Embalado após os bons resultados recentes na temporada, o Vila Nova busca manter uma série invicta e o aproveitamento perfeito como mandante na Série B. Na noite desta sexta-feira (25), a partir das 21 horas, o Tigre recebe a Chapecoense no OBA, pela 5ª rodada da Segundona, com a intenção de manter um tabu que ultrapassa a marca de uma década.
(Confira, no final do texto, onde assistir, escalações prováveis e preços dos ingressos)
Depois de começar mal a Série B de 2025, com uma derrota fora de casa contra o Coritiba (1 a 0), o Vila Nova está há três jogos invicto. Nesse período, o time venceu o Paysandu (1 a 0) no Serra Dourada, empatou com o Goiás (2 a 2) na Serrinha e superou o Botafogo-SP (2 a 0) no retorno ao Onésio Brasileiro Alvarenga.
Com 100% de aproveitamento como mandante na Série B, o Vila Nova busca mantê-lo. Na tabela de classificação da Segundona, o Tigre iniciou a 5ª rodada em 7º lugar, com 7 pontos, e tem o objetivo de entrar no G4. A Chapecoense, por sua vez, começou a semana em 10º, com 6 pontos, e também planeja se aproximar do pelotão de cima.
🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp
O técnico colorado Rafael Lacerda tem uma boa notícia para a partida. O lateral direito Elias, expulso no clássico contra o Goiás por comemorar o gol de empate do Vila Nova com as mãos nas orelhas, volta de suspensão e retoma a titularidade das mãos de Igor Inocêncio. Essa é a única mudança assegurada na formação inicial alvirrubra, que tem algumas dúvidas entre o meio e o ataque.
Por outro lado, os desfalques seguem os mesmos. O goleiro Kozlinski, o lateral direito Lucas Sena, o zagueiro Marcondes, o lateral esquerdo Eric Davis, e os atacantes Emerson Urso e Guilherme Parede estão indisponíveis por questões físicas.
Leia também
Técnico do Vila Nova quer repetir última atuação e avalia união do elenco
O treinador Gilmar Dal Pozzo vive situação inversa na Chapecoense. Pela primeira vez nesta Série B, ele terá todo o elenco à disposição para uma partida. Isso porque o atacante Marcinho, que havia sofrido uma lesão muscular na região do adutor da coxa direita, volta a ser opção no time catarinense e pode ser relacionado.
Como o Vila Nova, a Chapecoense está embalada na temporada. A equipe escorregou nas duas primeiras rodadas da Segundona ao perder em sequência para CRB (1 a 0), fora de casa, e Coritiba (2 a 1), dentro de casa. Porém, a Chape se recuperou ao vencer o Paysandu (2 a 0), como visitante, e o Athletic-MG (1 a 0), como mandante, após mudanças promovidas por Gilmar Dal Pozzo na formação e no sistema de jogo.
Retrospecto
A questão é que, historicamente, os ventos costumam soprar a favor do Vila Nova no embate contra a Chapecoense. Os clubes já se enfrentaram oito vezes no retrospecto até hoje. A única vez em que a Chape saiu de campo triunfante foi justamente no primeiro encontro entre eles, pela Série C de 2012, quando os catarinenses ganharam por 3 a 2 na Arena Condá.
De lá para cá, o Vila Nova conseguiu instaurar uma freguesia contra o alviverde. Com quatro vitórias e três empates no recorte, o Tigre sustenta uma invencibilidade de sete jogos e que já dura 13 anos. Pela Série B de 2024, os goianos triunfaram por 3 a 2 no OBA e empataram em 1 a 1 na Arena Condá. Em Goiânia, o colorado jamais foi derrotado pelos adversários.
O confronto encerrará a sequência do Vila Nova na capital, que começou no clássico contra o Goiás na Serrinha. Depois disso, a equipe terá de mudar a chave, pois enfrentará o Cruzeiro na semana que vem pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro Série B - 5ª rodada
Jogo: Vila Nova x Chapecoense
Data: 25/04/25
Horário: 21 horas
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)
Onde assistir: ESPN e Disney+
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Vila Nova: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Arilson e Jean Mota (Igor Henrique); Júnior Todinho (Diego Torres), Gabriel Poveda e Facundo Labandeira. Técnico: Rafael Lacerda.
Chapecoense: Léo Vieira; Bruno Leonardo, Victor Caetano, João Silveira e Maílton; Bruno Matias, Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Walter Clar, Ítalo e Mário Sérgio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Ingressos: 90 reais (Setor A e Visitantes) e 60 reais (Setor B); meia-entrada para torcedores com a camisa do Vila Nova