Leite de saquinho ensaia volta

Manejo que garante maior qualidade e duração, preço, fácil reciclagem e tendência de nichos de mercado favorecem embalagem

O tradicional leite de saquinho, conhecido como barriga mole, o mais consumido no Brasil até o início dos anos 90, foi perdendo mercado nas últimas décadas para a praticidade do produto UHT (longa vida), vendido em embalagens cartonadas, por conta da maior durabilidade e dispensa de refrigeração. Mas o leite C de saquinho pode voltar a ganhar mercado nos próximos anos, graças a novas formas de manejo, que ampliaram a durabilidade do produto, o apelo ambiental, maior facilidade de reciclagem, e a tendência de nichos de mercado.

Muita coisa mudou na pecuária leiteira nas últimas décadas. Antes, o manejo e a captação do leite tinham menos cuidado. O leite C era extraído manualmente ou mecanicamente e podia ou não ser refrigerado na propriedade. Hoje, a cadeia logística é toda refrigerada e não existe mais a classificação A ou B, apenas leite pasteurizado, sem aditivos. Com as mudanças no manejo, o prazo de validade do leite pasteurizado, desde que mantida a refrigeração, chega a dez dias e o produto não precisa mais ser fervido.

"Hoje, o leite já sai das tetas da vaca direto para um tanque de resfriamento e é captado na fazenda em até cinco graus", explica o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite-GO), Alfredo Luiz Correia. Para ele, o que mantém o longa vida é a praticidade. Antes, a pessoa precisava ir todos os dias na padaria comprar o leite C, que não tinha os processos de hoje, como a refrigeração na propriedade. O resultado era uma proliferação mais rápida de bactérias.

"A Instrução Normativa 51, no final década de 90, e as recentes instruções 76 e 77, criaram padrões de qualidade deste leite em relação à contagem de células somáticas e bacterianas", conta Alfredo Correia.
Isso foi possível porque o produto é refrigerado ainda na propriedade rural.

"Este leite tem muito mais qualidade em características físico-químicas, por isso se conserva por mais tempo. Melhorou a qualidade da produção", afirma o diretor do Sindileite.

Enquanto o leite de saquinho pasteurizado é submetido a uma temperatura entre 70 e 72 graus, o que inativa a maioria das bactérias, o ultra pasteurizado (UHT ou longa vida), é submetido a 139 graus.

As sete camadas da embalagem cartonada, também chamada de longa vida, o protegem dos impactos do meio ambiente, ampliando a conservação para até 150 dias. Já o leite pasteurizado de saquinho, conservado em temperatura de até 7 graus, pode durar até dez dias.

"Talvez as indústrias não invistam mais neste leite de saquinho pela logística de distribuição. O caminhão que leva o leite pasteurizado tem de ser refrigerado, o que eleva o custo. A embalagem saquinho é mais barata, mas o custo de distribuição dela é mais caro", adverte Correia.

Prós e contras

Para o produtor de leite José Renato Chiari, que produz 17 mil litros diários na região de Morrinhos, dois pontos importantes que podem incentivar o maior consumo do leite de saquinho precisam ser considerados. O primeiro é o maior custo das embalagens estilo caixinha ou das garrafas plásticas, o que poderia baixar os preços para o consumidor. Outro ponto é o maior apelo ecológico, pois os saquinhos têm mais facilidade de reciclagem.

Por outro lado, ele lembra que o leite UHT tem sido uma boa alternativa para o Brasil, um país continental, onde nem sempre o consumidor está perto das áreas produtoras e que tem problemas de logística.

À favor do leite de saquinho pesa o fato de as pessoas estarem mais preocupadas com a pureza dos produtos e o leite pasteurizado pode ter um padrão superior de sabor. "Os americanos usam muito o leite de galão e é um produto de alta qualidade pelo cuidado no manejo", ressalta Chiari. Mas a logística é um ponto delicado no Brasil, pois é preciso ter uma boa estrutura de transporte refrigerado e de refrigeração no comércio.

"Temos um produto de qualidade, mas já ouvimos dizer que algumas padarias desligam a energia à noite para economizar. É preciso logística e refrigeração eficientes", alerta. Chiari diz que o leite pasteurizado também tem um público específico, que exige um produto diferenciado: "Pelo tamanho do Brasil, UHT ainda é o principal".

Vinicius Correia, presidente da Comissão de Pecuária Leiteira da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), lembra que alguns laticínios já optaram por envasar até o leite UHT em saquinho. A grande vantagem é o menor custo, pois cada caixinha custa cerca de R$ 0,80 e a tampinha sai por R$ 0,20. "Considerando um leite vendido por R$ 5, 20% do preço é embalagem", destaca. Para ele, tudo que pode baixar custo e aumentar a margem da indústria, contribui para melhorar os ganhos do produtor, que hoje recebe entre R$ 2 a 2,60 pelo litro.

Sistemas de captação e pasteurização mais eficientes, com o resfriamento na propriedade, também pesam a favor do saquinho, mas é preciso considerar o custo com refrigeração. "Praticamente não pegamos mais no leite. Ele sai da ordenha e cai num tanque de resfriamento, sem contato humano, o que reduziu muito a proliferação de bactérias", ressalta.

Outro ponto favorável foi a chegada dos mercados de grandes redes aos bairros, o que facilitou a compra diária do leite refrigerado, antes restrita apenas às padarias. "O produto também ganhou uma pegada ambiental e pode ser nicho de mercado. O leite de caixinha não vai acabar, mas a adesão ao saquinho deve aumentar", prevê.

Para o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei do Couto, uma ampliação do consumo de leite refrigerado exigiria mais gastos com refrigeração e espaços adequados. Além disso, o leite de saquinho é mais difícil de trabalhar porque a embalagem pode furar. Mas o preço deve ser um incentivo para o aumento da procura. "Observamos que, de janeiro pra cá, o preço do leite de caixinha teve aumento de 5% a 10%, dependendo da marca, e o de saquinho continua estável,", informa.

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Indústrias já usam sacos como embalagem do leite UHT

Leite longa vida em garrafas de PET e saches mais leves e de fácil reciclagem são mais vendidos a estabelecimentos de food service

Embalagem de leite em supermercado: saquinho ganha vendas em sorveterias, padarias e restaurantes

Embalagem de leite em supermercado: saquinho ganha vendas em sorveterias, padarias e restaurantes (Diomício Gomes)

As frequentes quedas de energia em pequenos estabelecimentos sem gerador, que se forem prolongadas podem causar muitas perdas de leite refrigerado, preocupam o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei do Couto. "A venda do leite de saquinho ainda é pequena, pois é uma compra quase que diária, já que ele não pode ser estocado. Já o tetra pak, as pessoas chegam a comprar várias caixas de uma vez", adverte Couto. Porém, começam a surgir alternativas.

A Leitíssimo, do Grupo Leite Verde, lançou um leite UHT (longa vida) em saquinho, que não precisa de refrigeração. Craig Bell, sócio da indústria, lembra que a empresa só trabalha com processos de longa vida, mas bem diferente do resto do mercado. "Produzimos leite e creme em garrafas de PET e saches para facilitar a reciclagem. Não utilizamos tetra pak ou similar", afirma.

Ele explica que um tetra pak é feito de várias camadas, incluindo plástico, celulose e alumínio, e pesa 26,7 gramas. Já um sachê pesa em torno de 8 gramas e é bem mais fácil de reciclar.

Segundo o empresário, dependendo do estado, a participação da embalagem de saquinho varia de 5% a 40% das vendas do Leitíssimo. A empresa vende muito desse formato para o mercado food service (sorveterias, padarias, cafés, restaurantes). "As vantagens são menos material de embalagem e maior facilidade de reciclagem. É bem melhor para food service que outros embalagens", avalia.

Para Craig Bell, as pessoas em geral ainda atuam no interesse próprio e não pensam nos efeitos colaterais de suas decisões de compras. "Possivelmente, isso vai mudar com mais conscientização e educação das gerações mais jovens. Estamos tentando fazer nossa parte e, pelo menos, dar opções que tenham menos impacto para clientes mais conscientizados."

Para o presidente da cooperativa Compleim, Sérgio Penido, a atração pela embalagem se dá pelo preço, comodidade e manejo. Ele acredita que, hoje, o leite fluido consumido no Brasil é distribuído em caixa com tampa, em sua maioria, pela comodidade e facilidade de fechar o recipiente, depois de aberto, e voltar a geladeira para consumo do restante, por isso representa 95% do mercado brasileiro.

Penido acredita que investir apostando em nova onda do barriga mole, que já representou 100% de todo leite consumido no Brasil, seria acreditar que a população vai empobrecer e que somente o preço será levado em consideração pelo consumidor. Mas ele defende os programas sociais que fazem doações, como merenda escolar em creches, alimentação em albergues e para famílias carentes, onde é levado em consideração apenas o leite oferecido e a otimização do recurso. "Seria possível comprar um volume maior de produto em saquinho, com a mesma dotação orçamentária, atendendo mais beneficiários. Seria bem-vinda esta maior escala e viabilizaria o investimento."

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Empresa de produção de aço está com vagas de emprego abertas para início imediato em São Bento do Tocantins

Candidatos podem se inscrever até a próxima sexta-feira (28). Segundo a Sinobras, todas as vagas são afirmativas para mulheres e pessoas com deficiência (PcD)

Empresa possui ativos próprios de plantio de eucalipto

Empresa possui ativos próprios de plantio de eucalipto (Sinobras/Divulgação)

Uma empresa fornecedora de redutor bioenergético para a produção de aço está com diversas vagas de emprego abertas para atuação em São Bento do Tocantins, no extremo norte do estado, na região conhecida como Bico do Papagaio. Os interessados podem se candidatar até a próxima sexta-feira (28).

Segundo a Sinobras, umas das empresas do Grupo Aço Cearense, todas as vagas são afirmativas para mulheres e pessoas com deficiência (PcD).

As oportunidades são para os cargos de Analista HRBP PL, Mantenedor Elétrico III, Mantenedor Mecânico II, Mantenedor Mecânico III e Mantenedor Mecânico IV e Operador de Equipamentos Móveis II.

Como se candidatar?

Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site do Grupo Aço Cearense , clicar na aba "Contatos", em seguida acessar o "Trabalhe Conosco", clicar na vaga desejada e realizar a inscrição. Os requisitos para todas as vagas podem ser consultados no próprio site.

Os currículos dos candidatos passarão por triagem de acordo com os requisitos mencionados nas vagas, divulgou a Sinobras. Os perfis com maior aderência para as oportunidades de trabalho serão contatados para o processo seletivo e seguirão para as próximas etapas do processo, que terá testes, entrevistas e exames médicos. Todas as etapas de seleção são eliminatórias.

Sinobras Florestal

A empresa possui ativos próprios de plantio de eucalipto, com uma área com cerca de 46 mil hectares, com propriedades distribuídas nos municípios de São Bento do Tocantins, Araguatins e Ananás.

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Lady Gaga confirma show em Copacabana: 'Uma honra'

Artista, que se apresentará no dia 3 de maio na praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade, se mostrou empolgada e relembrou o cancelamento de um show seu que estava marcado para 2017

Lady Gaga confirma show em Copacabana: 'Uma honra'

(Reprodução/Redes sociais)

Para alegria dos fãs brasileiros, Lady Gaga, de 38 anos, confirmou por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira (21), a sua vinda ao Brasil, anunciada pela prefeitura do Rio de Janeiro. A artista, que se apresentará no dia 3 de maio na praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade, se mostrou empolgada e relembrou o cancelamento de um show seu que estava marcado para 2017.

"É uma grande honra ser convidada para cantar para o Rio -- durante toda a minha carreira os fãs no Brasil fizeram parte do sangue vital dos little monsters (pequenos monstrinhos). Há anos que estava morrendo de vontade de me apresentar para vocês e fiquei de coração partido quando tive que cancelar anos atrás porque fui hospitalizada", iniciou.

"Vocês entenderam que eu precisava daquele tempo para me curar, e isso significou tudo para mim. Eu estou de volta agora, me sinto melhor do que nunca e estou trabalhando tanto para garantir que este seja um show que vocês nunca irão esquecer. Preparem-se para MAYHEM na praia", completou a cantora e atriz.

(Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

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Empresas & Negócios - 21/02/2025

Sprite Sem Açúcar chega a Goiás e Tocantins

A nova opção sem açúcar mantém o tradicional frescor de limão que os consumidores adoram (Divulgação/Coca-Cola)

A nova opção sem açúcar mantém o tradicional frescor de limão que os consumidores adoram (Divulgação/Coca-Cola)

A The Coca-Cola Company, responsável pela icônica bebida com sabor de limão, anuncia a expansão da Sprite Sem Açúcar para novas regiões do Brasil. A bebida agora estará disponível em Goiás e Tocantins, oferecendo uma excelente alternativa de baixa caloria para quem busca uma opção mais saudável.

A Sprite Sem Açúcar se junta à Sprite Original e Lemon Fresh, marcando um avanço significativo na trajetória da marca. Esta nova opção sem açúcar mantém o tradicional frescor de limão que os consumidores adoram, reafirmando o compromisso da The Coca-Cola Company em atender às diversas preferências dos consumidores.

Umuarama Toyota realiza evento para compra de carros novos e seminovos

A Umuarama Toyota promove, de 20 a 22 de fevereiro, a Operação Limpa Estoque nas lojas localizadas nos estados de Goiás, Maranhão e Tocantins. O evento oferece condições especiais para quem deseja adquirir tanto carros novos quanto seminovos.

Durante os três dias estará disponível até R$50 mil em bônus para troca de modelos usados selecionados, financiamento de seminovos em até 72x, tanque cheio grátis (etanol) para veículos novos e taxa de emplacamento grátis para carros novos.

Além disso, as lojas terão horários estendidos: até 19h na sexta-feira e até 18h no sábado. As regras de uso da campanha estão disponíveis nas redes sociais: @umuaramatoyota .

Lojas terão horários estendidos: até 19h na sexta-feira e até 18h no sábado (Divulgação)

Lojas terão horários estendidos: até 19h na sexta-feira e até 18h no sábado (Divulgação)

Empreendedorismo feminino no Tocantins tem 62 mil mulheres à frente de seus negócios

Com uma presença crescente no cenário econômico, as mulheres tocantinenses têm conquistado cada vez mais espaço no universo do empreendedorismo. De acordo com dados do Sebrae, o Tocantins conta com 331 mil mulheres no mercado de trabalho, sendo 62 mil (18,7%) à frente de seus próprios negócios. A maioria dessas empreendedoras (78%) tem entre 25 e 59 anos, reforçando a vitalidade e a força da presença feminina no Estado.

Dentre as áreas de maior destaque, a Moda e Confecção se sobressai. No Tocantins, 8.205 empresas estão ligadas a este setor, representando 13,1% das mulheres que decidem empreender no Tocantins.

Eurofarma lança projeto de apoio a seleção de atletas olímpicos e paralímpicos

A Eurofarma, multinacional de capital brasileiro com atuação em 24 países, acaba de lançar um projeto pioneiro, com a criação de um time de atletas Olímpicos e Paralímpicos, algo inédito na história da companhia. O Time Eurofarma reforça o compromisso e a motivação da empresa em apoiar talentos do esporte nacional e um incentivo ao desenvolvimento desse segmento no Brasil.

O novo projeto propõe um olhar unificado e mais completo para atender às necessidades dos atletas patrocinados, que são de modalidades diversas como surfe, judô, skate, entre outras, além de profissionais que estão em processo de transição de carreira, estabelecendo um novo padrão de suporte e excelência para atletas em todas as fases de suas carreiras.

O Time Eurofarma reúne estrelas do esporte brasileiro, que atuarão como mentores, como Bernardo Rezende, o Bernardinho , ex-jogador e técnico de vôlei, sete vezes medalhista olímpico, entre outros nomes. O projeto conta ainda com embaixadores da marca, como Hugo Calderano , considerado o melhor jogador de tênis de mesa das Américas de todos os tempos, e Laís Souza , ex-ginasta, destaque na seleção brasileira de Ginástica Artística de 2001 a 2012.

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