Uma pesquisa trimestral da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO), feita pela Brain Inteligência Estratégica em Goiânia e em outros 19 municípios da Região Metropolitana, mostrou que no ano passado, foram lançadas 6.380 unidades de empreendimentos horizontais nestas cidades do entorno e 1.365 na capital. Só no quarto trimestre de 2022, foram 2.378 unidades vendidas na Região Metropolitana e 630 na capital. Para o sócio-consultor da Brain, Marcelo Gonçalves, 2022 foi um bom ano para o mercado. Ele avalia que a capital represente, cada vez menos, o mercado de empreendimentos horizontais. Considerando o número de habitantes, municípios como Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade hoje registram, proporcionalmente, um volume de vendas maior que na capital. Estes municípios da Região Metropolitana também ofertam produtos cada vez mais qualificados, de padrão luxo ou superluxo, equivalentes aos grandes centros do País. “Muitas incorporadoras já passaram a investir também no mercado horizontal”, destaca Marcelo. Mesmo com tantos lançamentos nos últimos anos, o estoque disponível tem se reduzido ano após ano. A pesquisa da ADU mostrou que o número de unidades disponíveis no mercado caiu de 16.365 no quarto trimestre de 2020 para 12.512 no mesmo período do ano passado.