O Aeroporto de Goiânia já registrou o cancelamento de 15 voos, entre pousos e decolagens, somente nesta segunda (10) e terça-feira (11), de acordo com a Infraero. O principal motivo seria a falta de tripulação, entre pilotos, copilotos e comissários de bordo, por causa do grande número de dispensas médicas, após o aumento dos casos de Covid-19 e gripe no País. E tudo indica que os cancelamentos devem continuar, pelo menos até o fim deste mês. Passageiros com viagens marcadas estão recebendo avisos das companhias aéreas comunicando sobre o cancelamento e a opção de recolocação em outro voo. Foi o que aconteceu com o servidor público Erick de Lima Meireles, que está com viagem de férias marcada para Recife (PE) no próximo dia 31 de janeiro. Ele conta que recebeu o aviso do cancelamento do voo de ida por SMS e teve trabalho para conseguir a recolocação em outro voo da Azul. “Levei mais de uma hora até conseguir falar com eles. Parecia que estava tudo congestionado, internet e telefone. Cancelaram meu voo que era direto e tive que optar por outro com escala”, lamenta. Mas, para Erick, o pior será conviver ainda com a tensão até a data do embarque, por causa do risco de um novo cancelamento. “Vou viajar com amigos e tememos não conseguir chegar na data marcada e até perder algum dia de hospedagem, que já está paga. O que era para ser descanso e tranquilidade ficou tenso pra gente”.No início desta semana, a Latam já havia informado que precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados para até 16 de janeiro, num total de 123. Como a Azul já havia cancelado mais de 100 voos, a estimativa é que mais de 223 decolagens já tenham sido suspensas desde o início deste ano.AgênciasO reflexo deste movimento já é visto nas agências de viagem, que estão tendo muito mais trabalho para acompanhar os cancelamentos e contactar seus clientes para fazer as remarcações. “Logo que recebemos o comunicado da companhia, já corremos para avisar o passageiro das opções disponíveis para remarcação”, conta Luciana Otoni, da Open Tour. Ela explica que a maioria dos clientes entende bem o problema, que está sendo amplamente divulgado na mídia, e opta por outros voos no mesmo dia ou até outras datas.Luciana lembra que este movimento de cancelamentos começou com a Azul e, depois, chegou também à Latam. Por isso, agora está ficando mais difícil realocar passageiros para voos de outras companhias e a grande maioria remarca na mesma empresa. A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav Goiás), Eliene Meireles, lembra que o consumidor tem direito à remarcação sem nenhum ônus. Segundo ela, por se tratar de uma situação de pandemia e como a grande maioria dos voos está sendo cancelada com antecedência de pelo menos 72 horas, não há a necessidade de fornecer acomodação para passageiros em hotéis ou alimentação. Esta necessidade só existe no caso de voos cancelados em cima da hora do embarque, quando não houve tempo hábil de avisar os clientes, principalmente quanto eles já estão em trânsito numa conexão. “Só a Gol não cancelou voos, ainda”, avisa.Dos voos que partiriam ou chegariam à Goiânia e foram cancelados, 13 eram da Azul. Em nota, a empresa informou que, por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. “A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes”, justificou. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos na Azul, em relação à média dos últimos 12 meses.A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que está monitorando os casos de doenças respiratórias nos profissionais do setor e que também acompanha as empresas para garantir o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros. Neste momento, a Anac também recomenda que os passageiros acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pelas empresas aéreas, como aplicativos, site e central de atendimento. Assim, conseguirão saber do cancelamento com a antecedência necessária para poderem remarcar a viagem, sem cobrança de multa e de diferença tarifária, ou solicitar o reembolso da passagem, também sem multa.