Após a publicação da lei federal que proíbe o uso de celulares em escolas, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou a regulamentação da medida no Estado, dando prazo de 180 dias para as unidades de ensino da rede pública – incluindo parte dos municípios goianos – e privada adequarem seus projetos pedagógicos e regimentos internos “com a inclusão de normas e sanções”. As gestões escolares podem adotar as próprias estratégias para conter o uso indevido, definindo se devem recolher ou não o dispositivo durante o período na instituição. Diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alessandra Oliveira explica que, inicialmente, a orientação repassada às escolas é para que os alunos permaneçam com os aparelhos desligados nas mochilas. “Muitas escolas já faziam isso (recolher celulares) há um tempo. Mas uma coisa importante é que, para recolher e guardar em uma caixinha, tem de ter um documento assinado pelos pais para autorizar essa estratégia. (Caso não), a escola não tem autorização para pegar o celular.”