A inteligência artificial (IA) já se tornou um diferencial competitivo no mercado imobiliário goiano. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revelou que 19% das empresas do setor já utilizam algum tipo de ferramenta de inteligência artificial. O recurso já tem sido usado desde as funções administrativas, com aplicação em tarefas técnicas e operacionais, estratégias de marketing e relacionamento com os clientes, análise de dados e aperfeiçoamento de projetos, até o uso prático nos canteiros de obras para otimizar cronogramas e automatizar processos.A Somos Desenvolvimento Imobiliário tem se destacado com o desenvolvimento de projetos com o uso de novas tecnologias e apresentado novos modelos de produtos. Para a criação da primeira campanha desenvolvida com inteligência artificial, a empresa contou com a parceria da Lucid, escritório criativo especializado em branding e comunicação estratégica, que foi a responsável por integrar a IA em todas as fases da campanha, desde o conceito até a execução.O vídeo principal da campanha de um novo empreendimento foi integralmente desenvolvido por inteligência artificial. Um feito inédito no estado, que viabilizou maior agilidade e otimização de orçamento e elevou a estética da peça a um novo patamar. Além do filme, o projeto aplicou IA em todas as fases de ideação visual e prototipagem, do design à definição da estética das peças. O CEO da Somos, Fernando Razuk, informa que a empresa tem pesquisado muito sobre o uso da IA. “Especialistas falam que a revolução que acontece em função da IA é maior que a que aconteceu com o surgimento da energia elétrica, pelas transformações que ocorrerão. Quem não souber trabalhar com IA é que será substituído”, adverte. Por isso, a incorporadora vem testando estas ferramentas em várias áreas da empresa. “Na área jurídica, por exemplo, uma ferramenta pode resumir um contrato destacando seus principais pontos de interesse através de um sistema parecido com um podcast, como se duas pessoas discutissem sobre estes pontos”, destaca.Esta experiência prática aconteceu com o lançamento do empreendimento Nomad, o primeiro ultracompacto de Goiânia, a partir de 22 metros quadrados. “A Lucid teve ideia de inovar na campanha publicitária e todos os vídeos do produto foram 100% feitos com IA, como figurino, atmosfera e trilha sonora, com tudo que queríamos e com grande agilidade”, conta o empresário. Ele lembra que a ferramenta também possibilita ajustes muito ágeis e instantâneos no material. O resultado, segundo ele, foi um empreendimento de sucesso absoluto, que foi 100% vendido. Fernando Razuk lembra que, na área operacional, muita coisa que exigia várias tarefas também foi facilitada pelo uso da IA. A IA é usada para gerar imagens, simular atmosferas, testar composições visuais e validar hipóteses de percepção de valor. “Nas peças publicitárias, as pessoas não ficam robotizadas como se imagina, mas tudo é muito natural. Não fica visível que foi usada a IA, a não ser pelo fato de ter saído tudo muito perfeito. Mas não dá pra perceber que aquelas pessoas ali não existem de fato”, garante. Natasha Gabrielle Moreira, gerente de marketing da Séren Incorporadora, conta que a empresa tem a IA Serene, que é seu atendimento digital. “Trabalhamos com ela nas campanhas de tráfego e a ferramenta também faz um filtro para entender as demandas dos clientes no primeiro contato”, conta. O objetivo é entender melhor o momento deste potencial cliente que procura a empresa e que depois pode ser encaminhado para o atendimento humano com um corretor.A incorporadora também conta com uma ferramenta de IA que é uma assistente de vendas digital. Quando o contato é qualificado e os potenciais clientes são direcionados para o atendimento humano, o assistente entra em ação. “O corretor que foi acionado para o atendimento pode relatar o que aconteceu na conversa com o cliente, passar todo tipo de informações e já deixar um retorno programado para o melhor momento”, explica. Para a gerente de Marketing, a IA possibilita cada vez mais segmentações e filtros bem feitos. O humano ainda é importante nas campanhas digitais, passando informações precisas como o público que deve ser impactado e seus objetivos. A IA pega todas estas informações passadas e potencializa as buscas, fazendo links com assuntos em comum. “Hoje, as peças publicitárias contam muito com recursos de IA, que agilizam as ações e potencializam os resultados. Os recursos são infinitos, mas você precisa saber explicar bem o que quer para obter o melhor retorno”, alerta.A Opus Incorporadora também tem investido cada vez mais em IA nas campanhas de seus projetos. “Uma grande parte delas tem sido criada através de ferramentas de IA. Se você vê um folder com uma pessoa e um cachorro olhando para a fachada do nosso prédio, por exemplo, isso é só possível por meio desta tecnologia”, destaca o gerente comercial da Opus Incorporadora, Gabriel Santos. Com o uso da IA também é possível, por exemplo, colocar uma pessoa sentada no hall de entrada da perspectiva do futuro empreendimento. Segundo ele, em breve, a tecnologia também deve ser capaz de fazer o primeiro atendimento de um cliente captado por meios digitais, principalmente fora do horário comercial. “Com esta ferramenta, consigo atender este cliente a qualquer dia e hora, fornecendo diversos tipos de informação que ele necessitar”, explica. Ele conta que acabou de fazer o lançamento de um prédio comercial no Parque Vaca Brava e o processo utilizado para os clientes cadastrados reservarem 70% das unidades do prédio, que demorava de quatro a cinco horas, pode ser feito em apenas 36 minutos com o uso da IA. “Ganhamos muita velocidade na operação. Um incorporador que lançou uma semana antes de mim demorou dois dias”, destaca Santos.Com a IA, Henrique Cerqueira, executivo da Flamboyant Urbanismo Flamboyant, conta que será possível fazer a captação de clientes 24 horas por dia e 7 dias por semana. “Você consegue ter segmento com base em algoritmos preditivos, que preveem o que vai acontecer e trazem tendências do que pode ser”, explica. Isso ajuda até no modelo preditivo para precificação de imóveis que ainda serão lançados. “Cada unidade tem seu valor de acordo com posição do sol ou da área de lazer. Temos toda análise de ciência de dados com as ferramentas”. A IA também já possibilitou fazer o tour virtual com espaço real das futuras unidades que serão construídas. O cliente usa os óculos de IA para andar o espaço do apartamento como se estivesse andando no decorado real. A ferramenta simula, inclusive, a vista da altura do andar da unidade escolhida. “Ela também ajuda a identificar o uso decoração, qual acabamento colocar e até os espaços que o cliente mais valoriza durante esta visitação virtual. Isso também ajuda na formatação de futuros projetos”, explica Cerqueira.Segundo ele, a IA tem sido muito usada para identificar tendências de mercado. Por isso, o mercado global de IA já movimenta R$ 13 bilhões só no mercado imobiliário. “As ferramentas nos ajudam a tomar decisões e a ter modelos que nos auxiliarão nos próximos empreendimentos e negócios do grupo. Elas já assessoram em planilhas, apresentações, desenvolvimento de campanhas e produtos. Já é uma ferramenta estratégica, com impacto direto em captação, atendimento e conversão”, afirma o executivo.