IcCidade

Cidades

Jovem que filmou a própria morte era agredida havia um ano e tinha fotos cheia de hematomas

Ielly foi atingida por disparo feito pelo namorado, concluiu Polícia Civil. Delegado apresentou inquérito e afirmou que crime é exemplo do ciclo da violência

Ielly Gabriele Alves com vários hematomas causados pelo namorado

Ielly Gabriele Alves com vários hematomas causados pelo namorado (Divulgação / Polícia Civil)

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, morta por um disparo feito pelo namorado, em Jataí, era agredida havia pelo menos um ano. Imagens fornecidas pelas amigas da vítima comprovam a violência. São fotos que mostram hematomas no corpo da moça.

Ielly nunca o denunciou formalmente, mas as investigações mostraram que ficou registrada na polícia uma denúncia anônima que partiu de um vizinho, dando conta das agressões.

Na entrevista coletiva que concedeu à imprensa na manhã desta sexta-feira (10) para falar da conclusão do inquérito do caso, o titular do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), de Jataí, no Sudoeste de Goiás, Thiago Saad enfatizou: "Esse crime é o retrato do ciclo da violência doméstica. Em 99% dos casos, o último ato é o feminicídio." O autor, Diego Fonseca Borges, de 27 anos, já cumpria medidas protetivas a favor da ex-companheira de quem tinha se separado havia dois anos.

O crime chocou o País porque a própria vítima filmou o disparo que a matou. Ielly morreu na noite do sábado (4) após voltar de um rancho do tio do ex-namorado, na zona rural de Jataí. Ele a convidou para fazer alguns disparos com a arma que tinha adquirido recentemente. Na propriedade rural, ambos exercitaram a mira. No retorno, porém, já à noite, ele parou o veículo com a desculpa de que precisava urinar e aproveitou para fazer mais três disparos, foi nesse momento que Ielly, sentada no banco do motorista, fez o vídeo que invadiu as redes sociais. Depois de atirar para o alto, Diego mirou na ex-namorada e disparou.

"Para mim ficou claro que ele é hábil na manipulação das vítimas", comentou o delegado Thiago Saad ao POPULAR . Ele confessou que ficou muito impressionado ao ouvir o depoimento da ex-companheira de Diego que tentou defendê-lo, dizendo que ele era uma pessoa tranquila, mesmo tendo uma medida protetiva concedida judicialmente. "Há pouco tempo ligaram para ela perguntando se a medida deveria ser revogada, mas ela pediu para mantê-la", revelou o delegado.

O inquérito foi concluído em cinco dias após o fato e Diego indiciado por feminicídio, podendo ser condenado de 12 a 30 anos de prisão. Para o delegado Thiago Saad, após ouvir vários depoimentos, de familiares, amigas e vizinhos e analisar laudos periciais, ficou claro que Ielly foi assassinada após uma série de agressões que começaram em outubro do ano passado.

Dono de uma borracharia, Diego mantinha Ielly ao seu lado na empresa. Durante o relacionamento, que durou 1 ano e 7 meses, eles moraram juntos. Com as discussões frequentes, chegaram a se separar durante um ou dois dias. Por mensagens, Ielly contou a uma amiga que o companheiro tinha comprado uma arma, dois carregadores e um silenciador. E comunicou: "Isso aqui é pra você." A amiga previu o que estava por vir e pediu que ela tomasse cuidado, antes de exclamar: "Misericórdia!". Ielly ainda permaneceu ao lado de Diego até que veio o último rompimento que durou dez dias.

No sábado (4), inconformado, Diego foi à casa da ex-namorada, mas apenas a tia estava na residência. Ele aguardou o retorno de Ielly e almoçou com ela e a tia. "Ielly chegou a comentar à mesa que ele tinha comprado uma arma e ele respondeu: 'você está sabendo demais'", disse o delegado. Após a refeição, o borracheiro convenceu a ex-companheira a seguir com ele para o rancho do tio. Para o titular do Geic, houve premeditação. Após o disparo em Ielly, que atingiu o braço esquerdo e o tórax, Diego a levou para o hospital e contou uma história fantasiosa.

Até o final de setembro, 49 mulheres foram vítimas de feminicídio em Goiás

O que mais chamou a atenção no episódio, cujo disparo foi filmado pela vítima, foi o tratamento carinhoso com que ela se referiu a ele antes de morrer. "Vai amor, faz". O delegado Thiago Saad lembrou que Ielly, como a maioria das vítimas de violência doméstica, viveu o ciclo que quase sempre culmina em assassinato. "Primeiro ela viveu a tensão, depois a agressão e, por fim, a lua de mel. Ela estava num momento tranquilo, achando que estava tudo bem, mas para ele não estava."

Este é exatamente o ciclo divulgado pelo Instituto Maria da Penha, criado em 2009 e está diretamente vinculado à história da cearense que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica. "Há um período relativamente calmo, em que a mulher se sente feliz por constatar os esforços e as mudanças de atitude, lembrando também os momentos bons que tiveram juntos. Como há a demonstração de remorso, ela se sente responsável por ele, o que estreita a relação de dependência entre vítima e agressor. Um misto de medo, confusão, culpa e ilusão fazem parte dos sentimentos da mulher", alerta o instituto sobre a fase da "lua de mel".

O Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem) aponta que, em 2023, até 30 de setembro, 1.592 mulheres foram vítimas fatais de violência doméstica, 49 delas em Goiás. Para o Lesfem, muitas das tentativas não são notificadas. Segundo Thiago Saad, este foi o primeiro feminicídio em Jataí este ano. Para denunciar casos de mulheres em situação de violência, o número é 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Autor contou uma história fantasiosa

Chamada pela equipe da unidade de saúde que tinha acabado de receber uma vítima de arma de fogo, uma equipe da Polícia Militar ouviu de Diego Fonseca Borges que dois homens, em uma motocicleta, tinham emparelhado o veículo com o carro e um deles disparado, atingindo Ielly. Ao analisar a dinâmica do fato, ficou claro que a história não era convincente. E ainda no hospital, a tia da jovem entregou o telefone celular de Ielly à polícia. Com o aparelho desbloqueado, ficou fácil descobrir a mentira. "Quando viu as cenas, ele confessou", contou o delegado Thiago Saad.

Mesmo assim, Diego sustentou a versão que seu advogado Paulo Henrique Matos de Freitas tem mantido. "Ele não tinha noção de que havia munição na arma. Foi um disparo acidental", afirmou a jornalistas. Para os investigadores, o borracheiro, antes de mirar na ex-namorada, "não tomou nenhum cuidado, nenhum golpe de segurança na arma", reforçou o delegado. Thiago Saad explicou ainda que a arma que matou Ielly não foi localizada pela polícia. "Ele disse apenas que a dispensou", afirmou o titular da GEIC de Jataí.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Dono de farmácia é preso suspeito de se passar por médico e farmacêutico para vender medicamentos e anabolizantes

Farmácia foi interditada por funcionar sem alvará e por agentes encontrarem medicamentos irregulares

Medicamentos irregulares, carimbos falsificados e receituários em branco foram apreendidos

Medicamentos irregulares, carimbos falsificados e receituários em branco foram apreendidos (Reprodução/Polícia Civil)

O dono de uma farmácia foi preso, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, suspeito de fingir ser médico e farmacêutico para vender medicamentos de uso controlado e aplicar anabolizantes, segundo o delegado Wallace Vieira. De acordo com a Polícia Civil (PC), no local foram encontrados carimbos médicos falsificados, receituários médicos em branco, inclusive para medicamentos controlados, como psicotrópicos e anabolizantes.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Segundo a polícia, o homem deve responder por exercício ilegal da profissão, uso de documentos falsos, comercialização irregular de medicamentos e risco à saúde pública. A farmácia dele foi interditada, e todos os medicamentos irregulares encontrados foram apreendidos e "permanecem sob custódia da Vigilância Sanitária para a devida investigação e tramitação do processo administrativo", informou a PC. O POPULAR não conseguiu localizar a defesa do suspeito até a última atualização deste texto.

Ainda conforme a Polícia Civil, a prisão do suspeito ocorreu na última terça-feira (1º) enquanto realizavam uma operação de fiscalização na farmácia dele, localizada no bairro Jardim Ingá. A ação se deu após, em março deste ano, a Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal de Luziânia relatar à PC a existência de várias irregularidades no estabelecimento. Na denúncia, o órgão apontou que a farmácia além de estava em funcionamento mesmo sem alvará sanitário vigente, tinha outras irregularidades como: o uso de carimbos médicos falsificados, falsificação de receituários, e a comercialização ilegal de medicamentos controlados.

Além disso, o estabelecimento também era acusado de exercer atividades profissionais de saúde sem a devida qualificação e registro, como a aplicação irregular de anabolizantes em um ambiente impróprio.

Durante a ação de fiscalização, as equipes foram recebidas por uma funcionária do estabelecimento, que informou o nome do proprietário, o qual compareceu ao local pouco tempo depois, a pedido da autoridade policial. Conforme a PC, entre os carimbos médicos falsificados que foram encontrados na farmácia, alguns estavam em nome de profissionais que não atuavam no local, e outros em nome do próprio proprietário, "que se apresentava como farmacêutico e médico, sem comprovação documental de sua qualificação', detalhou a polícia.

A polícia ainda detalhou que no local encontraram "Anabolizantes em frascos abertos, com indícios de administração indevida desses medicamentos em clientes e nota fiscal de compra de medicamento controlado (Ritalina), adquirida sem alvará sanitário em vigor". O caso segue em investigação.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcCidade

Cidades

Novo superintendente é nomeado para a PRF em Goiás

O policial rodoviário federal, Evandro Dalton atuou nas Delegacias da PRF em Morrinhos e Goiânia e substitui Thiago de Almeida, que esteve à frente do cargo

(Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)

(Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)

O policial rodoviário federal Evandro Dalton Martins foi nomeado para o cargo de superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, conforme publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).

🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Evandro substitui Tiago de Almeida Queiroz, que esteve no cargo de superintendente desde março de 2023. Com 45 anos, Evandro Dalton é natural de Goiatuba e ingressou na PRF em 2005.

Segundo o currículo de Evandro, divulgado pela PRF, o policial rodoviário federal é formado em Análise de Sistemas e Direito, possui pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública, Análise Criminal e docência em Armamento, Munição e Tiro.

Além da formação, Dalton atuou nas Delegacias da PRF em Morrinhos e Goiânia, integrou também unidades operacionais especializadas e exercia funções de chefia.

Agora à frente da PRF no estado, o superintendente Dalton será responsável pela gestão de cerca de 3 mil quilômetros de rodovias federais que cortam Goiás. O trabalho envolve fiscalização, segurança viária e combate ao crime nas estradas.

Você se interessou por essa matéria?

Acessar conta

É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

Criar conta gratuita

É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

Assine O Popular digital

R$ 9,90 Mensais

Desconto para assinatura digital no primeiro mês

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcMagazine

Magazine

Congresso Espírita reúne palestras e apresentações em Goiânia; confira a programação

Evento abrange todas as idades, dispondo de espaços específicos para bebês, crianças, jovens e adultos

Congresso Espírita reúne palestras e apresentações em Goiânia; confira a programação

(Arquivo/Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO))

Começa na próxima sexta-feira (4) a 41ª edição do Congresso Espírita do Estado de Goiás. Neste ano, o evento tem o tema "A Vida no Mundo Espiritual". O congresso, que acontece ao longo de todo o final de semana no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, é promovido pela Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO).

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Com uma programação diversificada, o congresso oferecerá palestras, painéis, rodas de conversa e apresentações artísticas, com o objetivo de proporcionar reflexões e ferramentas para o crescimento pessoal e coletivo, além de estimular o despertar espiritual. O evento abrange todas as idades, dispondo de espaços específicos para bebês, crianças, jovens e adultos.

Inscrições e Participação

As inscrições antecipadas terminam nesta quarta-feira (2), mas ainda é possível se inscrever presencialmente na sexta-feira (4), caso haja vagas disponíveis. Para garantir a vaga antecipada basta acessar o site da FEEGO e realizar o cadastro. A taxa de inscrição pode variar entre R$ 215 e R$ 240 para adultos, R$ 80,00 para jovens e R$ 60 para crianças.

Quem preferir participar de forma online pode se inscrever para acompanhar a programação do auditório Rio Vermelho, que será transmitida ao vivo. As inscrições virtuais estarão abertas até sábado (5), às 23h59.

Além da programação exclusiva para inscritos, dois momentos serão de acesso livre ao público:

  • Feira do Livro e Artesanato, que funcionará durante todo o evento, oferecendo livros espíritas, espiritualistas e de autoajuda com descontos, além de produtos artesanais.
  • Noite de Artes, no sábado (5), a partir das 19h30.
  • Feira do livro (

    Feira do livro (

    Programação

    O evento contará com atividades distribuídas ao longo dos três dias. Confira os destaques:

  • Sexta-feira (4): Abertura oficial e primeira rodada de palestras.
  • Sábado (5): Painéis temáticos, palestras e a Noite de Artes.
  • Domingo (6): Encerramento com debates e reflexões finais.
  • Palestrantes Convidados

    Grandes estudiosos do espiritismo estarão presentes no congresso, entre eles:

  • Haroldo Dutra - juiz de direito e estudioso do espiritismo
  • Rossandro Klinjey - psicólogo e escritor
  • Adeilson Salles, Álvaro Mordechai, Andrei Moreira, Catarina Rochamonte, Christiane Drux, Fabiano Santos, Florêncio Anton, Geraldo Campetti, Gustavo Musa Lemes, Jô Andrade, Juselma Coelho, Lusiane Bahia, Rafael Papa, Roosevelt Tiago e Severino Celestino.
  • Serviço

    Evento: 41º Congresso Espírita do Estado de Goiás

    Data: 4 a 6 de abril de 2025 (sexta a domingo)

    Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Chegada de frente fria pode levar a queda de temperatura em Goiás, diz Cimehgo

    Goiás continua com previsões de chuvas isoladas e queda de temperatura nos próximos dias

    Frente fria pode levar a queda de temperatura em Goiás, diz Cimehgo

    Frente fria pode levar a queda de temperatura em Goiás, diz Cimehgo (Wildes Barbosa/O Popular)

    Uma frente fria que pode chegar ao país nos próximos dias deve influenciar na queda de temperatura em Goiás, segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo).

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Segundo André, o calor ainda vai continuar por um tempo, mas as chuvas seguem isoladas em várias regiões do estado. Há ainda para final de abril e início de maio a previsão de uma passagem de massa de ar polar, que pode ocasionar tempestades em algumas regiões do estado.

    A frente fria vai chegar na região do sul do país e influenciar em Goiás e em seguida vem a massa de ar polar, que também pode influenciar na queda de temperatura no estado. As chuvas continuam em algumas regiões em formato de tempestade, bem localizada em alguns locais." diz

    Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o outono é uma estação de transição.

    Já estamos vivendo o outono, que começou dia 20 de março e vai até junho. O outono é uma estação de transição, ou seja, ele pega as primeiras semanas de característica da estação passada, que foi verão, e depois no final do mês, começa a adquirir a tendência do inverno." explica

    Ela também destaca sobre a chegada da frente fria e como ela pode influenciar na queda de temperatura em todo o país.

    Na região sul do Brasil começa a ter a incursão de frentes frias, que vai provocar chuvas hoje (2), amanhã (3) e no final de semana em várias regiões do país. Em seguida vem uma massa de ar frio proporcionando essa queda de temperatura. Há bastante possibilidade de chuvas no Brasil central e região sudeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo." disse

    Em Goiás, de acordo com o Cimehgo, as pancadas de chuvas isoladas continuam nos próximos dias. Nesta quarta-feira (2) as temperaturas podem chegar a 33°C e a umidade relativa do ar varia entre 45% a 95%. Há risco de chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia com rajadas de vento de 60 km/h em diversas regiões do estado.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana