
Madu chegou a ser internada em um hospital particular, mas não resistiu (Reprodução/Rede social e divulgação/IF UFG)
A morte da estudante Maria Eduarda de Macedo Magalhães, a Madu, de 25 anos, foi lamentada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG). A universitária foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pelas redes sociais, a instituição descreveu que a presença dela era "marcante em nossa comunidade acadêmica".
Sua irreverência, energia contagiante e entusiasmo inspirador deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. [...] Sua luz e alegria permanecerão vivas na memória de seus colegas, professores e amigos", postou o IF/UFG (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).
🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp
Madu morreu na quinta-feira (3) após ficar internada em um hospital particular da capital, mas não resistiu. O velório e o sepultamento aconteceram na sexta-feira (4), no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
Embora jovem, a estudante era diretora de um projeto de extensão e dava aula em um colégio da capital. No IF/UFG, ela liderava um projeto de extensão chamado Física na Escola. Além disso, integrava o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e uma organização política na instituição.
A tia e madrinha de Madu, Luciene Macedo, ressaltou ao POPULAR que a sobrinha estava terminando o curso de Licenciatura em Física na UFG.
Uma menina trabalhadora, meiga, justa, alegre. Ela era humana, foi uma grande perda. Nem acreditamos ainda. Ela era muito querida e amada na nossa família. Muito mesmo. E a gente agradece em saber o quanto ela era querida na faculdade também", disse a tia.

Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, era estudante de física da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Reprodução/Redes sociais e Arquivo pessoal/Lúcia Macedo)
Comoção
Ao POPULAR , Yasmin Santos, colega de curso e amiga da Madu, disse que a jovem era bastante generosa.
Uma mulher excepcional, muito meiga, carinhosa, fofa, muito dedicada, estudiosa, comunicativa, proativa. Ela gostava muito de ajudar as pessoas. Uma excelente professora e aluna, uma excelente amiga, sempre muito alegre e animada", disse.
Outros amigos, parentes e colegas registram na internet suas homenagens à estudante.
Minha amiga tão linda, sempre alegre, muito estudiosa, uma pessoa de luz. Isso não é um adeus, Madu é um até logo. Obrigada amiga por todos os momentos, você sempre estará em meu coração. Te amo, descanse em paz", disse uma amiga.
Íntegra da nota do IF/UFG
É com imenso pesar que o Instituto de Física da UFG comunica o falecimento de Maria Eduarda de Macedo Magalhães, aluna do curso de Licenciatura em Física.
Maria Eduarda, a Madu, foi uma presença marcante em nossa comunidade acadêmica. Sua irreverência, energia contagiante e entusiasmo inspirador deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Como estudante, orientanda e participante ativa de projetos como o Pátio da Ciência e Física na Escola, Madu transformou desafios em oportunidades e fez florescer ideias com sua dedicação e competência. Sua luz e alegria permanecerão vivas na memória de seus colegas, professores e amigos.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e gratidão.
Descanse em paz, Madu. Sua luz jamais se apagará.