IcEsporte

Esporte

Corinthians supera Santos sem Neymar e volta à final do Paulista após cinco anos

Timão agora aguarda o confronto entre Palmeiras e São Paulo, na segunda-feira às 21h35 (horário de Brasília), no Allianz Parque, para conhecer o adversário na decisão

Folhapress
Yuri Alberto marcou o 5º gol dele contra o Santos na carreira

Yuri Alberto marcou o 5º gol dele contra o Santos na carreira (Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Sem contar com Neymar, fora da partida devido a dores na coxa esquerda, o Santos foi superado pelo Corinthians na noite deste domingo (9) por 2 a 1, com o time do Parque São Jorge assegurando seu retorno à final do Campeonato Paulista após cinco anos.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O primeiro gol do jogo saiu logo aos 11 minutos de partida, com o atacante Yuri Alberto escorando para o fundo das redes após cruzamento certeiro de Memphis Depay.

Sem poder contar com seu camisa 10, o Santos teve dificuldades para criar jogadas no meio e chegar com perigo ao gol de Hugo Souza.

Em uma das primeiras jogadas da equipe praiana no campo do adversário, o centroavante Tiquinho Soares aproveitou cobrança de escanteio de Guilherme e fez de cabeça no fim da primeira etapa.

Logo aos 10 da etapa complementar, saiu o segundo do Corinthians dos pés de Garro, que recebeu passe do estreante Angileri dentro da grande área e acertou um belo chute no ângulo, sem chance de defesa para o goleiro Gabriel Brazão.

A partida aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo fato de o alvinegro ter a melhor campanha durante a fase de grupos, e foi acompanhada por cerca de 48 mil torcedores.

O Corinthians agora aguarda o confronto entre Palmeiras e São Paulo, na segunda-feira às 21h35 (horário de Brasília), no Allianz Parque, para conhecer o adversário na decisão.

A última vez em que o time do Parque São Jorge havia alcançado a final do estadual foi em 2020, quando acabou superado pelo Palmeiras.

O último título veio no ano anterior, com vitória sobre o São Paulo na decisão.

Os comandados de Ramón Díaz buscam ampliar a hegemonia do Corinthians como o maior vencedor do Paulista. São 30 títulos té aqui. Em seguida vem o Palmeiras, atual tricampeão, com 26 taças levantadas, e São Paulo e Santos, com 22 cada.

Em 2025, o Corinthians vive um ano de altos e baixos. Tem, de longe, a melhor campanha do Campeonato Paulista. Na primeira fase, em doze partidas, venceu oito, empatou três e perdeu só uma --o clássico para o São Paulo, por 3 a 1.

Um dos destaques da equipe, o holandês Memphis Depay foi convocado para sua seleção, o que não acontecia desde a Eurocopa do ano passado. O comandante da seleção europeia, Ronald Koeman, chegou a vir ao Brasil para acompanhar os treinos do atleta de 31 anos no Corinthians.

Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto têm sido os principais destaques da equipe do meio para a frente. O time também contou com os gols de Talles Magno, artilheiro do Corinthians no estadual com cinco gols, para obter a boa campanha, que lhe dá o direito de jogar a segunda partida da decisão em casa. Os dois jogos da decisão estão previstas para os dias 16 e 27 de março.

A equipe, entretanto, tem tido dificuldades na pré-Libertadores. No primeiro mata-mata, sofreu para eliminar o modesto Universidad Central, da Venezuela. Na partida de ida, empate por 1 a 1 em Caracas; na Neo Química Arena, vitória suada, por 3 a 2, que veio só no fim do jogo.

Na fase seguinte, contra o Barcelona-EQU, o Corinthians tomou 3 a 0 na primeira partida, em Guayaquil, e houve relatos de cobranças e discussões no vestiário após a partida. A equipe agora busca a virada na próxima quarta-feira (12), às 21h30, em Itaquera.

A vitória deste domingo contra o Santos pode dar algum alívio para Ramón Diaz ter um pouco mais de tranquilidade para preparar a equipe no início da semana para a importante disputa contra o time equatoriano que vale vaga na fase de grupos da Libertadores.

Na segunda semifinal do Paulista, ainda que o Palmeiras tenha tido uma campanha superior à do São Paulo e a terceira melhor do campeonato ---com seis vitórias, cinco empates e uma derrota, marcando 23 pontos---, a equipe de Abel Ferreira sofreu para passar da primeira fase do torneio.

O alviverde terminou o seu grupo em segundo lugar, atrás do São Bernardo, e a vaga só veio na última rodada, em triunfo por 3 a 2 sobre o Mirassol, com o gol da vitória vindo já no fim da partida.

Nas quartas de final, porém, contra o próprio São Bernardo, vitória tranquila, por 3 a 0, no ABC Paulista.

Para a partida contra o São Paulo, o Palmeiras deve ter a estreia de sua principal contratação da temporada, o atacante Vitor Roque, que estava no Bétis, da Espanha. Destaque pelo Athletico-PR há duas temporadas, o atacante de 20 anos não conseguiu se firmar no Barcelona e, agora, depois de empréstimo para o time de Sevilla, volta em definitivo para o Brasil para tentar retomar as atuações de destaque.

Do outro lado, o São Paulo, que tem como destaques Lucas e Oscar, vive uma temporada regular, mas sem brilho. Terminou a fase de grupos na liderança de seu grupo, com 19 pontos, com um futebol que nem sempre agradou o torcedor e pôs alguma pressão sobre o técnico argentino Luis Zubeldía. Foram cinco vitórias, quatro empates e três derrotas durante a disputa. Nas quartas de finais, em outra apresentação ruim, a equipe superou o Novorizontino por 1 a 0, no Morumbi.

Quando Palmeiras e São Paulo se enfrentaram pela fase de grupos, também no Allianz, o resultado foi 0 a 0.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS : Hugo Souza, Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri (Matheus Bidu); Raniele (Alex Santana), José Martínez, Carrillo (Breno Bidon) e Rodrigo Garro (Ryan); Memphis Depay e Yuri Alberto (Romero) Técnico : Ramón Díaz

SANTOS : Gabriel Brazão, JP Chermont (Léo Godoy), Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo (Barreal) e Soteldo (Deivid Washington); Thaciano (Rollheiser), Guilherme e Tiquinho Soares. Técnico : Pedro Caixinha

Local : Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Público total : 48.046
Renda : R$ 3.469.727,00

Árbitro : Matheus Delgado Candançan
Assistentes : Neuza Ines Back e Evandro de Melo Lima
VAR : Adriano de Assis Miranda

Cartões amarelos: Angileri e José Martínez (COR); Gil (SAN)
Cartões vermelhos: Zé Ivaldo e Escobar (SAN)

Gols : Yuri Alberto (COR), aos 12', e Tiquinho Soares (SAN), aos 38'/1ºT; Rodrigo Garro (COR), aos 10'/2ºT

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Perto da volta, Neymar participa de jogo-treino do Santos contra Água Santa

Camisa 10 deve estar à disposição do Peixe contra o Fluminense, domingo, no Maracanã

Neymar durante jogo-treino contra o Água Santa

Neymar durante jogo-treino contra o Água Santa (Raul Baretta/ Santos)

Neymar participou do jogo-treino desta quinta-feira (10) entre Santos e Água Santa no CT Rei Pelé e mostrou que está perto de voltar a jogar pelo Peixe após mais de um mês.

O astro esteve em campo no jogo-treino contra o Água Santa. Ele participou do momento onde a equipe estava com os reservas.

O camisa 10 teve um edema na coxa esquerda e depois passou por processo individualizado de reequilíbrio e fortalecimento muscular para evitar novas lesões.

Neymar deve estar à disposição do Peixe contra o Fluminense, domingo (13), no Maracanã. Ser titular ou não dependerá do desempenho nos próximos treinamentos.

O técnico Pedro Caixinha fez alguns testes nesse jogo-treino, como Gil e Luan Peres na dupla de defesa, João Schmidt e Diego Pituca no meio-campo e Thaciano e Rollheiser juntos no ataque.

Soteldo, com desconforto muscular na coxa, continuou o tratamento e não foi a campo.

Aderlan, recuperado de cirurgia no joelho, foi testado nesse jogo-treino e está perto de ficar à disposição.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Neymar é 'batizado' e faz primeiro treino completo no Santos após um mês

Camisa 10 está recuperado de um problema muscular na coxa esquerda e deve ser relacionado para o jogo contra o Fluminense

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar no CT Rei Pelé

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar no CT Rei Pelé (Raul Baretta/ Santos FC)

Neymar voltou a fazer um treino completo pelo Santos após um mês. O camisa 10 foi a campo e trabalhou normalmente com os companheiros na manhã desta terça-feira (8), no CT Rei Pelé. Ele estará à disposição diante do Fluminense, domingo, no Maracanã.

O astro passou por período de reequilíbrio e fortalecimento muscular após lesão na coxa esquerda. O Peixe vê o atleta 100% fisicamente agora. Ele sentiu o problema muscular no dia 6 de março.

Neymar passou pelo corredor polonês antes do treino começar. Foi uma espécie de comemoração pelo retorno do camisa 10.

A imprensa foi liberada para ficar no CT por cerca de 30 minutos e viu um Neymar desenvolto e aparentemente muito feliz com a recuperação. Ele fez embaixadinhas, tentou canetas e até dançou no aquecimento.

Ele fez o aquecimento, depois esteve no bobinho e passou para o treino de finalizações, onde teve a possibilidade de "testar" a coxa.

O circuito foi feito para as finalizações com a perna esquerda, onde houve a lesão de Neymar. Os jogadores trocavam passes até deixar o companheiro na cara do gol.

Neymar só finalizou com mais força quando o goleiro João Paulo falou: "Agora é à vera". Ele falou "pega lá, então" e acertou o travessão.

Na maior parte das finalizações, Neymar chutou com cautela, normalmente rasteiro. Ele teve bom aproveitamento e fez seu gol.

A imprensa saiu quando o técnico Pedro Caixinha preparava um coletivo em campo reduzido, com a participação de Neymar. Os titulares do empate com o Bahia deixaram o campo mais cedo.

Aderlan, recuperado de cirurgia no joelho, também fez normalmente o trabalho de finalizações e está perto de ficar à disposição.

Soteldo, de acordo com a assessoria de imprensa do Santos, fez um trabalho de recuperação na academia e, por isso, não foi a campo.

O treino também será parcialmente aberto para a imprensa na quarta e sexta-feira. A atividade de quinta será totalmente fechada.

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

Memphis provoca CBF e critica regra contra subir na bola: 'Aviso bobo'

Entidade orientou árbitros a punir quem subir na bola com os pés durante partidas

Memphis subiu em cima da bola durante a final do Paulistão contra o Palmeiras

Memphis subiu em cima da bola durante a final do Paulistão contra o Palmeiras (Divulgação / @Memphis / X (antigo Twitter))

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, alfinetou a CBF na manhã deste domingo (6) e voltou a detonar a orientação passada pela entidade aos árbitros para punir quem subir na bola com os pés durante partidas.

Memphis primeiro postou uma foto sua subindo na bola na final do Paulistão, marcando o perfil da CBF. O camisa 10 corintiano ainda cutucou a entidade escrevendo "Bom dia" com um emoji da bandeira do Brasil.

Depois, o atacante holandês criticou novamente a nova regra: "Aviso bobo". Ele disse que veio ao Brasil para "vivenciar o joga bonito", cobrou que os jogadores não sejam limitados em campo e pediu foco dos dirigentes em melhorar o esporte.

"Eu vim ao Brasil para também vivenciar o 'Joga bonito' em primeira mão, mas agora a CBF anunciou ontem que nenhum jogador pode ficar em cima da bola ou receberá um cartão amarelo. Isso foi decidido depois que eu subi na bola por alguns segundos na última final do Paulistão", disse Memphis.

O jogador holandês ainda continuou. "Não que seja um fator tão importante no futebol, mas não vejo o problema disso. O futebol brasileiro está crescendo? e merece visibilidade global! Há muito talento aqui. A alegria e a paixão na forma de nos expressarmos em campo não devem ser limitadas. Então eu realmente me pergunto como é a diretoria da CBF... Quem está decidindo o futuro deste lindo país do futebol?"

"Vamos nos concentrar em quais regras podem melhorar o esporte e focar no lado comercial do futebol, o que beneficia os clubes, os fãs e os jogadores, em vez desses anúncios bobos", completou Memphis, nas redes sociais.

Crítica na beira do campo
Memphis já havia reclamado no sábado sobre a nova regra da CBF após sua atuação de gala na vitória do Corinthians sobre o Vasco. O ofício da entidade máxima do futebol brasileiro foi noticiado poucas horas antes de a bola rolar na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão.

"Feliz com o jogo, meu gol assistência. Não sei o que o VAR fez, acho que no 1º tempo o VAR devia ter checado o [lance do] meu tornozelo, foi uma falta clara para vermelho, mas em vez disso preferem fazer regras sobre não subir na bola", disse Memphis Depay, ao Prime Video.

"O Brasil é o país do futebol, não? Se continuarmos assim com dirigentes, de quem decide futebol, estamos fazendo as coisas erradas. Quero deixar claro: o Brasil é um país e que joga futebol, e futebol não joga só com os pés, também com a mente. [Eles] têm que fazer melhor trabalho", comentou Emiliano Díaz.

Nova regra da CBF
A CBF enviou um ofício a todas as federações e clubes filiados informando que orientou os árbitros a punirem com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola com os dois pés durante partidas, além de marcar tiro livre indireto a favor da equipe adversária.

"A Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada [jogador subir na bola com os dois pés], deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrado no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo", informou a CBF, em ofício enviado ontem a clubes e federações.

A CBF afirmou que tal provocação causa "transtorno e confrontos generalizados" nas partidas, além de oferecer risco de lesão para o jogador e prejudicar a imagem do esporte. A entidade também disse que o "comportamento específico" é passível de punição por desrespeito ao jogo e ser classificado como conduta antidesportiva.

"Um tema em evidência que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando a imagem do esporte. Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas", finalizou a CBF, em ofício.

O movimento polêmico não é novidade no futebol brasileiro, mas só foi enquadrado como conduta antidesportiva agora. Em 2023, Soteldo subiu na bola durante a vitória do Santos sobre o Vasco, pelo Brasileirão. Após o ato, vascaínos foram tirar satisfação com o venezuelano, assim como ocorreu com palmeirenses depois da atitude de Memphis, em março.

Veja a íntegra do ofício
"Prezados presidentes [das federações]

Servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional.

Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.

Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.

Senão vejamos:

Infrações por conduta antidesportiva:

Há diferentes circunstância em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais:

- Mostrar falta de respeito pelo futebol.

Desde modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrado no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo."

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana

IcEsporte

Esporte

CBF ajusta regra e punirá com cartão amarelo jogadores que subirem na bola

Entidade afirmou que tal provocação causa "transtorno e confrontos generalizados" nas partidas, além de oferecer risco de lesão para o jogador e prejudicar a imagem do esporte

Memphis subiu na bola durante a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras

Memphis subiu na bola durante a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras (Reprodução / Youtube)

A CBF enviou um ofício a todas as federações e clubes filiados informando que orientou os árbitros a punirem com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola com os dois pés durante partidas, além de marcar tiro livre indireto a favor da equipe adversária.

"A Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada [jogador subir na bola com os dois pés], deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrado no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo", disse a CBF, em ofício enviado ontem a clubes e federações.

A CBF afirmou que tal provocação causa "transtorno e confrontos generalizados" nas partidas, além de oferecer risco de lesão para o jogador e prejudicar a imagem do esporte. A entidade também disse que o "comportamento específico" é passível de punição por desrespeito ao jogo e ser classificado como conduta antidesportiva.

"Um tema em evidência que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando a imagem do esporte. Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas", apontou o CBF, em ofício.

O gesto de subir na bola voltou à tona com Memphis Depay, do Corinthians, durante a final do Paulistão contra o Palmeiras. Na reta final do jogo de volta, o atacante holandês fez o movimento perto da linha de fundo e gerou uma confusão em campo.

O movimento polêmico não é novidade no futebol brasileiro, mas só foi enquadrado como conduta antidesportiva agora. Em 2023, Soteldo subiu na bola durante a vitória do Santos sobre o Vasco, pelo Brasileirão. Após o ato, vascaínos foram tirar satisfação com o venezuelano.

Veja a íntegra do ofício
"Prezados presidentes [das federações]

Servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional.

Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.

Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.

Senão vejamos:

Infrações por conduta antidesportiva:

Há diferentes circunstância em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais:

- Mostrar falta de respeito pelo futebol.

Desde modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrado no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo."

Newsletter

Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.

Notícias do Atlético

Notícias do Goiás E. C.

Notícias do Vila Nova

Destaques do Impresso

Podcast Giro 360

Economia Goiana

Edição de Domingo

Crônicas da Semana