Veículos de passeio não autorizados têm circulado em trechos do corredor BRT Norte-Sul, em Goiânia. Nesta terça-feira (6), uma caminhonete Toyota Hillux foi vista no anel interno da pista que é exclusiva para veículos do transporte coletivo.A prática irregular não se restringe a este trecho do BRT Norte-Sul. Veículos também têm circulado sem autorização em outros segmentos da pista. Um destes locais é o trajeto entre a Marginal Botafogo e o Terminal Perimetral Norte.Entre a Praça do Trabalhador e a Praça do Violeiro, a circulação de veículos expõe os pedestres a riscos. A pista é muito utilizada, sobretudo no início da manhã e fim do dia. No espaço é comum ver pessoas passeando com animais de estimação, se exercitando, ou no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. O mesmo acontece à noite, mas com menor intensidade.A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMM) esclarece que na Praça Cívica, é permitida a entrada de veículos de passeio apenas em caso de estacionamento dos órgãos públicos localizados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.Leia também:- Goianira é a 3ª cidade a implantar a Meia Tarifa do transporte coletivo- Linhas intermunicipais em Goiás tiveram reajuste de 24,67%- Governo do DF desiste da gestão do transporte público do Entorno, e ANTT deve reassumirHoje, entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória, os veículos do transporte coletivo usam as pistas do BRT. Os demais trechos exclusivos ainda não foram liberados para o tráfego.Em nota, a SMM respondeu ao POPULAR que realiza a fiscalização na Praça Cívica, além de haver o trabalho de orientação aos condutores por parte dos agentes da secretaria.A secretaria afirmou ainda que as obras dificultam o trabalho de fiscalização “devido a necessidade de vários caminhões e materiais relativos à obra que ainda está em execução”.A SMM esclareceu também que devido a intervenções para os trabalhos, pode haver alterações no fluxo de veículos, como na última terça-feira (6) no cruzamento da Rua 82 com a Rua Dona Gercina Borges Teixeira.A reportagem também perguntou quantas autuações já haviam sido feitas na Praça Cívica por causa da circulação proibida. “A infração cometida no Anel Interno da Praça Cívica tem diversos enquadramentos, o que não permite a Fiscalização de Trânsito realizar, a priori, a extração de dados das infrações registradas apenas no local”, respondeu a SMM.A infração sujeita o condutor a autuação de acordo com o Art. 184, III do Código de Trânsito Brasileiro. A conduta é descrita como “transitar na via exclusiva para transporte público coletivo” e configura infração gravíssima. O motorista é punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$293,47.A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) prevê para o fim deste ano a entrega do corredor na Praça Cívica. O trabalho de fundação foi terminado, mas ainda faltam as estações de parada dos veículos do transporte coletivo.As obras do BRT Norte-Sul foram iniciadas em 2015. A previsão inicial era para que a conclusão ocorresse em 2017. Naquele ano os trabalhos foram paralisados. No ano seguinte, um novo cronograma foi pactuado e a responsável pelos trabalhos deveria ter concluído o corredor em 2022, mas não foi o que ocorreu.O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prevê que os ônibus comecem a transportar os passageiros no BRT até meados do ano que vem.O trecho 2 do BRT, que vai do Terminal Isidória ao Terminal Cruzeiro depende de um novo processo licitatório. (Manoella Bittencourt é estagiária do GJC em convênio com a PUC-Goiás, sob supervisão da editora Elaine Soares)