O perfil do comprador de picapes no Brasil está mudando, e de forma acelerada. Se, por décadas, esse tipo de veículo foi associado quase que exclusivamente ao uso rural, à fazenda e ao trabalho pesado, o que se vê agora é um movimento claro de urbanização: consumidores que vivem em grandes centros, têm perfis mais jovens e exigem conforto, conectividade e estilo. E as montadoras não estão ignorando essa transformação. Dados recentes mostram que o segmento de picapes vem apresentando bons resultados. Em maio de 2025, o total de unidades emplacadas no Brasil chegou a 40.178, alta de 12,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Ainda em 2024, os rankings mostram que modelos como a Fiat Strada se mantêm líderes entre as picapes pequenas, com 144.684 unidades vendidas no ano. Além do volume, estudos acadêmicos já apontavam que “a minoria do público das picapes médias está ligada diretamente à utilização como ferramenta de trabalho no campo” e que o “perfil do comprador é urbano, que utiliza o veículo na cidade e tem a picape como meio de transporte principal”.