Retomadas em setembro do ano passado pelo consórcio formado pelas empresas Via Engenharia e Odebrecht após seis anos de paralisação, 39% das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, estão prontas. Dentre as benfeitorias já realizadas estão a concretagem e alvenaria das instalações. Atualmente, o terminal passa pela instalação da cobertura metálica, construção das plataformas de apoio às pontes de embarque e instalação do piso.De acordo com a assessoria da Infraero, as obras estão dentro do cronograma previsto e seguem sem novas interrupções. A previsão de entrega se mantém para o primeiro semestre de 2015. No entanto, partes do projeto como a execução da pista de taxiamento, obras no pátio de aeronaves e vias de acesso ao novo terminal dependem de avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). O processo chegou a entrar na pauta da sessão do dia 18 de junho, porém, o ministro-substituto, Weder de Oliveira, pediu vistas para análise.Desde então, o processo segue sob avaliação dos gabinetes em conjunto com a unidade técnica. Novas solicitações foram feitas às partes e algumas ainda não foram respondidas. Diante disso, ainda não há data para nova apreciação. Se for necessário, podem ser instaurados processos de Tomada de Contas Especiais para se quantificar eventuais débitos e responsabilidades sobre supostas irregularidades. O tribunal, por meio da assessoria de imprensa , apenas informou que continua acompanhando os desdobramentos do caso.34 mil metrosO novo terminal tem a capacidade prevista para receber até 9,8 milhões de passageiros por ano. Dos 7,5 mil m² atuais, o espaço total saltará para 34,1 mil m². No próximo ano, estão previstos pela Infraero 5,2 milhões de embarques e desembarques no Aeroporto Santa Genoveva, parte dos quais já deverá utilizar a nova estrutura. Com a entrega do terminal, o atual continuará em funcionamento e deve ser usado para armazenamento e logística de cargas. No entanto, será ainda necessária a homologação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Dentre as melhorias, o terminal terá dois andares, que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção, com raio-x e detector de metal. A obra deve custar R$ 246,2 milhões.Paralisada em 2007 por falta de recursos e indícios de superfaturamento, a obra do terminal foi autorizada pelo TCU e retomada pela Infraero somente em setembro do ano passado. A retomada das obras foi feita a partir de um acordo entre a Infraero e o Consórcio Odebrecht/Via. No final de janeiro, 600 funcionários que trabalhavam nas obras chegaram paralisar novamente os serviços por 10 dias. Eles pediam melhores condições de trabalho e salário.