Atualizada às 18h20.Na manhã desta quarta-feira (3), o novo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a doação de mais de R$ 1 milhão. O dinheiro é resultado de uma campanha idealizada pelo Centro Acadêmico XXI de Abril da Faculdade de Medicina (Caxxia), em Goiânia, e teve parceria da Sicoob Unicentro Brasileira e as cooperativas médicas do Estado de Goiás Unimed, Bancoob, Coopanest e AMG. A previsão é que em julho, 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do novo hospital já estejam equipados e possam atender os pacientes com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). O superintendente do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto, explicou que o recurso será utilizado na compra de equipamentos, como 20 ventiladores mecânicos, 12 monitores multiparamétricos, aparelho de ultrassonografia, raio-x, ecocardiograma e aparelhos indispensáveis no tratamento médico.Ítalo Santiago, membro do Caxxia, fala que o resultado da campanha deixou a atual gestão do órgão muito contente e a ação foi importante para a formação profissional dos estudantes. “Apesar de ainda não sermos médicos, sentimos que através da mobilização para essa campanha contribuímos para as vidas que estão sendo salvas, o que vai de encontro à profissão que exerceremos daqui há alguns anos”, afirma. José Garcia explicou que a ação vem suprir uma solicitação da Reitoria no sentido de neste momento que a nova unidade ainda não foi inaugurada como Hospital de Clínicas e de ensino e pesquisa, fazer com que ele funcione pelo menos de 43 a 78 leitos como Hospital de Campanha para ajudar o Estado e a cidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e passada essa fase a unidade volta a ser Hospital de Clínicas ligada UFG.Incentivo à pesquisa localSegundo o Centro Acadêmico, os respiradores serão comprados do projeto Pneuma da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC-UFG). O projeto desenvolveu um protótipo de respirador mecânico que tem preço de custo de R$ 15 mil por unidade, e expectativa de produção de 20 equipamentos por semana. Ítalo explica ainda à reportagem a motivação da compra. "Todos os fatores vão de encontro com aquilo que realmente queremos, é um produto mais barato, qualificado pela Anvisa, valoriza a produção local da Universidade e o prazo de entrega é mais rápido", conclui.