Entre os desafios que se apresentam para quem busca empreender na área de energia solar estão a necessidade de mão de obra especializada, estratégias para conseguir se diferenciar no mercado e a gestão de parcerias com fornecedores. A analista Vera de Oliveira, do Sebrae, explica que essas questões devem estar presentes nas reflexões dos empreendedores. “As parcerias com fornecedores são muito importantes, por exemplo, porque as fábricas demandam produtos importados. É preciso conhecer essas dinâmicas para não correr o risco de fazer ofertas que não poderão ser executadas”, cita. A validação dos projetos junto a companhias de energia, etapa obrigatória, é outro desafio. Em Goiás, há reclamação de demora para a aprovação dos projetos, o que pode afastar clientes e comprometer relações comerciais. O acesso a crédito, que para as pequenas empresas é um desafio em qualquer ramo, pode ser facilitado no mercado de energia solar. Isso porque já é possível encontrar linhas de crédito oferecidas para clientes que buscam instalar sistemas em residências e comércios. Apesar dos desafios, Vera diz que o setor deve seguir registrando crescimento. A analista destaca a importância das energias renováveis como fator importante para todos os segmentos produtivos. “Gerir os custos de energia elétrica, que podem representar até 15% da produção de uma empresa, se tornou crucial. Isso abre portas para negócios que oferecem esses serviços. Diante dessa oportunidade, terão mais sucesso os gestores mais bem preparados”, considera.