IcEsporte

Esporte

Com 13 clubes, 3ª Divisão goiana começa em 3 de setembro

Competição terá três estreantes e nove remanescentes da edição passada, disputada em 2021

Conselho Técnico da 3ª Divisão do Campeonato Goiano

Conselho Técnico da 3ª Divisão do Campeonato Goiano (Comunicação / FGF)

Com 13 clubes na disputa, a 3ª Divisão do Campeonato Goiano começa em 3 setembro e define dois times que sobem à Divisão de Acesso de 2023. O número de participantes é recorde, o mesmo de 2019. A competição terá quatro grupos na 1ª fase.

Realizado nesta terça-feira (28), o Conselho Técnico da competição estipulou a fórmula de disputa e os grupos (três com quatro clubes e um, com três).

Grupo A: Independente de Rio Verde, Mineiros, Rioverdense e Santa Helena

Grupo B: ABD de Santo Antônio de Goiás, Guanabara City e Trindade

Grupo C: Centro Oeste, União Inhumas e Uruaçu

Grupo D: América de Morrinhos, Bela Vista e Royal de Luziânia

Segundo a Federação Goiana de Futebol (FGF), os grupos foram definidos respeitando ao máximo a regionalização.

**Leia também:

  • Seleção brasileira feminina leva virada e perde para Suécia
  • Guia das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana **
  • Entre os 13 participantes, disputaram a 3ª Divisão no ano passado: ABD, América, Bela Vista, Guanabara City, Independente, Mineiros, Rioverdense, Santa Helena e União Inhumas.

    Os três estreantes são: Centro Oeste de Senador Canedo, Royal de Luziânia e Uruaçu, que voltou a ter atividades, o que não ocorria desde os anos 1990.

    O Novo Horizonte, de Ipameri, que foi o único rebaixado na Divisão de Acesso do ano passado, está suspenso por dois anos porque desistiu do campeonato antes do início em 2021.

    Fórmula de disputa:

    1ª fase: jogos dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave

    Quartas de final: definidas no cruzamento 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º a partir da classificação geral da 1ª fase, disputadas em jogos de ida e volta. 1º, 2º, 3º e 4º colocados jogam a partida de volta como mandante

    Semifinais: cruzamento 1º x 4º e 2º x 3º a partir da classificação geral dos classificados englobando 1ª fase + quartas de final. Fase disputada em jogos de ida e volta, com o 1º e 2º colocados jogando a partida de volta como mandante

    Final: os dois finalistas garantem o acesso. A final será disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha ao longo de todo o campeonato joga a partida de volta como mandante

    Igualdade de pontos e gols nas fases mata-mata levam a decisão para os pênaltis.

    Datas:

    1ª fase: 3 de setembro a 12 de outubro

    Quartas: 16 e 23 de outubro

    Semifianis: 2 e 6 de novembro

    Final: 13 e 20 de novembro

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana

    IcEsporte

    Esporte

    Goiás faz consulta pelo atacante Anselmo Ramon

    Diretoria esmeraldina tenta contratar mais um centroavante para a disputa da Série B

    Anselmo Ramon defende o CRB desde 2022

    Anselmo Ramon defende o CRB desde 2022 (Francisco Cedrim / CRB)

    A diretoria do Goiás procurou o CRB para iniciar uma negociação pelo atacante Anselmo Ramon. O atacante de 36 anos defende o clube alagoano desde 2022 e tem 177 jogos disputados pela equipe.

    O CRB, a princípio, descarta uma transferência por empréstimo. O desejo do clube alagoano é receber uma compensação financeira por uma saída em definitivo. A informação foi divulgada pelo diretor Ari Barros, do CRB, em entrevista ao GE.globo.

    Anselmo Ramon é um jogador experiente. Ele tem passagens por clubes como Cruzeiro, Vitória, Chapecoense, jogou por anos no futebol chinês e está em sua quarta temporada pelo CRB. Foram 177 jogos pelo time alagoano, 64 gols e 19 assistências. Neste ano, foram oito gols e três assistências em 15 partidas.

    No atual elenco, o Goiás conta com Arthur Caíke, Breno Herculano e Facundo Barceló entre as opções de centroavante - Pedrinho, que tem jogado como ponta, também já atuou na função.

    O Goiás tem até o dia 11 de abril para contratar jogadores para a sequência da temporada. Essa é a data do encerramento da janela de transferências dos estaduais. O clube busca um centroavante e um meia no mercado.

    Os reforços só poderão jogar a Série B, já que o período de inscrições na Copa Verde foi encerrado em fevereiro.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    IcEsporte

    Esporte

    Volante do Vila Nova supera drama com gol na final e título do Goianão

    Igor Henrique foi o autor de um dos gols da vitória do Vila Nova por 3 a 0 sobre o Anápolis e afirma que clube vai forte para a disputa da Série B

    Igor Henrique beija a taça de campeão goiano de 2025, título que ajudou o Vila Nova a conquistar no último domingo (30) no Serra Dourada

    Igor Henrique beija a taça de campeão goiano de 2025, título que ajudou o Vila Nova a conquistar no último domingo (30) no Serra Dourada (Fábio Lima / O Popular)

    Campeão, artilheiro do time e autor de gol na final. A participação de Igor Henrique foi decisiva para o título do Vila Nova no Campeonato Goiano, que encerrou jejum de quase 20 anos do clube sem a taça. O volante desfalcou o time em algumas rodadas por causa de uma pneumonia, deu a volta por cima, quase alcançou uma meta pessoal que tinha estabelecido e celebrou o dia mais importante de sua carreira até aqui.

    Igor Henrique vestiu a camisa colorada nas últimas três temporadas. Em 2023, fez 28 jogos e sete gols, e foi peça importante na campanha do "quase acesso" na Série B. Em 2024, iniciou o ano no Água Santa e voltou ao Vila Nova, pelo qual novamente brigou por uma vaga no G4 - entrou em campo 24 vezes, com dois gols.

    Em 2025, a relevância de Igor Henrique segue. Com 13 jogos e quatro gols, todos eles marcados no Goianão, ele foi o artilheiro da equipe na competição e superou o zagueiro Bernardo Schappo, que balançou as redes três vezes.

    "Comentei com o (Júnior) Todinho que eu faria 7 gols no Campeonato Goiano. Até o segundo jogo contra o Goiás, quando eu voltei, eu faria mais um e, quando a gente fosse para a final, eu faria mais dois ou três para alcançar o que eu tinha falado. Mas consegui ajudar a minha equipe a sair campeão", disse o meio-campista ao POPULAR.

    O desfecho do Estadual foi feliz para Igor Henrique, mas a caminhada pessoal não foi fácil. O volante teve pneumonia, precisou ser hospitalizado e passou mais de duas semanas sem atuar, desfalcando o Vila Nova nas quartas de final e na partida de ida da semi. Ele ficou com medo de não poder jogar mais, e o apoio de família e amigos foi primordial.

    Depois de entrar no 2º tempo do jogo de volta da semifinal, Igor Henrique foi titular na ida da decisão. Quando o Anápolis fez dois gols, ele já tinha sido substituído. Na partida de volta, o volante jogou novamente como titular e fez o segundo gol da vitória por 3 a 0 sobre o Galo da Comarca, que carimbou o título vilanovense no Estadual.

    "É o (gol) mais importante da minha carreira, pelas circunstâncias. O clube 20 anos sem ganhar, diante da torcida, 50 anos de Serra... poder marcar um gol no Serra Dourada, foi o gol mais bonito e importante da minha carreira", disse.

    Como Ralf, que declarou após o apito final que aquele era o título mais importante de sua carreira, que inclui conquistas de Mundial, Libertadores, Brasileirão e Paulistão, Igor Henrique também comentou que o Goianão foi o mais relevante para ele, por tudo que aconteceu. Ficará marcado para o resto de sua vida e superou as conquistas de Série B (pelo Fortaleza), Série C (pelo Ituano) e Série D (pelo Mirassol).

    O volante ainda "cobrou" o presidente Hugo Jorge Bravo e falou que o elenco de 2025 precisa ter uma foto pendurada nas imediações do clube, após a foto do título de 2005 ter servido como motivação.

    De acordo com Igor Henrique, boa parte dos méritos da conquista colorada é da torcida, que lotou o Serra Dourada mesmo com o time em desvantagem que nunca havia sido revertida antes em finais diretas de Goianão.

    "Foi bom receber a torcida, chegando no estádio, recepção calorosa. Descemos do ônibus e fomos a pé para os vestiários. É gratificante. Vamos trabalhar mais para poder conquistar o acesso para a Série A porque essa torcida merece."

    O Vila Nova agora se prepara para a disputa da Série B. Elenco e comissão técnica ganharam folga nestas segunda (31) e terça (1º) e retornam às atividades na quarta-feira (2). No próximo sábado (5), às 18 horas, o Tigre visita o Coritiba pela rodada de estreia da Segundona.

    Para Igor Henrique, a Série B de 2025 terá um estilo parecido com a edição de 2023, em que não havia nenhum clube dos considerados "12 grandes". O volante espera equilíbrio da primeira à última rodada.

    "Tem que somar pontos fora de casa. No ano passado, ganhamos muito dentro de casa e perdemos fora. Vamos focados para essa competição em busca do objetivo no final do ano", projetou.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    IcEsporte

    Esporte

    Igor Cássio, atacante do Anápolis, é eleito o melhor jogador do Goianão 2025

    Finalistas dominam seleção do Estadual, que também tem o técnico do Anápolis premiado

    Igor Cássio, atacante do Anápolis

    Igor Cássio, atacante do Anápolis (Diomício Gomes / O Popular)

    O atacante Igor Cássio, do Anápolis, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Goiano de 2025 em votação coordenada pela Federação Goiana de Futebol (FGF). Na votação, opinaram jornalistas de variados veículos de imprensa.

    O Goianão foi definido no último domingo (30) com o título do Vila Nova, que encerrou jejum de quase 20 anos sem o troféu do Estadual, e vice do Anápolis, que termina a competição como Campeão do Interior.

    O craque do Goianão foi o artilheiro da competição e marcou seis gols em 15 jogos. Igor Cássio ficou fora do jogo de volta da final do Goianão por ter se machucado durante o aquecimento.

    Os prêmios individuais do Estadual foram revelados durante festa realizada no Palácio das Esmeraldas, na noite desta segunda-feira (31).

    A seleção do Goianão foi quase toda dominada pelos finalistas, o campeão Vila Nova e o vice Anápolis. Foram cinco atletas de cada um.

    O Tigre colocou na seleção os zagueiros Tiago Pagnussat e Bernardo Schappo, o lateral esquerdo Willian Formiga e os volantes João Veira e Igor Henrique.

    O Galo da Comarca teve eleitos o goleiro Paulo Henrique, o lateral direito Fábio, o volante Samuel Michels, o meia Ariel e o atacante Igor Cássio.

    O único jogador que não é de nenhum dos dois finalistas e integra a seleção do campeonato é o atacante Willian Pottker, do Atlético-GO.

    O melhor técnico foi Ângelo Luiz, do Anápolis.

    SELEÇÃO DO GOIANÃO

    Goleiro: Paulo Henrique (Anápolis)
    Lateral direito: Fábio (Anápolis)
    Zagueiro: Tiago Pagnussat (Vila Nova)
    Zagueiro: Bernardo Schappo (Vila Nova)
    Lateral esquerdo: Willian Formiga (Vila Nova)
    Volante: Samuel Michels (Anápolis)
    Volante: João Vieira (Vila Nova)
    Meia: Igor Henrique (Vila Nova)
    Meia: Ariel (Anápolis)
    Atacante: Willian Pottker (Atlético-GO)
    Atacante: Igor Cássio (Anápolis)

    Técnico: Ângelo Luiz (Anápolis)

    Craque do Goianão: Igor Cássio (Anápolis)
    Revelação do Goianão: Kadu (Anápolis)

    Melhor árbitro: Wilton Pereira Sampaio
    Melhor assistente: Bruno Pires

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    IcEsporte

    Esporte

    Lesionado, Emerson Urso celebra título do Vila Nova fora de campo e projeta retorno

    Atacante era titular absoluto no ataque colorado antes de romper o tendão de Aquiles

    Emerson Urso, de muletas, comemora título do Goianão ao lado dos companheiros

    Emerson Urso, de muletas, comemora título do Goianão ao lado dos companheiros (Diomício Gomes / O Popular)

    O atacante Emerson Urso não pôde ajudar o Vila Nova dentro de campo, mas celebrou o título do Campeonato Goiano fora dos gramados. Lesionado após romper o tendão de Aquiles, o jogador projetou o retorno daqui a quatro meses e falou sobre a relevância da conquista colorada no Estadual.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    "É uma importância muito grande. O Vila Nova não pode ficar quase 20 anos sem levantar um título goiano. Sabemos da grandeza desse time, que merece estar em um patamar alto. Essa torcida, a festa que faz aqui, lota o estádio. Merecem ser campeões", opinou Emerson Urso.

    Leia também

  • Volante do Vila Nova revela "combustível" e diz que jogador do Anápolis falou "abobrinha": "Calamos a boca deles"
  • Sem poder atuar desde o dia 27 de fevereiro, quando se lesionou no aquecimento do jogo contra a Inter de Limeira pela 1ª fase da Copa do Brasil, Emerson Urso contou ao POPULAR que, enquanto assistia à partida decisiva contra o Anápolis no Serra Dourada, ele começou a roer a unha e ficar agoniado - bateu até o desespero na reta final.

    "Muita gente desacreditou que poderíamos reverter esse placar (Anápolis venceu por 2 a 0 no jogo de ida), mas nossos jogadores dentro de campo, a direção, não. O que a torcida fez hoje (domingo, 30) mostra que eles acreditavam no nosso potencial e que poderíamos fazer essa virada. Realmente aconteceu, com a ajuda deles", comentou.

    Em 2025, Emerson Urso tem oito jogos e um gol marcado, contra o Atlético-GO, em chute de antes do meio-campo na vitória por 3 a 1 pela 1ª fase do Goianão. A expectativa é de que o atacante volte a ficar disponível no Vila Nova entre julho e agosto.

    Newsletter

    Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

    Notícias do Atlético

    Notícias do Goiás E. C.

    Notícias do Vila Nova

    Destaques do Impresso

    Podcast Giro 360

    Economia Goiana

    Edição de Domingo

    Crônicas da Semana