O comércio lojista de Goiânia aposta na compra de presentes de última hora para garantir um crescimento das vendas neste Natal. De acordo com os lojistas, o movimento de clientes já aumentou esta semana, muito por conta do fim dos jogos da Copa do Mundo e da entrada da segunda parcela do 13º salário. Mas a grande expectativa é para hoje, quando milhares de consumidores são esperados no comércio de rua e shopping da capital.Nesta quinta-feira (22), os principais pontos comerciais da cidade, como a Região da 44 e Campinas, já registraram um movimento maior de veículos e pedestres. O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves, lembra que a expectativa é que cerca de 800 mil pessoas passem pela região nestas duas últimas semanas do ano, o que resulta numa estimativa de R$ 500 milhões em vendas.“As vendas agora são mais varejo e atacarejo, mas com um tíquete médio de cerca de R$ 500, maior que nos meses comuns, quando o tíquete de varejo é de R$ 200”, explica Lauro. Segundo ele, as mudanças no trânsito da região também ajudaram a agilizar o fluxo de veículos, reduzindo os engarrafamentos. “Agora, é possível entrar e sair mais rápido, num período em que também é grande o movimento de carros deixando e buscando passageiros no Terminal Rodoviário”, destaca.Leia também:- Brasileiro troca chester por frango de padaria para economizar no Natal- Procon Goiás encontra variação de até 412% no preço de itens para ceia de Natal- Passagens aéreas mais caras adiam ou migram viagens para carrosO comércio de rua e shoppings funcionará com horário prolongado de atendimento hoje, praticamente enquanto houver demanda de clientes. As lojas de rua já estão funcionando até 20 horas e, no sábado, quando é esperado um bom movimento para o dia todo, devem atender até 18 ou 19 horas. “Não adianta. Deixar as compras para última hora já se tornou um hábito do consumidor e o lojista não quer perder estas vendas”, destaca o presidente do Sindilojas Goiás, Cristiano Caixeta.Ele acredita que os jogos da Copa do Mundo e até as manifestações políticas no País levaram muitos consumidores a adiarem as compras este ano. Para fortalecer o comércio lojista e estimular as vendas, esta semana o Sindilojas-GO realizou a Caravana SindiNatal Abrace e Presenteie, que percorreu muitos pontos comerciais da cidade. A expectativa é de um crescimento de até 8% nas vendas em relação ao Natal de 2021.ShoppingsOs lojistas de shoppings também estão confiantes no desempenho das vendas nestes últimos dias que antecedem o Natal. As vendas nos shoppings devem ter um crescimento nominal de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com uma estimativa divulgada esta semana pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).O gerente de Marketing da Associação de Lojistas do Flamboyant Shopping (Aslof), João Grego, conta que já houve um incremento significativo das vendas desde a última terça-feira, com a chegada da segunda parcela do 13º e o fim da ressaca da Copa do Mundo, que teria impactado muito o comércio. Segundo ele, o incremento médio foi de 100% em relação à primeira semana de dezembro e 50% sobre a semana passada.João Grego dá o exemplo de uma loja, que teve seu faturamento diário elevado de R$ 18 mil de segunda à quinta da semana passada para R$ 25 mil esta semana. Hoje, o shopping funciona com horário prolongado, até 23 horas e, no sábado, fica aberto até 18 horas. A estimativa é vender entre 18% e 20% mais que no Natal de 2021. “Ainda teremos muitas compras de última hora no sábado”, prevê o gerente da Aslof.A estimativa é que, nesta semana que antecede o Natal, cerca de 140 mil pessoas passem diariamente pelo Araguaia Shopping, que divide espaço com o Terminal Rodoviário de Goiânia. A gerente de Marketing do shopping, Marina Marquez, acredita que o grande destaque serão as lojas de artigos esportivos, como Nike, Adidas e Fila, além das lojas de calçados de grandes redes varejistas. A estimativa é de um incremento de 20% nas vendas este ano. “O Terminal está bem cheio neste primeiro Natal após dois anos de restrições da pandemia. Voltamos ao Natal tradicional, em relação ao fluxo de pessoas e de vendas”, acredita Marina.Bernardo Sayão faz promoção para o NatalOs lojistas da avenida Bernardo Sayão resolveram antecipar os descontos de fim de ano para esta semana do Natal. O presidente da Associação Comercial e Industrial da Bernardo Sayão e Região (ACIBS), Cairo Myron Ramos, conta que o objetivo é fazer uma baixa de estoques, com descontos que vão de 20% a 70% até o fim do ano. “Hoje (22), o movimento já aumentou bastante e a grande expectativa é para esta sexta-feira”, avisa o empresário.De acordo com ele, as vendas em dezembro já registraram um crescimento de 30% em relação aos meses anteriores. Mesmo com esta promoção de agora, a região já anunciou que fará outra liquidação a partir do dia 10 de janeiro para turbinar as vendas.Cairo informa que o horário de atendimento das lojas, que tem ido até 18 horas diariamente neste mês de dezembro, ainda pode ser estendido hoje, de acordo com a demanda do movimento.