O transporte público da Região Metropolitana de Goiânia inicia, neste sábado (23), um novo sistema de pagamento de bilhetagem. Entre as mudanças está a biometria facial de usuários beneficiados com gratuidade. A troca de equipamentos permite ainda a recarga automática de passagens durante a viagem. Os mais de mil veículos da frota já estão com as máquinas instaladas, que passam a operar à meia-noite de sábado. Para a RedeMob Consórcio, que administra o sistema, as novas funcionalidades agregam mais praticidade e devem reduzir fraudes. O processo de transição não traz contratempo aos usuários, considera a administradora, que demonstrou o processo à reportagem. A transição se dará de forma automática e não demanda troca dos cartões ou atualização de cadastro. A maior diferença será sentida na primeira vez que o passageiro utilizar o novo serviço. No momento em que apresentar o cartão, o leitor, instalado nos ônibus ou em pontos de vendas, fará a migração dos dados. Em teste realizado na sede da loja SitPass, no Setor Central, em Goiânia, o processo demorou cerca de três segundos para a transição e dois para a liberação da catraca. Criada pela Samsung, a tecnologia já é utilizada em capitais como Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto, que conta com apoio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), tem potencial, segundo a RedeMob, para ser a base da “evolução de políticas públicas no transporte público coletivo da grande Goiânia”. Biometria facial A novidade mais marcante, a biometria facial, será iniciada pelos idosos beneficiados com gratuidade. Assim como para os demais passageiros, o processo será feito de forma automática, no próprio ônibus. Ao apresentar o cartão, o equipamento captura uma foto do passageiro e libera a catraca na sequência. O sistema, então, realiza um cruzamento diário das imagens com o cadastro dos beneficiados. Em caso de características com grau elevado de diferença, o caso é analisado por um técnico. Havendo indícios de fraude, o benefício é suspenso e o usuário poderá recorrer da medida. Ainda neste semestre, a biometria facial deve atingir os demais usuários que recebem o Passe Livre, como pessoas com deficiência e estudantes. De acordo com o diretor executivo do RedeMob, Leomar Avelino, o sistema está preparado para reconhecer os rostos mesmo com máscara de proteção. “A empresa realizou adequações após o início da pandemia. É feito um mapeamento de todo o rosto, os olhos, a testa, as expressões. Por isso temos um grau elevado de confiança”, explica. O diretor executivo defende que a ferramenta deve mitigar as fraudes, que anualmente representam cerca de R$5 milhões em prejuízos, contou. “Quem utiliza benefícios de terceiros prejudica todos os usuários do transporte. Quando se tem evasão de receita, a tendência é precisar de uma tarifa maior”, diz o diretor. Passo a passo para a migração - Retirar o cartão da bolsa ou carteira; - Aproximar o cartão do novo equipamento (validador amarelo); - Aguardar pela mensagem “Processo Finalizado”; - Aproximar novamente o cartão, no novo equipamento (validador amarelo), para liberação da catraca. Caso não consiga utilizar seu cartão, o usuário deve procurar a bilheteria de um terminal de integração (se for o Cartão Fácil), ou a Loja Sitpass (Cartão Fácil e demais produtos) para solução do problema. Recarga de crédito Já a partir do sábado, o usuário que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte por empresa, poderá liberar o saldo do cartão nos validadores dos ônibus. Nesses casos, a recarga será automática quando o cartão for apresentado na máquina. Além da mudança imediata, há previsão de outra funcionalidade. Ainda neste ano, o sistema passará a aderir novas formas de pagamento da passagem. Pagamento via cartão de crédito, débito, QR Code e também via conta corrente virtual serão permitidos. O formato exigirá cadastro prévio do cliente em sistema ainda não divulgado. Mas, conforme informado pela RedeMob, ao utilizar o transporte público, o passageiro terá que usar um dispositivo, como um aparelho de celular, apenas para se identificar no validador. O débito será feito diretamente na conta informada. Além disso, os novos validadores estão equipados com o módulo leitor padrão EMV, que é utilizado pelos cartões de crédito bancário. Para o pagamento com cartões direto na máquina, a exigência é que ele já possua a interface para comunicação sem contato, bastando apenas aproximá-lo da máquina. “Quando esse novo modelo estiver totalmente implantado o usuário sentirá as vantagens, principalmente pela facilidade de acesso com outras formas de pagamento da passagem”, avalia o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa. Ampliação Para Leomar Avelino, o diretor da RedeMob, o sistema de bilhetagem também terá condições de absorver novas políticas tarifárias e de integração, que dependem de políticas públicas. Ele diz que um exemplo seria a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, determinados horários, dias e rotas. Outra possibilidade é a retomada da integração entre diferentes linhas da mesma empresa de ônibus ou de empresas diferentes. “Os elementos variáveis da política tarifária e de integração (valor da tarifa, tempo para a integração, quantidade de transferências, incremento tarifário nas transferências) a exemplo do Bilhete Único, dependem de políticas públicas que uma vez definidas poderão ser implantados, de forma simples e rápida, tornando o sistema dinâmico e, adequado para as diferentes políticas operacionais e tarifárias de acordo com a política e ao modelo local”, diz Leomar Avelino. Possíveis Dúvidas 1. Terá prazo para os clientes realizarem a migração? Não haverá prazo para os clientes realizarem a migração dos cartões, podendo ser feita a qualquer dia e momento da operação do serviço de transporte público coletivo. 2. Será preciso trocar os cartões? Não será necessária a troca de cartões. A migração que será feita automática quando do primeiro uso do cartão no validador amarelo vai validar os cartões antigos para o uso no novo sistema. 3. Como será feita a biometria facial com máscara? O leitor de imagem já está programado para fazer essa leitura e comparar com a foto do arquivo do cliente. Não é indicado e não será necessário retirar a máscara para fazer a biometria facial. 4. Em quais locais os clientes farão a migração dos cartões? A migração dos cartões poderá ocorrer: nos novos validadores instalados dentro dos ônibus ou nas catracas de solo dos terminais de integração e estações do Eixo Anhanguera; nas bilheterias dos terminais; nas ATM’s (terminais de autoatendimento) ou nos pontos de venda de recarga Sitpass (PVR’S). 5. Os créditos existentes nos cartões serão migrados? Sim. No momento da migração dos cartões, os créditos permanecerão disponibilizados para uso pelos clientes. 6. Caso seja necessário trocar o cartão, terá custo para o cliente? Os cartões que apresentarem problemas durante a migração, caso seja necessário, serão trocados sem custo para o cliente. Após a troca do cartão, no prazo de uma hora, o saldo do cartão anterior estará disponível para recarga no novo cartão. 7. No momento do uso, o novo equipamento (validador amarelo) irá fazer o reconhecimento das fotos do cliente e impedir a utilização do cartão (idoso), caso não seja o cliente cadastrado? Os cartões serão bloqueados automaticamente assim que os dados de utilização forem atualizados em no novo sistema e o uso indevido for evidenciado. -Imagem (1.2399733)