Os festivais gastronômicos têm como uma das metas incentivar os goianos a conhecerem novas casas, além daquelas mais tradicionais do mercado, como muitas sanduicherias que participam do Burguer Time e que estão abertas há pouco tempo, mas com histórias inspiradoras de empreendedorismo. É o caso da Villa Burguer, no bairro Jardim Atlântico, aberta ao público há apenas quatro meses. O proprietário Arthur Ribeiro Soares e sua noiva, Larissa Silva Souza, começaram a produzir hambúrgueres, inclusive os pães, em seu pequeno apartamento, durante o isolamento da pandemia, depois que ele perdeu o trabalho como personal trainer. As vendas eram feitas apenas por delivery.O aumento dos pedidos até os levou a alugar uma sala para ampliar a produção. Mas, com a liberação do funcionamento presencial do comércio, as vendas por delivery recuaram um pouco e eles perceberam que as pessoas queriam voltar a sair e a consumir nos próprios estabelecimentos nos momentos de lazer. Avaliaram então que já era a hora de abrir a lanchonete para receber o público, iniciativa que vai muito bem.Para Arthur, participar do festival será, principalmente, uma forma de divulgação da nova casa e seus produtos para atrair mais clientes. “Mas é lógico que entramos com o objetivo de vencer”, avisa o empresário, que já sentiu um incremento do número de frequentadores.No próximo mês de julho, começa a segunda edição da Goiânia Restaurant Week, outro festival que promete movimentar o segmento, realizado em 16 cidades brasileiras. Durante todo o mês, o goianiense poderá visitar as mais de 20 casas participantes, que terão menu especial para o evento gastronômico. Os restaurantes participantes podem oferecer duas opções de menu: o tradicional Restaurant Week: R$ 49,90 almoço e R$ 64,90 jantar e o Menu Plus Restaurant Week: R$ 59,90 no almoço e R$ 74,90 o jantar. As opções incluem entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo.Para o CEO da Restaurant Week Brasil, Fernando Reis, Goiânia é uma cidade onde a cena gastronômica cresce a cada dia, com mais e melhores restaurantes. Segundo ele, os goianos receberam o formato do festival com entusiasmo, pois ele dá oportunidade de acesso à boa gastronomia, movimentando o mercado num período de baixa sazonalidade. “Eles entenderam que é uma oportunidade para conhecerem ótimos restaurantes a partir de um menu com preço acessível, além de ajudar na fomentação da economia gastronômica da cidade”, acredita.ApoioOs festivais realizados em Goiânia contam com o apoio e a parceria do Sebrae, que até contribui com 50% do valor a ser desembolsado pelas empresas participantes do Burger Time. Larissa Ribeiro, gerente Sebrae da Regional Central/ Goiânia, lembra que a entidade está presente em toda trajetória dos festivais, em que a grande maioria dos participantes são pequenos negócios, inclusive ajudando na preparação das empresas, através de seus instrumentos de gestão.Ela ressalta que estes eventos estão sendo muito importantes neste momento de retomada da economia, para promover as casas, elevar o volume de vendas e ajudar na recomposição do caixa das empresas, muito impactadas durante as medidas de isolamento social. “Além disso, eles ajudam a engajar mais as equipes internas no preparo para receber bem o cliente”, diz.Larissa lembra que Goiânia é referência em alimentação fora do lar e é preciso fortalecer este segmento, que compõe a cartela de produtos e serviços quando a capital se apresenta como um destino do turismo de negócios e eventos. “Nossa gastronomia é um importante item de atratividade para o turismo goiano”, destaca a gerente do Sebrae. Ela também ressalta que a maioria dos estabelecimentos participantes são pequenos e familiares, o que contribui para movimentar toda a economia.Como os próprios pit dogs goianos já foram reconhecidos como patrimônio imaterial, este tipo de evento ajuda a fazer com que eles se apropriem do ganho financeiro que isso pode proporcionar. “Os negócios devem aproveitar esta oportunidade para ganharem mais competitividade o ano todo, se posicionando como empreendimentos de cultura, lazer e boa gastronomia, o que vai se refletir no faturamento”, destaca.