Nas fotos, Bianca Stephania, Ludmila Abreu e Luis Cláudio ao lado da esposa (Rodrigo Ninja e Arquivo Pessoal/Ludmila Abreu e Luis Cláudio) Você já parou para pensar que o verdadeiro luxo pode ir muito além de sapatos caros, carrões, bolsas de grife ou relógios sofisticados? Nos últimos anos, o conceito de luxo tem passado por uma grande transformação. Se antes estava ligado à ostentação e ao acúmulo de bens materiais, hoje, para muitas pessoas, luxo é sobre experiências, é viver, e não apenas comprar. Para entender melhor essa mudança no comportamento do consumidor, O POPULAR conversou com especialistas de diferentes áreas. Segundo Evandro Bastos, professor da pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o mercado de luxo sofreu uma queda significativa no consumo entre 2023 e 2024. Neste sentido, ele destaca que, mais do que um símbolo de status, pertencimento ou validação social, o luxo agora está cada vez mais associado ao que agrega valor real à vida.