Estudantes de 22 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs), de diversas cidades goianas, estão sendo preparados para o Hackathon da Campus Party Goiás. Para isso, eles participaram de duas edições do Bootcamp Low Code, evento criado pelo governo de Goiás, em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), de Educação (Seduc) e com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, onde tiveram atividades voltadas ao empreendedorismo e programação.As equipes que participaram das duas edições do Bootcamp competirão entre si no Hackathon da Campus Party Goiás, competição que visa criar soluções que sejam úteis para a sociedade. O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Márcio César Pereira, lembra que este trabalho de preparação dos alunos do ensino médio na rede pública vem sendo desenvolvido há mais de seis meses. Uma das principais tarefas das equipes foi desenvolver a prototipagem de aplicativos utilizando a linguagem “Low Code”, que é de baixa codificação. “Além da preparação técnica, eles receberam noções de empreendedorismo”, destacou o secretário. Pelo método Canvas, em que é analisado um problema social, as soluções, riscos e oportunidades para colocar em prática, os alunos demonstraram em breves apresentações os aplicativos que formularam. Houve ideias como apps voltados ao auxílio para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), melhorias na mobilidade urbana e até para encontrar lares para animais de rua. Durante a Campus Party, Márcio lembra que o público visitante encontrará várias atrações tecnológicas para conhecimento e diversão, como uma guerra entre robôs na área open. Em algumas atrações, o público poderá interagir. O governo de Goiás contará com um espaço onde apresentará pesquisas de aplicabilidade prática, desenvolvidas por universidades locais e que trazem benefícios para a sociedade.Para o CEO da Campus Party, o evento deixa importantes legados, como as soluções tecnológicas apresentadas no Hackathon, que trazem diversas contribuições para a sociedade como um todo. Já os jovens adquirem mais conhecimento e atualização tecnológica nas principais tendências mundiais, que os permitem conquistar um importante aperfeiçoamento pessoal e profissional.