O impacto da tecnologia na comunicação foi o tema do seminário Media Ways – Caminhos da Mídia Digital, realizado na noite de ontem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em parceria com o Grupo Jaime Câmera. Com a provocação “o mundo não está preparado para o desafio da comunicação no século 21. Ou está?”, o evento proveu o debate em mesas redondas com executivo do Google Brasil, jornalistas do POPULAR, especialistas em direito digital, psicologia, jornalismo e mídias sociais, além de acadêmicos da PUC-GO.Entre os temas discutidos estão: a era da transformação contínua; os desafios das plataformas online para as eleições 2018; as oportunidades e desafios da comunicação diante da inteligência artificial; e como o Google pode ajudar no jornalismo atual.A Diretora de Negócios Digitais do Grupo Jaime Câmara, Arenusa Goulart, iniciou o debate falando sobre as mudanças de paradigma e do impacto da tecnologia no mercado, principalmente na área da comunicação. “Estamos em um tempo em que a única constante é a mudança. Agilidade se tornou crucial nos negócios”, afirmou.Política e eleiçõesO painel moderado pelo presidente da Comissão de Direito Digital da Organização Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), Rafael Maciel, voltado para política na era digital, contou com a participação da jornalista e colunista do POPULAR Fabiana Pulcineli, do publicitário Tiago Pinheiro, do professor da PUC Luiz Serenini e da especialista em Estratégias de Marketing Alline Jajah.O segundo painel, mediado Chief Digital Officer (CDO) Bruno Vilela, da Cree8, que tratou sobre inteligência artificial, teve como convidados a mestre em filosofia e professora Helenildes Mendonça, o doutor em Engenharia Eletrônica Anderson Soares, o sócio-fundador da Labschool, Rauhe Abdulhamid, e Cidinaldo Bochini, da Sirius Venture Capital.No último painel, sobre a contribuição do Google para o jornalismo, conduzido pelo jornalista e coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, foram discutidos os desafios de manter um conteúdo de qualidade no universo digital. Além de Marco Túlio, participaram o jornalista e editor do Núcleo Especial de Jornalismo Investigativo (Neji) do POPULAR, Márcio Leijoto, a jornalista e professora da PUC-GO Lara Guerreiro e o CEO da Big Data Resultys, Ivan Gonçalves.