IcEsporte

Esporte

Aposentado, Kaká encerra a era dos meias que brilharam com a camisa 10 do Brasil

Atleta foi o último grande nome da seleção que vestiu a 10 como um autêntico meia, na Copa de 2010

Kaká com a camisa 10 da seleção brasileira

Kaká com a camisa 10 da seleção brasileira (Instagram/Divulgação)

Ao anunciar a sua aposentadoria de forma surpreendente no domingo retrasado, Kaká, de 35 anos, se tornou o último autêntico meio-campista da seleção brasileira a vestir a camisa 10. Hoje, Neymar carrega este número nas costas na equipe nacional, mas ele é um jogador de característica genuinamente ofensiva, sem a responsabilidade direta de ser um grande criador de jogadas, como outros nomes de peso da história do time canarinho tiveram por décadas.
Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório

Nome *

Email *

Pelé eternizou a camisa 10 ao fazer história pela seleção com os títulos das Copas de 1958, 1962 e 1970, mas ele também era um autêntico finalizador, chamado na época de ponta-de-lança, que se tornou o maior goleador de todos os tempos e não carregou a responsabilidade de ser o cérebro da equipe, embora fosse o astro maior do time. Meio-campista do Brasil na campanha do tricampeonato mundial, no México, Rivellino herdou a mítica 10 que pertenceu ao Rei do Futebol após a aposentadoria de Pelé e envergou a mesma no time nacional nas Copas de 1974 e 1978.

Entrevistado pelo Estado , Rivellino reconheceu que Kaká foi o último grande nome da seleção que vestiu a 10 como um autêntico meia, o que ocorreu na Copa de 2010 antes de Neymar assumir o número e usá-lo no Mundial de 2014. Mas o fazendo como um atacante, diferentemente do que ocorreu também com o maestro Zico, que foi o dono da 10 do Brasil nas Copas de 1982 e 1986, com Silas em 1990, Raí em 1994, Rivaldo em 1998 e 2002, Ronaldinho Gaúcho em 2006 e finalmente Kaká em 2010.

"Primeiro eu queria dizer que no futebol brasileiro acabou o 10. Hoje na seleção nós não temos mais este jogador. O 10 era muito marcante, principalmente depois que o maior jogador do mundo vestiu essa camisa, que deveria ter sido imortalizada, colocada em um pedestal e ninguém mais usá-la depois que o Pelé a usou na seleção", disse Rivellino, lembrando o significado de usar esta camisa pelo País.

"De uma certa forma, a camisa 10 é uma responsabilidade. No futebol brasileiro, a 10 diz tudo, mas de repente isso acabou. O Neymar hoje é o mais importante do Brasil. E ele mesmo disse que queria jogar com a 10 e, se você for analisar friamente, é ele quem tem a capacidade de usá-la, mas não é o conhecido 10 das nossas épocas, o 10 que vinha de trás, que pensava, que armava. E hoje taticamente as equipes mudaram, mas eu gostaria de ter um 10 e ver o Neymar com a 11, que ele também gostava de usar. A gente vê um pouco do Philippe Coutinho com essa condição, mas ele não é aquele 10 que chama a atenção da gente", opinou Rivellino.

ZICO SENTE FALTA DE UM 10
Outro histórico camisa 10 do Brasil entrevistado pelo Estado na semana passada, Zico também crê que hoje o futebol brasileiro não conta mais com um jogador que exiba o mesmo jeito de atuar que ele próprio tinha no passado com a mais emblemática camisa da seleção.

"Sem dúvida que falta este jogador, mas hoje os nomes da seleção estão em outras posições. Não tem aquele mais 10 que crie. Aquele que joga atrás do centroavante, para chegar na área, tipo o Kaká fazia. Realmente não temos esse jogador com essa característica mais. Não temos um 10 hoje que é acostumado a jogar de costas para o gol, sendo marcado, o que não é fácil. Jogar de frente é outra coisa. Então o Tite coloca uma linha de quatro jogadores no meio e a maioria dos jogadores joga de frente para o gol", disse.

E Zico fez questão de ressaltar o mérito que Tite teve de conseguir fazer a seleção brasileira engrenar mesmo sem contar hoje com um camisa 10 com as características que ele e outros craques tiveram na equipe nacional. Além disso, o ex-jogador vê o esquema do treinador deixar Neymar menos sobrecarregado de responsabilidade, diferentemente do que aconteceu sob o comando de Felipão na Copa de 2014 e em seguida com Dunga, demitido em 2016.

"A seleção é hoje mais organizada e tirou-se um pouco o peso do Neymar. É lógico que, sendo o grande nome, a grande estrela, a responsabilidade aumenta pra ele, mas o Tite não bota a seleção jogando em função dele", reforçou. E Zico conhece bem o peso da 10. Mesmo que o 10 clássico esteja em extinção.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Dorival convoca Neymar para enfrentar Colômbia e Argentina

Astro vive uma sequência de sete partidas consecutivas pelo Santos

Neymar com a camisa do Santos

Neymar com a camisa do Santos (Divulgação/Santos FC)

O técnico Dorival Júnior convocou Neymar e mais 22 jogadores para as partidas da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina. Neymar está de volta após quase um ano e meio fora da seleção. A última partida foi diante do Uruguai, em outubro de 2023, quando sofreu grave lesão no joelho.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O bom desempenho na volta ao Santos convenceu Dorival. O astro vive uma sequência de sete partidas consecutivas pelo Peixe.

Outras novidades são Wesley, Joelinton, Matheus Cunha e João Pedro. Só Guilherme Arana foi chamado para a lateral esquerda.

O Brasil enfrentará a Colômbia no dia 20, no Mané Garrincha, e a Argentina no dia 25, no Monumental de Núñez.

A seleção precisa de vitórias. O time de Dorival ocupa apenas a quinta colocação na tabela das Eliminatórias, com 18 pontos. A Argentina lidera com 25.

VEJA OS CONVOCADOS

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Laterais-direitos: Vanderson (Monaco) e Wesley (Flamengo)
  • Zagueiros: Danilo (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Laterais-esquerdos: Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Neymar (Santos)
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Jr (Real Madrid)
  • Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Neymar se despede do Al Hilal e lamenta poucos jogos

    Neymar deixa o Al Hilal para integrar o time do Santos após sete partidas, um gol e duas lesões

    Neymar, ex-atacante do Al-Hilal

    Neymar, ex-atacante do Al-Hilal (C.Gavelle/PSG)

    A caminho do Santos, Neymar se despediu do Al Hilal nesta terça-feira (28). O atacante brasileiro lamentou o baixo aproveitamento em sua passagem pela Arábia Saudita e desejou sucesso ao país como sede da Copa do Mundo de 2034.

    🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

    "A todos no Al Hilal, aos fãs, obrigado! Fiz tudo para jogar e queria que tivéssemos aproveitado momentos melhores juntos em campo" disse Neymar, no Instagram

    "Sempre senti seu amor e paixão pelo jogo. Estarei acompanhando sua jornada pela frente como clube e país rumo a 2034. Seu futuro será incrível, coisas especiais estão acontecendo. E eu sempre vou te apoiar."

    O QUE ACONTECEU

    Neymar deixa o Al Hilal após sete partidas, um gol e duas lesões. O camisa 10 passou por uma cirurgia no joelho e recentemente sofreu uma lesão muscular.

    O brasileiro tinha contrato com os sauditas até o meio desde ano, mas acertou a rescisão antecipada. O Al-Hilal anunciou a quebra do vínculo na noite da última segunda-feira (27).

    O atacante agora está livre para fechar com o Santos. A expectativa é que ele chegue ao Brasil até quarta-feira (29).

    Neymar deve assinar com o Santos até o fim de junho. A permanência por mais tempo depende do sucesso do projeto, assim como da possibilidade de uma SAF.

    Recuperado de cirurgia no joelho, Neymar treina normalmente e quer disputar o Paulista o quanto antes. O Santos, porém, aguarda o desfecho positivo para conversar com o craque sobre a estreia.

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Santos prepara apresentação e tem 'reunião decisiva' por Neymar

    Expectativa do estafe de Neymar é se despedir do clube saudita até terça para assinar com o Santos inicialmente até o fim de junho

    Neymar no Al-Hilal

    Neymar no Al-Hilal (Divulgação)

    Santos está perto de anunciar o sonhado retorno de Neymar.

    O QUE FALTA?

    O Santos tem uma "reunião decisiva" com Neymar nesta segunda-feira (27). A expressão foi utilizada por uma fonte do clube à reportagem.
    🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

    Otimista pela rescisão no Al Hilal, Neymar e Neymar Pai ficaram de conversar com o Santos nesta segunda-feira (27) para acertar detalhes da vinda ao Brasil.

    A expectativa do estafe de Neymar é se despedir do clube saudita até terça para assinar com o Santos inicialmente até o fim de junho. A permanência por mais tempo dependeria do sucesso do projeto, assim como da possibilidade uma SAF.

    O astro abriu mão de valores a receber, e a negociação com o Al Hilal avançou consideravelmente nas últimas horas.

    Na conversa com o Santos, Neymar quer combinar como serão anúncio e apresentação, assim como os esquemas de logística e segurança na chegada ao Brasil. Neymar, sua família e os amigos já procuram residência na cidade.

    O planejamento é estar quarta-feira (29) no Brasil, como informou inicialmente o Diário do Peixe. A oficialização no Santos ocorreria até o fim da semana.

    O Peixe pensa em duas apresentações: uma na Vila Belmiro e outra em São Paulo, possivelmente no Pacaembu. O clube da Baixada Santista pensa em mandar o clássico contra o São Paulo, do dia 1º de fevereiro, na capital paulista, mas ainda esbarra nos problemas técnicos da Mercado Livre Arena (Pacaembu) e no fato do Corinthians atuar no mesmo dia na Neo Química Arena.

    Otimista, o Santos mobiliza seus departamentos. O Peixe já conversou com patrocinadores sobre aumento nos recebíveis, testa os sites da loja e do Sócio Rei e discutiu com a Umbro sobre aumento no estoque e lançamentos para os próximos dias.

    Oficialmente, o presidente Marcelo Teixeira prega cautela. Nos bastidores, ele e seus pares vibram pelo retorno próximo do Menino da Vila.

    Recuperado de cirurgia no joelho, Neymar treina normalmente e quer disputar o Paulistão o quanto antes. O Santos, porém, aguarda o desfecho positivo para conversar com o craque sobre a data da estreia.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcCidade

    Cidades

    Cão que serviu à PM de Goiás se aposenta após nove anos de serviço; vídeo

    Polícia Militar de Goiás (PMGO) celebrou o ingresso do cão Perseus na ‘reserva’ nas redes sociais com uma carta e um vídeo

    undefined / Reprodução

    O cão farejador Perseus, do Comando de Missões Especiais (CME), se aposentou nesta última terça-feira (3), após quase nove anos servindo ao trabalho policial. A Polícia Militar de Goiás (PMGO) celebrou o ingresso do cão Perseus na 'reserva' nas redes sociais com uma carta e um vídeo (assista acima).

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    No texto divulgado, a PM relata que chegou a hora do animal desfrutar de dias de tranquilidade após quase uma década de serviços de excelência no Batalhão de Cães.

    Foram quase 10 anos de dedicação, lealdade e resultados extraordinários, mas agora, a missão de Perseus é aproveitar a 'aposentadoria' ao lado de uma família que também o ama. O box ficará vazio, mas o legado de Perseus permanecerá em cada passo que damos!", escreveu a PM.

    Em entrevista ao POPULAR a capitão Juliana Terra que é subcomandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCÃES) disse que o animal é um Pastor Holandês que nasceu dentro do batalhão e viveu até agora servindo à sociedade goiana no combate ao crime.

    O Perseus é um cão treinado para localizar drogas, armas e munições, tendo muito destaque na localização de armas de fogo, sendo este o seu ponto forte", disse.

    Na carta aberta ao cão a CME disse que a felicidade deles transborda em saber que agora o animal está indo para um lar onde será amado também e vai poder aproveitar a sua aposentadoria, mas ao mesmo tempo o coração deles aperta em saber que ele não estará no box mais os esperando com um olhar doce e puro.

    Obrigada meu amigo, por tantas ocorrências, por tantas cadeias, drogas e armas encontradas", escreveu.

    A cumplicidade e parceria nos dias de serviço foram reconhecidas pelos policiais e o CME desejou uma boa aposentadoria ao cão farejador.

    O cão agora irá morar em uma chácara de um parente de um policial que trabalha no BPCÃES, e segundo a capitão Juliana Terra é feita uma rigorosa seleção da família que pretende adotá-los e o Batalhão continua acompanhando o animal mesmo após a adoção, afim de garantir que ele está sendo bem cuidado.

    Eles são como filhos aqui, é ruim demais essas aposentadorias; mas a gente sabe que é para o bem deles", completou a capitão.

    Cão farejador da Polícia Militar de Goiás se aposentou após quase nove anos de trabalho policial (Reprodução/Polícia Militar de Goiás)

    Cão farejador da Polícia Militar de Goiás se aposentou após quase nove anos de trabalho policial (Reprodução/Polícia Militar de Goiás)

    Você se interessou por essa matéria?

    Acessar conta

    É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.

    Criar conta gratuita

    É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.

    Assine O Popular digital

    R$ 9,90 Mensais

    Desconto para assinatura digital no primeiro mês

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana