A partir da manhã desta quarta-feira (2) e até o final da tarde de sexta-feira (4) o trânsito no entorno do Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, ficará interditado parcialmente no trecho entre as avenidas 1ª Radial e 4ª Radial. A ação ocorre para o cumprimento de mais uma etapa das obras do BRT Norte-Sul, que foram iniciadas em 2014. Desta vez, o tráfego ficará em meia-pista da Rua Praça Terminal Isidória para a instalação de dutos por onde passarão o cabeamento para a energia e tecnologia da semaforização para o corredor de ônibus exclusivo. O mesmo serviço de instalação já foi feito, por exemplo, na Avenida 84 e na Rua 90.A interdição ocorre no ponto final do trecho II das obras do BRT Norte-Sul, o único que segue em andamento e deve ser entregue em julho deste ano, segundo as estimativas da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Esse trecho vai do Terminal Isidória, que ainda se encontra em reforma, até o Terminal Recanto do Bosque. A revitalização do local de parada dos ônibus no Setor Pedro Ludovico se encontra 97% concluída. Ainda falta a instalação de equipamentos tecnológicos e de telemática. A previsão é que em até 60 dias o terminal já deve estar funcionando, independente do BRT, com as demais linhas do sistema de transporte coletivo.Desde setembro de 2019, o Isidória se encontra em obras e os passageiros utilizam um local improvisado na Alameda João Elias da Silva Caldas, a cerca de 500 metros da sede original. Na época, a previsão era de que a reforma fosse durar 12 meses, mas o serviço já ocorre há 29 meses. O POPULAR apurou que o consórcio responsável pelas obras do BRT entendem que a parte estrutural já está finalizada e o local só não foi entregue porque houveram pedidos de adequações no terminal que não constavam no projeto. Essas mudanças se referem ao modelo operacional e à tecnologia que vai ser adotada com os ônibus do corredor exclusivo, cujo primeiro desenho foi feito há uma década.Além deste ponto, o trecho II ainda está em obras na região Central de Goiânia. Neste caso, a Praça Cívica já “está em fase final de concretagem do pavimento do anel interno por onde circularão os ônibus do BRT e os convencionais”, segundo a Seinfra. A próxima etapa é a construção das estações de embarque/desembarque. A secretaria informa que os estudos arqueológicos já foram concluídos e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, quando a construção das estações na Praça Cívica e na Avenida Goiás foram iniciadas haverá o acompanhamento de um profissional da área de arqueologia.No começo de fevereiro o serviço de arqueologia foi interrompido pela falta de pagamento, o que ocorreu em toda a obra. Na última semana, uma parte da dívida ainda faltava a ser paga. Outro ponto em obras é no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte, na construção de um viaduto. O serviço também é apontado como em fase final de execução em seu acabamento e início das obras do sistema viário acessório (concretagem, asfalto e sinalização). A previsão é de finalização no final de abril.-Imagem (1.2411821)