IcCidade

Cidades

Copa Mundo: Prefeitura de Goiânia define regras para expediente em dias de jogos do Brasil; confira

Nos dias em que o Brasil jogar às 12h, o expediente será suspenso

Paço Municipal, sede da Prefeitura de Goiânia.

Paço Municipal, sede da Prefeitura de Goiânia. (Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia definiu as regras e horários para o expediente dos servidores nos dias de jogos do Brasil na Copa Mundo, no Catar. O prefeito em exercício, Romário Policarpo, assinou o decreto na última sexta-feira (11).

As regras, porém, não se aplicam aos órgãos que, por sua natureza, exijam plantão permanente, como as áreas de saúde.

O documento detalha o horário de expediente no âmbito da administração pública direta e indireta do município de Goiânia, nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira de futebol.

O decreto estabeleceu, em caráter excepcional, os seguintes horários de expediente:

  • Quando o Brasil jogar às 16h, os servidores vão trabalhar das 8h às 14h;
  • Quando o Brasil jogar às 13h, os servidores vão trabalhar das 8h às 12h;
  • E quando a Seleção entrar em campo às 12h, não terá expediente.
  • Ainda de acordo com o documento, cabe aos titulares dos órgãos informar ao Gabinete do Prefeito a relação de servidores plantonistas, para qualquer eventualidade durante a suspensão do expediente.

    Leia também:

    **- Prefeitura de Aparecida anuncia expediente diferenciado para os dias de jogos do Brasil na Copa **

    **- Feriado de Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha na Grande Goiânia **

    **- CBF inicia campanha para dissociar política da camisa da seleção **

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcMagazine

    Magazine

    Confira a agenda de shows de 2025 já confirmados em Goiânia

    Além dos tradicionais festivais de música e de eventos anuais, a capital terá uma série de apresentações com datas já confirmadas

    O cantor Thiaguinho faz show em Goiânia no dia de setembro com o projeto 'Tardezinha'

    O cantor Thiaguinho faz show em Goiânia no dia de setembro com o projeto 'Tardezinha' (Divulgação)

    Goiânia também terá uma intensa programação de shows em 2025. Além dos tradicionais festivais de música com o Goiânia Noise e de eventos anuais como a Pecuária e o Carnaval dos Amigos, a cidade terá uma série de apresentações com datas já confirmadas, do rock ao sertanejo.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    O primeiro grande nome a se apresentar na capital será o cantor e compositor Lobão, que trará sua turnê 50 Anos de Vida Bandida no dia 28 de março. O show será realizado no Bolshoi e promete uma seleção de seus maiores sucessos, como M e Chama e Corações Psicodélicos , em uma noite que vai relembrar os grandes momentos de sua carreira no rock nacional.

    Logo em seguida, no dia 22 de março, a cidade receberá o Um Festival no Goiânia Arena. O evento trará nomes do rock nacional, como Os Paralamas do Sucesso, Raimundos, Detonautas, Nando Reis e CPM 22, fazendo uma verdadeira viagem no tempo para os fãs dos anos 1990 e 2000. A edição de 2025 promete reviver a era de ouro do rock. No mesmo dia, Oswaldo Montenegro comemora mais de 50 anos de carreira com a turnê O Melhor da Vida Ainda Vai Acontecer e se apresenta no Teatro Rio Vermelho.

    O Roupa Nova se apresentará em Goiânia no dia 11 de abril, no Centro de Convenções da PUC Goiás. No início de maio, Goiânia recebe um dos maiores eventos sertanejos do ano. No dia 3, a dupla Henrique e Juliano fará um show exclusivo com o Festival Henrique e Juliano em Casa, no estacionamento do Estádio Serra Dourada. Com o tema A Volta para Casa , o evento será 100% open bar e promete ser uma noite histórica, com os maiores sucessos da dupla.

    Em julho, no dia 5, a cidade será palco da turnê comemorativa dos 20 anos de carreira de Jorge e Mateus, que se apresentam também no Estádio Serra Dourada. No repertório, os maiores hits, como Amo Noite e Dia e Sosseguei, além de novidades que prometem emocionar os fãs. O show será uma verdadeira viagem pela trajetória dos sertanejos, desde o início da carreira em Goiás até o topo do sucesso nacional. A dupla anunciou que fará uma pausa por tempo indefinido após essa série de apresentações, confirmada até dezembro.

    No dia 20 de setembro, Goiânia receberá o retorno do projeto Tardezinha , comandado por Thiaguinho. O evento, que celebrará os 10 anos do projeto, será realizado no Estádio Serra Dourada e promete atrair milhares de fãs de pagode. Com clássicos do gênero e uma estrutura de palco imersiva, o evento se consolidou como uma das maiores festas de samba e pagode do Brasil.

    Agenda de Shows em Goiânia - 2025

    Lobão

    Data: 28 de março Local: Bolshoi

    Evento: Turnê 50 Anos de Vida Bandida

    Um Festival Goiânia

    Data: 22 de março

    Local: Goiânia Arena

    Atrações: Os Paralamas do Sucesso, Raimundos, Detonautas, Nando Reis, CPM 22

    Oswaldo Montenegro

    Data: 22 de março

    Local: Teatro Rio Vermelho.

    Roupa Nova

    Data: 11 de abril

    Local: Centro de Convenções da PUC-GO.

    Henrique e Juliano

    Data: 3 de maio

    Local: Estacionamento do Estádio Serra Dourada

    Evento: Festival Henrique e Juliano em Casa

    Jorge e Mateus

    Data: 5 de julho

    Local: Estádio Serra Dourada

    Evento: Turnê comemorativa dos 20 anos de carreira

    Tardezinha - Thiaguinho

    Data: 20 de setembro

    Local: Estádio Serra Dourada

    Evento: 10 anos do projeto Tardezinha

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Moradores cobram reabertura de unidade de saúde fechada para reforma há dois meses

    Localizada na região sudoeste da capital, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Condomínio das Esmeraldas está sem atendimento desde maio e população clama por reabertura

    Moradores protestaram sobre o fechamento de unidade de saúde há mais de 100 dias

    Moradores protestaram sobre o fechamento de unidade de saúde há mais de 100 dias (Divulgação)

    Moradores do bairro Condomínio das Esmeraldas, na região sudoeste de Goiânia, cobram a reabertura da Unidade de Saúde da Família (USF) da região que entrou em reforma há dois meses e não reabriu após a conclusão das obras. Na tarde de quarta-feira (17), um grupo se reuniu para protestar sobre o fechamento da unidade. O último dia de atendimento da unidade foi em 15 de maio.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Segundo a conselheira local de saúde e representante da comunidade do Condomínio das Esmeraldas, Filomena Batista da Silva, depois de uma visita da Vigilância Sanitária à USF do setor, realizada em abril, foi observado que a unidade estava em condições inóspitas para atendimentos em geral. "Na ocasião, o promotor do órgão de fiscalização determinou um prazo de 20 dias para a Secretaria {Municipal de Saúde} fazer e concluir as obras necessárias para que a unidade retomasse as suas atividades", conta. A deliberação da reforma na unidade foi realizada após audiência, no dia 7 de maio, pela 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

    Para a reabertura da USF, de acordo com a conselheira, a promotoria da Vigilância Sanitária decretou a necessidade de saneamento de irregularidades emergenciais. "No dia 15 de maio, o forro do teto da unidade começou a ser retirado para a colocação de um novo, mas o atendimento seguiu normalmente. Já no dia seguinte a unidade fechou às portas", disse.

    Filomena Batista informou ainda que, um mês depois, e com 90% das intervenções necessárias efetivadas, a Vigilância Sanitária constatou que faltavam a instalação do drywall dos consultórios médicos, bem como a pintura das janelas e portas, o assentamento de pia nos consultórios médicos e a instalação do compressor de odontologia na área externa. Para concluir as obras remanescentes, foi estipulado um novo prazo para a SMS, desta vez de 15 dias.

    O POPULAR obteve retorno da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia nesta quinta-feira (18), que informou por meio de nota que os atendimentos da USF do Condomínio das Esmeraldas devem retornar até a próxima segunda-feira (29), "com a conclusão de duas pendências da obra: recolhimento dos inservíveis e isolamento de determinadas áreas". A secretaria reiterou ainda que apesar dessas duas pendências, "a obra foi executada dentro do prazo estipulado inicialmente" e reforçou o seu "compromisso em solucionar os obstáculos restantes o mais breve possível, visando restabelecer completamente o atendimento à população daquela região".

    Fechada há mais de 60 dias, o atendimento da USF do Condomínio das Esmeraldas foi remanejado para as unidades de saúde do Residencial Itaipú, Real Conquista e Andréa Cristina, localizadas em bairros vizinhos. Para Filomena Batista da Silva, um grande transtorno para a população.

    "A unidade do Residencial Itaipú, por exemplo, fica a cerca de 2 quilômetros de distância. Para chegar até lá por meio de transporte público, é necessário fazer conexão no terminal Garavelo, em Aparecida de Goiânia. Somado a isso tem a questão de grande parte das pessoas que fazem acompanhamento contínuo serem idosas", salienta.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Mulher é indiciada por matar marido e tentar mutilar órgão genital dele

    Suspeita teria matado o marido após descobrir envolvimento dele com uma mulher com quem havia se envolvido em relação de swing

    Depois de presa, a mulher foi recolhida na carceragem da Delegacia de Capturas, onde permaneceu em prisão preventiva enquanto as investigações corriam

    Depois de presa, a mulher foi recolhida na carceragem da Delegacia de Capturas, onde permaneceu em prisão preventiva enquanto as investigações corriam (Divulgação/Polícia Civil)

    Uma mulher foi indiciada por matar o marido e tentar mutilar o órgão genital dele com um objeto cortante, informou a Polícia Civil (PC) nesta terça-feira (16). O crime ocorreu na madrugada do dia 1° de julho, no Setor Jardim Novo Mundo, em Goiânia, e se deu após desentendimento motivado por ciúmes. Conforme aponta o inquérito, a suspeita teria descoberto que o marido mantinha contato com uma mulher a qual teria se envolvido em uma relação swing - troca de casais - anteriormente.

    Por não ter o nome divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar a defesa da suspeita para que se posicionasse até a última atualização desta matéria.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Motivada por ciúmes de seu companheiro, a suspeita começou a ameaçar o marido por meio de troca de mensagens em aplicativo de conversas instantâneas, quando a vítima mencionou cogitar separação. Indignada com a situação e não aceitando o envolvimento da vítima com outra mulher e nem o rompimento da relação, a mulher teria desferido diversas facadas nas costas, pescoço e genitália da vítima, que quase causou a amputação do órgão.

    Conforme explica o delegado responsável pelo caso, Ernane Cázer, a suspeita foi autuada em flagrante e conduzida à Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH). "Quando chegamos ao local, encontramos a vítima deitada na cama com marcas do que seriam facadas em suas costas. No local do crime foram encontrados apenas a suspeita e a vítima, que moravam sozinhos, e nenhum sinal de arrombamento e escalada, o que descartou o envolvimento de terceiros no crime", afirmou.

    Tivemos acesso às mensagens de textos trocadas pelo casal em aplicativo de conversas instantâneas, onde é possível ver a mulher coagindo o marido através de ameaças a não se encontrar com a mulher que teria se envolvido com o casal. Através de oitivas da suspeita, testemunhas e familiares, tivemos a convicção que havia indícios suficientes para colocá-la na qualidade de suposta autora do crime", pontuou o delegado Ernane Cázer.

    Depois de presa, a mulher foi recolhida na carceragem da Delegacia de Capturas, onde permaneceu em prisão preventiva enquanto as investigações corriam. Após a audiência de custódia, a suspeita foi encaminhada para presidio da capital. O inquérito já está em fase final, remetido ao judiciário, e a suspeita responderá pelo crime de homicídio qualificado, podendo pegar de 12 a 30 anos de reclusão.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    70 bairros de Goiânia e Aparecida devem ficar sem água no domingo durante manutenção; veja lista

    Manutenção na adutora de água tratada do Sistema Meia Ponte, programada para ocorrer entre 4h e 15h, afetará o funcionamento de quatro reservatórios

    Após a conclusão da manutenção, o sistema de abastecimento será gradualmente normalizado, com previsão de recuperação total ao longo da noite de domingo

    Após a conclusão da manutenção, o sistema de abastecimento será gradualmente normalizado, com previsão de recuperação total ao longo da noite de domingo (Reprodução/Freepik)

    No próximo domingo (14), a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) irá realizar uma manutenção programada na adutora de água tratada do Sistema Meia Ponte, em Goiânia, localizada na Vila Canaã. O serviço, previsto para ocorrer entre 4h e 15h, afetará o funcionamento dos reservatórios Atlântico, Novo Horizonte, Jardim Helvécia e Morada dos Pássaros, responsáveis pelo fornecimento de água de 70 bairros de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Em comunicado, a Saneago informa que após a conclusão da manutenção, o sistema de abastecimento será gradualmente normalizado, com previsão de recuperação total ao longo da noite de domingo. Para maior agilidade na recuperação do sistema e evitar o déficit total de água, a companhia orienta os clientes a fazer um consumo consciente das reservas em suas caixas d'água, sem desperdícios, no período em que ocorre a manutenção.

    A medida é complementar à manutenção emergencial realizada nesta mesma tubulação, em 29 e 30 de junho, onde após a retomada do bombeamento no último dia 1°, foi constatado um pequeno vazamento de água nas juntas mecânicas utilizadas no serviço. Para minimizar os impactos no fornecimento de água tratada à população e a rápida recuperação de nível dos reservatórios, o bombeamento de água foi mantido e o nova manutenção havia sido adiada para outro momento.

    Confira agora os reservatórios e setores afetados pela manutenção

    Reservatório Atlântico:

    Em Goiânia: bairro Anhanguera, bairro Recreio Funcionários Públicos, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Jardim Ana Lúcia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Privê Atlântico, Residencial Aquarius 2, Residencial Aquarius, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Florida, Residencial Granville, Residencial Vereda dos Buritis I, Residencial Vereda dos Buritis II, Setor Faiçalville, Setor Novo Horizonte, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.

    Em Aparecida de Goiânia: bairro Cardoso, bairro Ilda, Cidade Vera Cruz II, Cidade Vera Cruz Regence, Conjunto Cidade Vera Cruz, Conjunto Residencial Santa Fé, Goiânia Park Sul, Jardim Helvécia, Jardim Tropical, Jardins Mônaco, Morada Sul II, Setor Buriti Sereno, Setor Garavelo Residencial Park, Setor Garavelo, Vila Mariana, Vila Rosa.

    Reservatório Novo Horizonte:

    Goiânia: Vila Novo Horizonte.

    Reservatório Jardim Helvécia:

    Aparecida de Goiânia: Bairro Cardoso, Buriti Sereno, Garavelo Residencial Park, Garavelo, Jardim Helvécia, Jardim Itapuã.

    Reservatório Morada dos Pássaros:

    Aparecida de Goiânia: Conjunto Cidade Vera Cruz, Jardim Itapuã, Loteamento Colinas de Homero, Loteamento Porto das Pedras, Morada dos Pássaros, Pontal Sul, Solar Park.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana