protegendo contra a H1N1, H3N2 e B, e aplicada em dose única, com o reforço feito uma vez ao ano. O imunizante está disponível em 14 salas de Goiânia e 37 de Aparecida. Confira os locais e horários para se vacinar nas cidades:

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Goiânia

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que a vacinação acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h na maioria das salas, mas alguns locais funcionarão aos finais de semana e feriados. Confira abaixo:

    Distrito Norte

  • CIAMS Urias Magalhães (funciona aos finais de semana e feriados)
  • CSF Jardim Guanabara I
  • Distrito Noroeste

  • USF Alto do Vale
  • USF São Carlos
  • Distrito Sul

  • CMV (funciona aos finais de semana e feriados)
  • UPA Jd América (funciona aos finais de semana e feriados)
  • Distrito Leste

  • UPA Chácara do Governador
  • UPA Novo Mundo
  • Distrito Oeste

  • USF Vera Cruz II
  • Cais Bairro Goiá
  • Distrito Campinas-Centro

  • CSF Leste Universitário
  • CS Crimeia Leste
  • Distrito Sudoeste

  • Ciams Novo Horizonte (segunda a sexta)
  • CS Vila Boa
  • Aparecida de Goiânia

    Em Aparecida de Goiânia, a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na Central de Imunização o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira abaixo:

  • Ubs Andrade Reis
  • Ubs Bairro Cardoso
  • ⁠Ubs Bairro Ilda
  • ⁠Ubs Colina Azul
  • ⁠Ubs Cruzeiro do Sul
  • ⁠Ubs Independência Mansões
  • ⁠Ubs Jd Florença
  • ⁠Ubs Jd Rivieira
  • ⁠Ubs Jd Tirandentes
  • ⁠Ubs Mansões Paraíso
  • ⁠Ubs Papillon Park
  • ⁠Ubs Pontal Sul 2
  • ⁠Ubs Veiga Jardim
  • ⁠Ubs Alto Paraíso
  • ⁠Ubs Anhambi
  • ⁠Ubs Bairro Independência
  • ⁠Ubs Bandeirantes
  • ⁠Ubs Boa Esperança
  • ⁠Ubs Buriti Sereno
  • ⁠Ubs Campos Eliseos
  • ⁠Ubs Caraíbas
  • ⁠Ubs Garavelo Park
  • ⁠Ubs Jd dos Ipês
  • ⁠Madre Germana
  • ⁠Ubs Delfiore
  • ⁠Ubs Cândido de Queiroz
  • ⁠Ubs Expansul
  • ⁠Ubs Jd Bela Vista
  • ⁠Ubs Jd dos Buritis
  • ⁠Ubs Jd Olímpico
  • ⁠Ubs Jd Paraíso
  • ⁠Ubs Parque Trindade
  • ⁠Ubs Rosa dos Ventos
  • ⁠Ubs Santa Luzia
  • ⁠Ubs Santo André
  • ⁠Ubs São Pedro
  • Central de Imunização
  • Quem pode se vacinar?

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde
  • Trabalhadores da educação
  • Trabalhadores dos correios
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade
  • Síndrome respiratória aguda

    O POPULAR mostrou que a alta ocorrência dos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) em Goiás desde o início do ano tem acendido o alerta para autoridades na área da saúde. A Srag abrange casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, ou seja, com maior gravidade. A maioria, decorrente de coronavírus e infecções por Influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus e adenovírus, entre outros agentes etiológicos.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Vídeo mostra jovem de 19 anos que desapareceu em Goiânia saindo pela portaria do prédio que mora com os pais

    Pai do jovem, Rodrigo Gondim, de 43 anos, contou que a família ainda não teve qualquer notícia sobre o paradeiro de Luís Henrique

    undefined / Reprodução

    O jovem Luís Henrique de Moura, de 19 anos, segue desaparecido desde o dia 1° de abril quando saiu da casa onde mora com os pais no setor Oeste, em Goiânia. Ao POPULAR , o pai do jovem, Rodrigo Gondim, de 43 anos, contou que a família ainda não teve qualquer notícia sobre o paradeiro de Luís Henrique. Imagens de câmeras de segurança do edifício onde a família mora gravaram o rapaz saindo às 09h25 do condomínio (veja no vídeo acima).

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    O vídeo mostra Luís Henrique saindo pela portaria do prédio com calça preta, camiseta cinza, boné preto e uma mochila também na cor preta nas costas. Segundo o pai do rapaz, antes do desaparecimento a família havia notado uma mudança no comportamento do filho.

    Ele [Luís Henrique] não chegou a falar exatamente nada, só a questão do comportamento que percebemos que ele estava mais agitado, mais inquieto, mais impulsivo", detalhou.

    Nas redes sociais, amigos, conhecidos e familiares de Luís Henrique se uniram para divulgar sobre o desaparecimento do jovem. Em uma publicação de Rodrigo Gondim, professor da rede pública, ele descreve como o filho saiu de casa.

    Ele estava vestido exatamente como aparece na imagem, com uma pequena mochila e boné. Saiu sem celular, levando apenas o documento de identidade", escreveu o pai.

    Na publicação, Rodrigo relata que infelizmente tem recebido trotes, o que segundo o pai, abala mais ainda a família.

    Pedimos encarecidamente que sejam informações seguras e responsáveis, para evitar ainda mais sofrimento à nossa família", escreveu.

    O vídeo publicado pelo pai do rapaz já alcançou 35 mil visualizações e mais de 660 curtidas. Nos comentários os seguidores de Rodrigo escreveram que estão compartilhando a publicação e em orações pela família.

    Eu compartilhei no Instagram e coloquei no modo público para mais pessoas terem acesso. Deus abençoe que o encontre logo", comentou uma seguidora.

    Para informar sobre o paradeiro de Luís Henrique, deve-se entrar em contato pelos números 197 da Polícia Civil ou pelo (62) 99102-0040, e falar com o pai do rapaz.

    Luís Henrique saiu do condomínio com calça preta, camiseta cinza, boné preto e uma mochila também na cor preta nas costas (Arquivo pessoal/Rodrigo Gondim)

    Luís Henrique saiu do condomínio com calça preta, camiseta cinza, boné preto e uma mochila também na cor preta nas costas (Arquivo pessoal/Rodrigo Gondim)

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Tia de estudante da UFG que morreu aos 25 anos após AVC diz que não consegue acreditar na perda: 'Era muito amada'

    Maria Eduarda de Macedo Magalhães cursava Licenciatura em Física fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e integrava uma organização política na instituição

    Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, era uma pessoa alegre, humana e trabalhadora, segundo a família (Reprodução/Redes sociais)

    Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, era uma pessoa alegre, humana e trabalhadora, segundo a família (Reprodução/Redes sociais)

    A tia e madrinha de Maria Eduarda de Macedo Magalhães, estudante que morreu aos 25 anos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) , disse que ainda não consegue acreditar na perda e mencionou que a sobrinha "era muito amada". Madu, como era conhecida, estava terminando o curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Goiás (UFG) e dava aula em um colégio em Goiânia.

    Uma menina trabalhadora, meiga, justa, alegre. Ela era humana, foi uma grande perda. Nem acreditamos ainda. Ela era muito querida e amada na nossa família. Muito mesmo. E a gente agradece em saber o quanto ela era querida na faculdade também", disse Luciene Macedo ao POPULAR .

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    A jovem morreu na quinta-feira (3) após ter um AVC e ficar internada em um hospital particular na capital, segundo a família. Ao POPULAR , a mãe da estudante, Lúcia Macedo, disse que além de estudar e dar aulas, a filha também trabalhava com ela na produção de vídeos.

    Madu morava no Setor Retiro do Bosque, em Aparecida de Goiânia. Na universidade, liderava um projeto de extensão chamado Física na Escola, fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e integrava uma organização política na instituição.

    Madu, como era conhecida, era diretora de um projeto de extensão chamado Física na Escola (Reprodução/Redes sociais)

    Madu, como era conhecida, era diretora de um projeto de extensão chamado Física na Escola (Reprodução/Redes sociais)

    Ao POPULAR , Yasmin Santos, colega de curso e amiga da Madu, contou que além de esforçada, a jovem era uma pessoa generosa.

    Uma mulher excepcional, muito meiga, carinhosa, fofa, muito dedicada, estudiosa, comunicativa, proativa. Ela ostava muito de ajudar as pessoas. Uma excelente professora e aluna, uma excelente amiga, sempre muito alegre e animada", disse.

    Homenagens

    Nas redes sociais, o Instituto de Física da UFG lamentou a morte da estudante:

    Maria Eduarda, a Madu, foi uma presença marcante em nossa comunidade acadêmica. Sua irreverência, energia contagiante e entusiasmo inspirador deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. [...] Sua luz e alegria permanecerão vivas na memória de seus colegas, professores e amigos", descreveu.

    Colegas e amigos depositaram suas últimas palavras à estudante na internet.

    Minha amiga tão linda, sempre alegre, muito estudiosa, uma pessoa de luz. Isso não é um adeus, Madu é um até logo. Obrigada amiga por todos os momentos, você sempre estará em meu coração. Te amo, descanse em paz", disse uma amiga.

    Sem acreditar ainda", lamentou um amigo.

    O velório foi realizado na manhã desta sexta-feira (4), no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia. O sepultamento ocorreu às 14h do mesmo dia, no Cemitério Jardim da Esperança, na cidade.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana