A construção do Viaduto da Fé, na confluência da GO-060 com a GO-469, na entrada do município de Trindade, está parada desde o final de junho, quando foi realizada a festa da Romaria do Pai Eterno. Portanto, não há serviços no local há três meses. A obra, iniciada em julho de 2023, tinha a previsão de duração de 18 meses, com a expectativa de ser entregue em dezembro deste ano, ao custo total de R$ 14.356.361,72. A execução é de responsabilidade da Planex Engenharia, que venceu a licitação realizada em 2023, sob administração da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), órgão do governo estadual. Há previsão de que a retomada dos trabalhos ocorra ainda neste mês.Trabalhadores de um posto de gasolina às margens da rodovia conta que desde a semana em que se iniciou a romaria deste ano não vê mais maquinário no local. “Os últimos que apareceram aí foram uns Munck (caminhão usado para içar materiais pesados), para colocar as vigas. Depois não vi mais nada. De vez em quando aparecem uns dois ou três caras aí, sobem lá em cima, batem alguma coisa e vão embora”, conta um trabalhador, sem se identificar. Ele calcula que não apareça ninguém da empresa no local há pelo menos duas semanas. O almoxarifado e a administração do canteiro de obras, localizado em uma área junto ao portal de entrada de Trindade, também está sem movimentação de pessoas, com os portões trancados, mas com materiais expostos. No canteiro de obras em si, que está todo protegido com paredes metálicas, as portas foram trancadas com um cadeado. Até então, no local, há apenas parte da via suspensa construída, sem a ligação com a pista central e o outro lado. Segundo a Goinfra, “o projeto está em estágio avançado, com cerca de 43% dos serviços já concluídos. A estrutura principal em concreto do viaduto está pronta, restando apenas a instalação dos guarda-rodas”. Em abril deste ano, a agência divulgou que a obra estava com 30% de execução e a previsão de entrega em dezembro próximo.“A obra está na fase de implantação das rampas de acesso em terra armada. No início dessa etapa, identificamos que o solo de fundação do aterro apresenta uma baixa capacidade de suporte, o que exigiu a adequação do projeto inicial para reforço da segurança da infraestrutura rodoviária”, informou a Goinfra, sobre a razão da paralisação da obra. A agência acrescenta que “no final de junho, os serviços foram suspensos para a realização da Festa de Trindade e a readequação do projeto, com foco no reforço do solo, entre outras intervenções essenciais”. Segundo ela, os trâmites de readequação estão em andamento e a empresa contratada já foi notificada pela Goinfra para o retorno dos trabalhos neste mês de outubro.Novo prazoAinda de acordo com a agência do Estado, as próximas etapas para a realização do Viaduto da Fé incluem o reforço do solo de fundação, execução da terra armada, terraplenagem para adequação da rodovia à nova estrutura, pavimentação, drenagem, sinalização e outras obras complementares. “A expectativa é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2025, com investimentos de mais de R$ 14,4 milhões”, complementa a Goinfra.Ao todo, a estrutura do viaduto possui 278,29 metros de extensão com uma plataforma superior de 8 metros de altura e 15,8 metros de largura. O viaduto terá dois níveis, sendo realizada a instalação de uma rotatória no nível da rodovia que permitirá o acesso a Trindade, à GO-469 e o retorno a Goiânia. O pavimento suspenso será utilizado para o tráfego de quem segue na GO-060, com o uso da pista central. Os estudos que subsidiaram a escolha do local para o viaduto calcularam a passagem de 50 mil veículos por dia no trecho de alto fluxo, até mesmo por receber tráfego da GO-060, que liga Goiânia ao Oeste goiano e da GO-469, utilizada para a ligação de Goianira para a GO-060 e Trindade.É válido ressaltar que a Prefeitura de Trindade atua pelo viaduto no local desde 2021 junto ao governador Ronaldo Caiado (UB). Uma licitação chegou a ser realizada em setembro de 2022, mas não houve interessados. Um novo processo foi iniciado em maio de 2023, com a vitória da Planex Engenharia e a promessa de início das obras ainda naquele semestre do ano. No entanto, o início se deu em julho, com o fim da Romaria do Divino de 2023. Ainda no acordo de 2021, houve a promessa de realizar mais um viaduto na GO-060, na altura da fábrica de bebidas Refresco Bandeirantes, que fica do lado oposto onde, tradicionalmente, é instalada a tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a festa da Romaria do Divino.A GO-060 já possui um viaduto, na saída de Goiânia, na confluência com as avenidas Castelo Branco e Anhanguera. Nesse caso, a obra foi inaugurada em junho de 2014 após mais de um ano de execução (iniciada em maio de 2013), no governo de Marconi Perillo (PSDB), ao custo de R$ 12,8 milhões. A intenção, na época, foi melhorar a trafegabilidade no local, que sofria com o alto fluxo de veículos pelo grande número de avenidas importantes no local e a movimentação entre Goiânia e Trindade. A inauguração se deu na mesma época do viaduto da GO-070 com a Avenida Perimetral Norte.