A companhia aérea espanhola Iberia será notificada pelo Procon Goiás para esclarecer o motivo do cancelamento das passagens aéreas promocionais (ida e volta) colocadas à venda no dia 28 de dezembro para o trecho Rio de Janeiro-Paris, com escala e possibilidadade de spotover (quando é possível ficar por alguns dias na cidade de conexão) em Madri. As passagens tinham sido colocadas à venda por R$ 1.180 por pessoa, incluindo taxas, mas foram canceladas no dia 30 daquele mês sob a alegação de que o desconto se tratava de um erro.De acordo com o Procon, a Iberia terá o prazo de 48 horas para apresentar a resposta e poderá sofrer as sanções administrativas em caso de desobediência. A empresa deverá explicar o motivo do cancelamento, quantos consumidores goianos foram afetados e o motivo de ter demorado 72 horas após a emissão dos bilhetes para fazer o cancelamento.O órgão também solicitará documentos em que constem o preço médio praticado nos últimos seis meses para as viagens do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Paris, incluindo escala em Madri. Outro pedido feito trata do período de uso das passagens e se havia um quantitativo fixo de bilhetes por pessoa e quantas passagens foram colocadas à venda.O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, afirma que o órgão irá exigir a manutenção da validade dos bilhetes comprados, com base no Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o direito ao cumprimento da oferta.Até o momento, a empresa não apresentou qualquer justificativa legal para o cancelamento. O superintendente orienta os consumidores que compraram esses bilhetes a formalizarem a reclamação pelo Procon Web.O POPULAR não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Iberia.