Os empresários da indústria goiana estão mais otimistas com a conjuntura econômica do País. Dados da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) mostram que o índice de confiança do setor avançou 1,3 ponto porcentual em julho, numa escalada de alta que se iniciou no mês de maio deste ano. A instituição deve divulgar amanhã os números de agosto e a tendência é de nova ascensão positiva. Muitas são as indústrias goianas que retomaram investimentos e comemoram crescimento. Para se destacar no mercado, o Grupo GSA se reinventou e criou suas próprias equipes de vendas, o CVC Goiás Distribuição e a Vetor Distribuição. Também passou a comercializar produtos de outras marcas. Além disso, apresentou lançamentos de produtos. O resultado foi um crescimento de 29,5% no primeiro semestre deste ano, com expectativas de alcançar um volume de vendas de 28% em 2015, em relação ao ano anterior. O diretor de gestão e controle do grupo, Flávio Guerra, afirma que o mercado apresenta sinais de melhoras. “O consumidor também está mais confiante. As estratégias apontam isso, principalmente no fato de agregar diversas marcas aos nossos pontos de distribuição, o que fortaleceu as vendas. Para 2017, projetamos um crescimento de pelo menos 20%”, afirma. Com investimentos de R$ 5 milhões, a FBMFARMA ampliou seu portfólio. Desde fevereiro, a indústria começou a comercializar a sua primeira linha de produtos na área de nutrição industrializada. Até o final do ano, deve incluir mais quatro complementos alimentares. O superintendente da empresa, Alessandro Silva, afirma que a inovação já trouxe um crescimento de 10% no faturamento, e resultará em um incremento de R$ 8 milhões no faturamento da indústria em 2016. Para o economista e consultor empresarial Wesley Barbosa, as estratégias e investimentos das indústrias mostram a confiança e aposta em um novo cenário. “É um processo de retomada de crescimento. As empresas estão recompondo as perdas. Acredito que o último trimestre do ano trará resultados ainda mais positivos”, avalia. Foco nas relações comerciais e na expansão industrial De acordo com o economista Wesley Barbosa, o fortalecimento das relações comerciais é fator fundamental para o desenvolvimento gradativo de muitas indústrias. Através dessa estratégia, o Grupo Imol, soluções em mobiliário, apresentou crescimento de 23% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Para 2016, a projeção é de incremento de 25%. De acordo com o diretor proprietário da empresa, Harley Oliveira Paiva, o foco tem sido na expansão do setor hoteleiro e hospitalar, através do fornecimento de móveis para os apartamentos. “O crescimento se dá pela expansão do relacionamento comercial da empresa, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Paraná e no Distrito Federal”. A companhia também está construindo duas novas fábricas que produzirão móveis para o segmento corporativo. Em operação no primeiro semestre de 2017, a expectativa é de que as unidades gerem um incremento de até 30% no faturamento da empresa.