-Imagem (1.1576583)As obras do BRT Norte-Sul iniciadas em 2014 retornaram em março deste ano e tem avançado na capital com desapropriações e construções de plataformas que vão se tornar futuras estações, conforme adiantou reportagem publicada na quarta-feira (18).A equipe do POPULAR percorreu trechos em Goiânia que já passaram por intervenção para verificar o andamento do projeto. Pelo caminho, trecho com obra parada, trabalho de pavimentação, construção de plataformas e a dúvida da população sobre como se dará o acesso às estações por usuários que tenham mobilidade reduzida. O projeto executivo estabelece que apenas um dos lados tenha a rampa de acessbilidade. Do outro somente escada. Para os usuários que dependem da rampa e estiverem no sentido contrário a ela, será necessário se deslocar por 70 metros, em média, pelo lado de fora da via até conseguir chegar à entrada adaptada. A localização de cada uma delas varia de uma estação para outra. As rampas ainda não foram construídas, mas tem gerado reclamações, como a da aposentada Edi Silva, de 72 anos, que se diz indignada com a decisão. "Tinha que ter dos dois lados para facilitar o acesso. Eles não estão pensando na gente, nos cadeirantes", reclama. Segundo o engenheiro fiscal da obra, Paulo Peres, a estrutura segue todas as exigências técnicas brasileiras e que o local onde a rampa será construída foi feita com base em uma avaliação de relevo, dando prioridade ao lado mais favorável aos usuários. "As imediações de cada estação contará com faixas de pedestres e placas indicativas para guiar os usuários sobre qual direção deve seguir", aponta. Peres afirma ainda que a presença de uma árvore tombada como Patrimônio Público, no Jardim Balneário Meia Ponte, próxima a Estação 30 do BRT Norte-Sul, não deve gerar transtornos. "O meio-fio foi colocado para liberar a pista e será retirado. Todas as rampas serão entregues dentro do prazo de inauguração", assegura. Assista ao vídeo para fazer esse passeio pelas obras do BRT Norte-Sul: