IcCidade

Cidades

Goiás ultrapassa 7 mil mortes por Covid-19

Estado chega a 7.007 óbitos pelo coronavírus em 292 dias desde o primeiro registro e contabiliza 24 notificações de vítimas da pandemia por dia quando números voltam a crescer

Goiás ultrapassa 7 mil mortes por Covid-19

(Wildes Barbosa/O Popular)

A cada uma hora, uma família em Goiás perde um ente querido por Covid-19. O Estado chegou oficialmente a 7.007 mortes pelo coronavírus (Sars-CoV-2) na tarde desta terça-feira (12), conforme o portal da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 292 dias desde o primeiro registro de óbito , no dia 26 de março, quando a dona de casa Maria Lopes de Souza, de 66 anos, então moradora de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, faleceu.

Desde então, a expansão da pandemia fez com que se chegasse a estatística da média de 24 mortes por dia, em um momento no qual as autoridades de saúde estão atentas ao início de uma segunda onda na curva epidemiológica após praticamente dois meses de queda nos números de casos e óbitos.

Para se ter uma ideia de como esta curva se movimentou ao longo destes dias, entre o primeiro óbito e o centésimo se passaram 55 dias. Na época, a maior parte dos contaminados pelo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda era de pessoas com histórico de viagem para o exterior ou contato com quem esteve em outros países, mas a transmissão já começava a ser local. Trinta e cinco dias após, o Estado já registrava 500 óbitos e foram apenas mais 15 dias para a milésima vida perdida, no dia 7 de julho. Goiás chegava ao estágio de crescimento exponencial da doença, com a expectativa para que o pico ocorresse no mês de agosto.

Desde o milésimo óbito, foram mais 20 dias para se chegar a 2.000 óbitos e 34 dias depois, o Estado já tinha dobrado a quantidade de vítimas da Covid-19, justamente no último dia de agosto. A partir daí a evolução da pandemia se deu com uma queda lenta, demorando 19 dias para mais mil óbitos registrados e depois 30 dias para se chegar a 6 mil mortos. Neste momento, já em outubro, a curva epidemiológica apresentava queda e foram 85 dias para se chegar a 7.007 óbitos. No auge da pandemia, o Estado chegou a registrar 69 mortes em um mesmo dia, o que ocorreu no dia 28 de agosto.

A sequência mais trágica, no entanto, ocorreu entre os dias 18 e 20 deste mesmo mês, com 196 registros, uma média de 65,3 óbitos a cada dia. Neste ano, os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) têm registrado uma média de 20 óbitos por dia, mas entre 8 e 9 possuem como data de ocorrência em 2021, o que mostra uma defasagem de cerca de 57% de dados ainda do ano passado. O biólogo Thiago Rangel, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e que faz parte de grupo de especialistas da instituição que avalia a pandemia no Estado, acredita que a chegada dos 7 mil óbitos já tenha ocorrido anteriormente.

"Os atrasos continuam existindo e estão até mais graves. Em dezembro tivemos uma ou duas semanas de um apagão nacional e depois tiveram os feriados em que os registros caíram muito. Goiás está sistematicamente atrasado nesses registros", avalia Rangel. Ele conta que o atraso para a notificação de casos se dá entre 10 e 15 dias e o de óbitos pode demorar até mais. O mesmo ocorre em todo o País. Na semana passada, quando o Brasil registrou oficialmente 200 mil óbitos por Covid-19, os especialistas que avaliam as curvas epidemiológicas calculavam que o dado já estivesse em cerca de 240 mil. "Temos entre 15% a 25% a mais do que está registrado", diz o professor.

Prejuízo
Para se ter uma ideia do atraso de registro dos óbitos, a milésima vítima da Covid-19 em Goiás foi registrada no dia 16 de julho de 2020, mas a contar pela data de ocorrência, esse número se deu no dia 7 de julho, ou seja, 8 dias antes. Com o avanço da pandemia, esta diferença foi ficando ainda pior, como em relação ao óbito 5.000, que ocorreu no dia 19 de setembro, mas o boletim da SES-GO só trouxe esse número no dia 7 de outubro. Para Rangel, os atrasos dificultam a análise da situação da pandemia no Estado, mas de qualquer forma não é possível considerar que não se trata de algo grave.

"Ser grave ou não é algo subjetivo e comparativo. Mas chegar a 7 mil óbitos e achar que está tudo bem, não tem jeito, não consigo ver isso como normal. Se chegasse em janeiro de 2020 e falasse que surgiria uma doença que mataria 7 mil pessoas em Goiás ninguém acreditaria, todo mundo acharia um absurdo, mas está aí", avalia o professor. Ele ainda acredita que no momento em que governantes minimizam esta gravidade mostra que eles estão contemporizando "a vida e relaxando princípios morais, procurando argumentos que tranquilizem ou diminua a situação".

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Morre ex-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura

Segundo a família, a morte foi por causas naturais, devido ao avanço da idade e problemas de saúde anteriores

ex-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e um dos fundadores da Associação do Novilho Precoce Goiás (AGPNP), Gilberto de Sant’Anna Filho

ex-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e um dos fundadores da Associação do Novilho Precoce Goiás (AGPNP), Gilberto de Sant’Anna Filho (Reprodução/ SGPA)

Morreu nesta quinta-feira (3) o ex-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e um dos fundadores da Associação do Novilho Precoce Goiás (AGPNP), Gilberto de Sant'Anna Filho, aos 85 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente da SGPA, Gilberto Marques Neto. Segundo a família, a morte foi por causas naturais, devido ao avanço da idade e problemas de saúde anteriores.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

De acordo com o comunicado da SGPA, o velório de Gilberto acontece na manhã desta sexta-feira (4), no Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento está previsto para às 11h, no mesmo local.

A morte do ex-presidente da SGPA e AGPNP gerou comoção nas redes sociais. Na nota de pesar publicada pela associação destacou o legado de Gilberto para o agronegócio goiano e sua contribuição para o crescimento e fortalecimento do setor.

Um nome inesquecível para o agronegócio goiano. Sua visão e dedicação foram pilares para o desenvolvimento da nossa associação e para o fortalecimento da pecuária em Goiás. Gilberto deixa um legado de grandes feitos, marcado pelo seu compromisso com a excelência e pelo seu amor pela terra. Sua paixão pela pecuária inspirou a todos nós e continuará a guiar nossos passos.Agradecemos por tudo, Gilberto. Seu trabalho e sua paixão jamais serão esquecidos. Descanse em paz 🕊️", escreveu.

O atual presidente da SGPA também lamentou a morte do agropecuarista e relembrou parte da sua trajetória como representante da classe.

Todos nós sentimos pela sua perda. Amigo, agropecuarista, presidiu a nossa SGPA e o @fundepecgo [ Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás] Quando iniciei no associativismo, presidindo o Sindicato Rural de Guapó, ele fazia parte da diretoria. Em sua gestão na SGPA eu me tornei sócio, em 2005, começando a fazer parte das diretorias logo que ele saiu. Meus sentimentos a todos os familiares!", relembrou Gilberto.

Outros agropecuaristas, ex-colegas e amigos do ex-presidente também lamentaram a morte.

"É lamentável a perda desse grande líder Gilberto Santana Filho, a quem eu tenho gratidão pelos serviços que prestei à SGPA em sua gestão promissora e competente. Os nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos, em especial, aos amigos da SGPA", lamentou um.

"Meus pêsames a família. Foi uma honra trabalhar com Dr. Gilberto, pessoa de índole inabalável , que sempre tratou todos com respeito e humildade.😢", destacou outra.

"Perda inestimável e triste para todos nós. Deus o receba nos braços, e dê consolo aos familiares e amigos. 🙌", escreveu outro.

Trajetória

Natural de Piracanjuba, no sul goiano, Gilberto Filho, também conhecido como Betinho, começou a atuar na causa ruralista ainda na juventude e chegou a ser eleito deputado estadual aos 24 anos, o mais jovem goiano a alcançar o cargo na época (1963-1967). Ele chegou a ser reeleito para o cargo nas duas eleições posteriores.

Gilberto também foi presidente da Caixa Econômica do Estado de Goiás e membro do Conselho Deliberativo do Goiás Esporte Clube. Até se dedicar totalmente à causa agropecuarista, com a organização de associações e presidência da SGPA.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Dono de farmácia é preso suspeito de se passar por médico e farmacêutico para vender medicamentos e anabolizantes

Farmácia foi interditada por funcionar sem alvará e por agentes encontrarem medicamentos irregulares

Medicamentos irregulares, carimbos falsificados e receituários em branco foram apreendidos

Medicamentos irregulares, carimbos falsificados e receituários em branco foram apreendidos (Reprodução/Polícia Civil)

O dono de uma farmácia foi preso, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, suspeito de fingir ser médico e farmacêutico para vender medicamentos de uso controlado e aplicar anabolizantes, segundo o delegado Wallace Vieira. De acordo com a Polícia Civil (PC), no local foram encontrados carimbos médicos falsificados, receituários médicos em branco, inclusive para medicamentos controlados, como psicotrópicos e anabolizantes.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Segundo a polícia, o homem deve responder por exercício ilegal da profissão, uso de documentos falsos, comercialização irregular de medicamentos e risco à saúde pública. A farmácia dele foi interditada, e todos os medicamentos irregulares encontrados foram apreendidos e "permanecem sob custódia da Vigilância Sanitária para a devida investigação e tramitação do processo administrativo", informou a PC. O POPULAR não conseguiu localizar a defesa do suspeito até a última atualização deste texto.

Ainda conforme a Polícia Civil, a prisão do suspeito ocorreu na última terça-feira (1º) enquanto realizavam uma operação de fiscalização na farmácia dele, localizada no bairro Jardim Ingá. A ação se deu após, em março deste ano, a Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal de Luziânia relatar à PC a existência de várias irregularidades no estabelecimento. Na denúncia, o órgão apontou que a farmácia além de estava em funcionamento mesmo sem alvará sanitário vigente, tinha outras irregularidades como: o uso de carimbos médicos falsificados, falsificação de receituários, e a comercialização ilegal de medicamentos controlados.

Além disso, o estabelecimento também era acusado de exercer atividades profissionais de saúde sem a devida qualificação e registro, como a aplicação irregular de anabolizantes em um ambiente impróprio.

Durante a ação de fiscalização, as equipes foram recebidas por uma funcionária do estabelecimento, que informou o nome do proprietário, o qual compareceu ao local pouco tempo depois, a pedido da autoridade policial. Conforme a PC, entre os carimbos médicos falsificados que foram encontrados na farmácia, alguns estavam em nome de profissionais que não atuavam no local, e outros em nome do próprio proprietário, "que se apresentava como farmacêutico e médico, sem comprovação documental de sua qualificação', detalhou a polícia.

A polícia ainda detalhou que no local encontraram "Anabolizantes em frascos abertos, com indícios de administração indevida desses medicamentos em clientes e nota fiscal de compra de medicamento controlado (Ritalina), adquirida sem alvará sanitário em vigor". O caso segue em investigação.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Novo superintendente é nomeado para a PRF em Goiás

O policial rodoviário federal, Evandro Dalton atuou nas Delegacias da PRF em Morrinhos e Goiânia e substitui Thiago de Almeida, que esteve à frente do cargo

(Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)

(Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)

O policial rodoviário federal Evandro Dalton Martins foi nomeado para o cargo de superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, conforme publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).

🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Evandro substitui Tiago de Almeida Queiroz, que esteve no cargo de superintendente desde março de 2023. Com 45 anos, Evandro Dalton é natural de Goiatuba e ingressou na PRF em 2005.

Segundo o currículo de Evandro, divulgado pela PRF, o policial rodoviário federal é formado em Análise de Sistemas e Direito, possui pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública, Análise Criminal e docência em Armamento, Munição e Tiro.

Além da formação, Dalton atuou nas Delegacias da PRF em Morrinhos e Goiânia, integrou também unidades operacionais especializadas e exercia funções de chefia.

Agora à frente da PRF no estado, o superintendente Dalton será responsável pela gestão de cerca de 3 mil quilômetros de rodovias federais que cortam Goiás. O trabalho envolve fiscalização, segurança viária e combate ao crime nas estradas.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

Congresso Espírita reúne palestras e apresentações em Goiânia; confira a programação

Evento abrange todas as idades, dispondo de espaços específicos para bebês, crianças, jovens e adultos

Congresso Espírita reúne palestras e apresentações em Goiânia; confira a programação

(Arquivo/Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO))

Começa na próxima sexta-feira (4) a 41ª edição do Congresso Espírita do Estado de Goiás. Neste ano, o evento tem o tema "A Vida no Mundo Espiritual". O congresso, que acontece ao longo de todo o final de semana no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, é promovido pela Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO).

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Com uma programação diversificada, o congresso oferecerá palestras, painéis, rodas de conversa e apresentações artísticas, com o objetivo de proporcionar reflexões e ferramentas para o crescimento pessoal e coletivo, além de estimular o despertar espiritual. O evento abrange todas as idades, dispondo de espaços específicos para bebês, crianças, jovens e adultos.

Inscrições e Participação

As inscrições antecipadas terminam nesta quarta-feira (2), mas ainda é possível se inscrever presencialmente na sexta-feira (4), caso haja vagas disponíveis. Para garantir a vaga antecipada basta acessar o site da FEEGO e realizar o cadastro. A taxa de inscrição pode variar entre R$ 215 e R$ 240 para adultos, R$ 80,00 para jovens e R$ 60 para crianças.

Quem preferir participar de forma online pode se inscrever para acompanhar a programação do auditório Rio Vermelho, que será transmitida ao vivo. As inscrições virtuais estarão abertas até sábado (5), às 23h59.

Além da programação exclusiva para inscritos, dois momentos serão de acesso livre ao público:

  • Feira do Livro e Artesanato, que funcionará durante todo o evento, oferecendo livros espíritas, espiritualistas e de autoajuda com descontos, além de produtos artesanais.
  • Noite de Artes, no sábado (5), a partir das 19h30.
  • Feira do livro (

    Feira do livro (

    Programação

    O evento contará com atividades distribuídas ao longo dos três dias. Confira os destaques:

  • Sexta-feira (4): Abertura oficial e primeira rodada de palestras.
  • Sábado (5): Painéis temáticos, palestras e a Noite de Artes.
  • Domingo (6): Encerramento com debates e reflexões finais.
  • Palestrantes Convidados

    Grandes estudiosos do espiritismo estarão presentes no congresso, entre eles:

  • Haroldo Dutra - juiz de direito e estudioso do espiritismo
  • Rossandro Klinjey - psicólogo e escritor
  • Adeilson Salles, Álvaro Mordechai, Andrei Moreira, Catarina Rochamonte, Christiane Drux, Fabiano Santos, Florêncio Anton, Geraldo Campetti, Gustavo Musa Lemes, Jô Andrade, Juselma Coelho, Lusiane Bahia, Rafael Papa, Roosevelt Tiago e Severino Celestino.
  • Serviço

    Evento: 41º Congresso Espírita do Estado de Goiás

    Data: 4 a 6 de abril de 2025 (sexta a domingo)

    Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana