Em 2022, na Avenida Marechal Rondon, em Goiânia, os ônibus do sistema de transporte coletivo da região metropolitana andavam em uma velocidade média de 18,61 quilômetros por hora (km/h) no pico da tarde. Neste ano, a média registrada na via para o horário é de 16,35 km/h, uma perda de 2,26 km/h. Em 19 de um total de 27 corredores do transporte coletivo analisados, houve redução na velocidade média dos ônibus em 2023 em relação ao ano passado no horário de maior fluxo de veículos à tarde. No pico da manhã, a queda ocorreu em 17 locais, sendo a maior diferença também na Avenida Marechal Rondon, com 1,59 km/h a menos em média. Os dados são da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) a partir da medição feita nos ônibus por satélite. Por outro lado, houve maior fluidez dos ônibus na Avenida 136, com ganho de 0,42 km/h na velocidade média deste ano em comparação com o que foi verificado no ano passado no pico da manhã. Na via, os ônibus, em 2022, trafegavam em uma média de 15,79 km/h e passaram a andar no patamar de 16,21 km/h neste ano. No pico da tarde, o ganho foi melhor na Avenida Leste-Oeste, em que os veículos andavam em 18,62 km/h e passaram a se locomover a uma velocidade média de 19,09 km/h, ou seja, 0,47 km/h a mais. O número é próximo do índice considerado ideal por especialistas da área, que seria uma trafegabilidade em 20 km/h, conforme aponta a arquiteta e urbanista Erika Kneib, doutora em Transportes e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG).