O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), vai firmar um convênio de assessoria técnica com o Instituto Ayrton Senna, nesta quinta-feira (24), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.A entidade irá trabalhar as competências socioemocionais na rede estadual de Educação, que são um conjunto de elementos necessários para a formação de crianças e jovens que vão além das habilidades cognitivas, por exemplo, como a autogestão, pensamento crítico e responsabilidade.A parceria entre a Seduce e o Instituto tem seis módulos e também prevê um estudo aprofundado da rede estadual com base no levantamento de dados educacionais. Serão levados em conta alguns fatores prioritários, como o progresso de aprendizagem do aluno, a infraestrutura das escolas e a distribuição de professores.A partir desse diagnóstico dos principais desafios educacionais enfrentados pela rede, será feita uma ponte entre cientistas de diversas áreas, professores e gestores para que, juntos, possam ser construídas políticas e práticas capazes de superar esses desafios e promover a educação para o século 21.As ações de assessoria técnica ainda englobam o apoio à Seduce para a construção de uma visão conjunta de educação integral e para a elaboração de políticas de currículo, formação, gestão e avaliação para alcançar essa visão.A solenidade contará com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária Raquel Teixeira, da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, de superintendentes executivos da Secretaria e membros do Fórum Empresarial. O evento terá a palestra “Produtividade e Educação”, a ser ministrada pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros.Projeto-pilotoO desenvolvimento das competências socioemocionais já foi foco de um projeto piloto implementado pela Seduce e pelo Instituto Ayrton Senna, por meio do eduLab21 (centro de inovação para a educação, criado em 2015 pelo Instituto). Intitulada “Diálogos Socioemocionais”, a iniciativa inclui escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Desde o início do ano, professores e coordenadores pedagógicos envolvidos no projeto participaram da construção de rubricas, que são instrumentos de auto avaliação de alunos e professores.O Instituto Ayrton Senna auxiliou as redes na formação de professores para descobrir como inserir as rubricas no cotidiano da escola. A intenção é que as escolas consigam realizar um processo de formação integral do aluno. Outras contribuiçõesPor fim, a parceria ainda deve estimular uma discussão sobre a reconstrução do currículo da rede de ensino, tomando como princípio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A inclusão das competências socioemocionais, por meio da metodologia elaborada pelo Instituto Ayrton Senna, também vai contribuir para que a Seduce redefina alguns métodos de avaliação, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA).