O grupo formado por representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde de Goiânia, além de membros da equipe de transição de mandatos da Prefeitura, indicados pelo prefeito eleito Sandro Mabel, definiram que será criado um painel com as informações, em tempo real, da situação das unidades de atendimento secundárias e terciárias da capital. O denominado Gabinete de Crise se reuniu nesta quinta-feira (28) e combinou que quatro modelos de formulários deverão ser preenchidos duas vezes ao dia para fomentar o grupo com as informações atualizadas sobre as unidades. A ideia é que se saiba a situação dos estoques de insumos e medicamentos, equipe que está no local e pacientes internados. Para a nova secretária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cynara Mathias Costa, o Gabinete de Crise surgiu “da necessidade de organizar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), melhorar os pontos críticos das unidades de urgência e acelerar o tempo de respostas da central de regulação do Estado” quanto às vagas de UTIs. Cynara conta que um dos pontos críticos é a falta de insumos e medicamentos e que nesta quinta-feira (28) o Estado já disponibilizou 5 mil ampolas do medicamento Dipirona, que estava em falta em unidades municipais. Outra decisão é sobre as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs), que são atualizadas a cada 24 horas com a situação do paciente e que passará a ser atualizado três vezes ao dia.