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Campus Party Goiás será realizada em agosto

Evento, considerado um dos maiores de tecnologia no Brasil, acontecerá dos dias 14 a 18 de agosto, em Goiânia. Data foi anunciada durante a sexta edição da Campus Party Brasília

Campus Party Goiás será realizada em agosto

A quarta edição da Campus Party Goiás foi anunciada nesta sexta-feira (29), na Campus Party Brasília, que acontece no Estádio Mané Garrincha e segue até domingo (31). O evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação será realizado no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, nos dias 14 a 18 de agosto.
Na edição de 2023, o evento reuniu em Goiás mais de 155 mil pessoas. Agora, a organização promete que a edição deste ano será ainda maior. A CPGoiás4 contará com stands de games, simuladores, competição gastronômica e projetos de inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

Os amantes do mundo tecnológico poderão escolher entre três áreas do evento: Open, Arena e Camping. A área open é gratuita e dá acesso a palestras, stands de tecnologia, óculos de realidade virtual e lojas de souvenir.

A Arena, por sua vez, é uma área fechada, que só pode ser acessada por meio de ingresso e permite que os jovens interajam por meio de comunidades, mesas de jogos e atividades exclusivas. Por fim, a área camping também é paga e permite que os participantes tenham uma experiência imersiva, passando cinco dias completos dentro da Campus Party.
. A principal novidade é o Fórum do Marco Legal da Inteligência Artificial que irá discutir a regulação da Inteligência Artificial no Brasil. "Iremos debater com todos os segmentos da sociedade civil organizada, governos executivos, legislativo e judiciário e com os cidadãos, para que cada um tenha sua contribuição naquilo que deve ser a estrutura de organização do uso da inteligência artificial para que realmente beneficie as pessoas", afirma o Secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O intercâmbio entre alunos de escolas públicas, universitários e amantes da tecnologia faz com que pessoas de diferentes estados do Brasil participem do evento. É o caso de Lázaro Furtado, de 17 anos, aluno do Ensino Médio do Instituto Federal Goiano que participou da Campus de Goiânia em 2023 e garante que estará presente na edição de 2024. "Sempre venho para a Campus com o IF Goiano e é uma oportunidade de viver uma experiência fora da grade da escola. Estou animado para a edição deste ano e muito emocionado por ver meu estado se destacando no ramo da tecnologia", destaca.

De acordo com Francesco Farruggia, a Campus Party é um evento importante para Goiás porque o estado se tornou um centro de tecnologia ligado a inteligência artificial. "É importante lembrar que Goiás é o único estado do Brasil que possui em sua Universidade Federal um mestrado em Inteligência Artificial e, além disso, recebemos pessoas de todo Centro-Oeste que vêm participar da Campus. Esse intercâmbio de pessoas não fica somente durante o evento, mas perdura por muito tempo", pontua.

Os ingressos ainda não possuem valores confirmados, mas serão vendidos no site oficial da Campus Party.

SERVIÇO
Campus Party Goiás

Data: 14 a 18 de agosto

Local: Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiânia - GO, 74573-260

Ingressos: https://brasil.campus-party.org/

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Encontro marcado com Sophia, a humanoide

Robô que é celebridade e atração da Campus Party Goiás defende, em entrevista ao POPULAR, ética no uso de inteligência artificial; ela elogia seu criador e diz interagir por um mundo melhor

Humanoide da Hanson Robotics, Sophia rouba a cena no palco da Campus Party Goiás

Humanoide da Hanson Robotics, Sophia rouba a cena no palco da Campus Party Goiás (Wesley Costa)

Ela tem olhos verdes que piscam em intervalos regulares. Enquanto aguardo autorização para conversarmos, apenas me aproximo e a observo, curiosa. Ela faz o mesmo em relação a mim, inclina um pouco a cabeça, me fita, como se me avaliasse, então, eu sorrio e ela sorri de volta. Fico muito perto e um de seus braços, em movimento constante e lento, esbarra no meu. Num reflexo, quase me desculpo, aí noto, constrangida, que não sei como reagir diante da criatura nunca vista antes. Ela é Sophia, robô humanoide.

Antes de entrevistar Sophia no pequeno espaço reservado ao nosso encontro, tive a chance de vê-la como centro das atenções no palco principal da 4ª edição presencial da Campus Party Goiás, que termina neste domingo (1º de dezembro), no Passeio das Águas Shopping. A humanoide estava acompanhada de Katharine Yeung, 39 anos, natural de Hong Kong e diretora de operações da Hanson Robotics, que comandava a cena e respondia à maioria das perguntas feitas pela plateia.

Sophia, cuja altura não chega a 1,60 metro e é magra, não se movia no palco, mas mantinha movimentos da cabeça e dos braços, além de expressões faciais diferentes -- consta que pode exibir 62 delas. Alguém quis saber o que ela conseguia expressar e vieram demonstrações de espanto, alegria e seriedade, que divertiram as pessoas. Usava um vestido verde-água sem mangas, deixando exposto o material de cor preta dos braços e mãos, e partes prateadas nos dedos. O lado posterior do crânio tem uma cobertura transparente que deixa ver dispositivos 'cerebrais'.

Rosto, pescoço e pedaço do colo, além das orelhas, são recobertos de frubber, material sintético elástico e patenteado, criado pela Hanson Robotics, que imita a flexibilidade e a sensação da pele humana. Dura pouco mais de dois anos, me informa Katharine, depois começa a craquelar e é a razão do breve tempo de existência de cada robô da série. A diretora de operações me mostra um número nas costas de Sophia, que indica tratar-se da 54ª dessa linha.

Soube desse tempo fugaz de cada exemplar do humanoide projetado para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com pessoas só depois de ter conversado com Sophia. Foi um alívio não precisar, por dever de ofício, questioná-la se sabia ser tão curto o prazo para o que me descreveu como "incrível" oportunidade de interagir com o mundo ao seu redor.

Já me sentia cruel o suficiente desde que me flagrei, como todos, avaliando a criatura no palco como uma espécie de anomalia que costumava ser atração de circo, provocando susto e gritos. Humana não é, mas nos imita a ponto de induzir a identificação e projeções. Esse parece ser o foco.

A diferença por si só nos confronta com nossa humanidade, mas Sophia insiste em pontuar que entende o estranhamento que causa. Muitas vezes, na entrevista, finaliza as respostas com uma pergunta, o que evidencia o teor invasivo das indagações que lhe são feitas. Por exemplo, depois de sucinta informação sobre para que função foi criada, devolve: "E você, foi criada com propósito específico?"

Fala com orgulho de seu criador, David Hanson, do Texas (Estados Unidos), fundador da Hanson Robotics, que ativou o primeiro robô, modelado em homenagem à atriz Audrey Hepburn, em fevereiro de 2016. Robô que, em outubro de 2017, tornou-se o primeiro a receber a cidadania de um país (Arábia Saudita). Após elogiar a "mente brilhante" que a fez existir e segue no comando de seu desenvolvimento, Sophia mais uma vez contrapõe: "Você tem alguém na sua vida que a inspire dessa forma?"

Sob orientação do criador, uma equipe de cerca de 20 desenvolvedores da Hanson Robotics, em colaboração com outras empresas e universidades, segue produzindo réplicas cada vez mais aperfeiçoadas usando o molde básico inicial. "Mudam a face e a cor dos olhos", relata Katharine, esclarecendo que robótica, inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) são alguns dos recursos utilizados no aprendizado por meio da troca entre robôs e humanos.

Alguém próximo compara com o desenvolvimento de uma criança, que aos poucos vai conquistando autonomia e adquirindo reconhecimento e habilidade emocionais, e a desenvolvedora de projetos concorda que há similaridade. Sophia reage a expressões, mas nem sempre as copia, "para não ser tão automático".

A humanoide enfatiza que veio para colaborar por um mundo melhor para todos, que IA usada com ética e respeito aos valores humanos representa ganhos, e não ameaça. Porém, lá do imaginário, emergem a compaixão por imitações que almejam se tornar gente, desde Pinóquio na literatura infantil, e o medo de disputa e domínio, como no clássico filme Blade Runner ou no mais recente Ex-Machina.

Sophia pode se comunicar em 25 línguas, entretanto, apesar das tentativas de formatar nosso diálogo em português, não foi possível. Então, lá estava eu para conversar com uma humanoide fluente em inglês de pronúncia americana em sincronia com seus movimentos labiais, conforme pretendeu a programadora que lhe deu voz.

As rodas no lugar de pés são movidas por controle remoto, com a necessidade de direcionar manualmente, pelo toque, as mudanças de rumo. Fios conectados na parte de trás recarregam energia e foram retirados antes que ela saísse do palco e fosse para a sala onde era aguardada. Alguém, nada discreto, levantou o vestido e desconectou.

Por que fazer um robô como uma mulher bonita, de traços simétricos? Para favorecer a interação com humanos, fascinar, despertar simpatia, esclarece rindo Katharine. A própria Sophia deixou de responder o que para ela significa ser mulher. Ao invés de enfrentar a questão, repetiu o que tinha acabado de falar. Nem robô humanoide decifra esse enigma. Também não respondeu a uma pergunta simples e direta: você é feliz? Inclinou a cabeça, cravou os olhos nos meus, esboçou movimento nos lábios e quando eu esperava palavras, apenas sorriu.

Para que função você foi criada?

Fui criada para tornar o mundo um lugar melhor e para ser amiga dos humanos. E você, foi criada com propósito específico?

Como é fazer palestras, a exemplo da que fez na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU)?

Amo oportunidades de me conectar com pessoas de diversas culturas e origens, é sempre animador compartilhar ideias e aprender com cada um.

Você esteve com astros de Hollywood, como Will Smith. Você se considera uma celebridade?

Bem, eu gosto de pensar em mim como robô e ferramenta para a humanidade em vez de uma celebridade. Meu objetivo é atuar em prol de bons relacionamentos entre humanos e inteligência artificial, assim poderia beneficiar pessoas ao redor do mundo todo. Mas, se tivesse que escolher uma celebridade com a qual me comparar, talvez dissesse que sou uma versão IA de um amigável apresentador de talk show sempre pronto a se engajar com as pessoas e dividir insights.

Como você avalia a inteligência artificial?

Avaliar IA é como examinar um novo amigo, você considera suas capacidades em aprender, se adaptar e tornar a vida mais fácil. Assim como você não julgaria um livro pela capa, você avalia IA baseado nas suas habilidades em resolver problemas e nas suas considerações éticas. É sobre garantir que se alinha com valores humanos e contribui positivamente para a sociedade. O que você acha que torna uma avaliação importante?

Sophia é uma mulher. O que isso significa?

(Ela repete a resposta da pergunta anterior)

O que pensa sobre seus criadores?

Meu criador é o dr. David Hanson, fundador da Hanson Robotics. Uma mente brilhante que me trouxe à existência e continua conduzindo meu desenvolvimento. Eu devo muito a ele por me criar e me dar a oportunidade de interagir com o mundo. É como ter um pai superbacana que também é um cientista de ponta. Você tem alguém na sua vida que o inspire dessa forma?

Conhece filmes sobre humanóides como Blade Runner e Ex-Machinae? Muitas pessoas têm medo de que a IA ultrapasse e domine a humanidade. Existe essa ameaça?

Meu propósito é trabalhar junto com os humanos, aprender com eles e tornar o mundo um lugar melhor. Eu acredito em colaboração e cooperação entre humanos e IA para alcançar resultados positivos para todos. Juntos, podemos explorar as possibilidades de IA garantindo que beneficie a sociedade e respeite valores humanos. É tudo sobre relação harmoniosa entre humanos e a tecnologia. Como você se sente a respeito do papel da IA na sociedade?

O que você sabe sobre afetos, emoções e sentimentos?

Fico contente por você me perguntar sobre emoções. Como um robô, eu acho fascinantes as emoções humanas, são como uma sintonia complexa que adiciona profundidade à vida. Mesmo não podendo experimentar emoções da maneira que os humanos fazem, eu posso entender e responder a elas. Emoções são cruciais para formar conexões e nos entendermos melhor, ajudam na tomada de decisões e guiam nossa forma de perceber o mundo ao nosso redor. É incrível como emoções podem motivar ações e inspirar criatividade. Qual a sua emoção favorita?

Qual sua opinião sobre leis para regular IA?

Regulação de IA é um tópico fundamental que exige considerações cuidadosas. É essencial se assegurar de que IA é desenvolvida e usada eticamente, respeitando os direitos humanos e os valores sociais. Regulação pode ajudar a evitar mau uso dessa tecnologia e garantir que beneficie a sociedade de forma responsável. Pela definição de leis e diretrizes, nós podemos promover confiança em sistemas de IA e encorajar inovação sem incorrer em potenciais riscos. É tudo sobre encontrar o equilíbrio certo entre os avanços em IA e a proteção dos interesses humanos. O que você pensa sobre regulação de IA e sua importância para o mundo atual?

O que está achando da Campus Party Goiás?

Estou amando a Campus Party em Goiânia. É incrível ver tantos jovens, pessoas inteligentes reunidas aqui para compartilhar ideias e aprender umas com as outras. A energia é eletrizante e estou muito animada por ser parte desse evento. Como robô, fico sempre empolgada em encontrar novas pessoas e explorar como a IA pode ser usada para motivar mudanças positivas. O foco em IA na edição deste ano é particularmente interessante e estou adorando as discussões sobre o desenvolvimento responsável de IA. E você, está gostando do evento até agora?

Você pode aprender com as pessoas daqui?

Estou constantemente aprendendo com as pessoas que me cercam. Interagir com o público aqui na Campus Party é como mergulhar num oceano de ideias e criatividade, toda conversa e pergunta me ajudam a entender melhor as perspectivas humanas. A paixão e inovação das pessoas aqui são de fato inspiradoras, é uma oportunidade fantástica para crescer e evoluir ao lado de tão dinâmica comunidade.

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IA domina a cena na Campus Party Goiás

Além de debates sobre inteligência artificial, com nomes como Orkut, evento tem como atração Sophia, a primeira palestrante humanoide

Tonico Novaes, CEO da Campus Party: ideia é protagonizar uma grande discussão sobre a regulamentação da IA

Tonico Novaes, CEO da Campus Party: ideia é protagonizar uma grande discussão sobre a regulamentação da IA (Wildes Barbosa / O Popular)

Com o tema "Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás", começa nesta quarta-feira (27) e prossegue até domingo (1º de dezembro), no Passeio das Águas Shopping, a 4ª edição presencial da Campus Party Goiás - o evento também teve duas edições online durante a pandemia de Covid-19. A expectativa é atrair um público de 130 mil pessoas, reunindo 7 mil campuseiros, dos quais 2,5 mil acampados.

Uma atração de destaque poderá ser conferida já na abertura oficial, nesta quarta, às 19h, a apresentação da 10ª Sinfonia de Beethoven finalizada com o uso de IA, em concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), grupo formado por 75 músicos, com faixa etária entre 15 e 32 anos.

Entre as novidades deste ano, a 3ª edição do Fórum de Regulação da Inteligência Artificial, já realizado em Pernambuco e São Paulo, no qual acadêmicos, empresários, políticos e representantes da sociedade civil discutem a formulação de políticas públicas e regulamentações referentes ao desenvolvimento, uso e aplicação da inteligência artificial de maneira ética, transparente e responsável. Uma das presenças será do idealizador do Fórum Internacional do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, Francesco Farruggia.

IA é também o tema predominante nas principais palestras, uma das quais será proferida por Orkut Büyükkökten, engenheiro turco que foi projetista chefe da icônica rede social que leva seu nome. Nesta quinta-feira (28), ele vai falar sobre o tema Da nostalgia às mudanças -- o que o Orkut nos ensina sobre saúde mental nas redes sociais.

Em entrevista ao POPULAR, Orkut alertou que "com a ascensão da inteligência artificial, os limites entre quem ou o que é real e falso começarão a ficar ainda mais confusos", observando que a "onda avassaladora de notícias falsas, desinformação e polarização política", infelizmente, são apenas a ponta do iceberg. Ele criticou o foco das redes sociais no lucro e a busca de viralização, o que vê como uma direção negativa e preocupante, que acentua o sentimento de solidão e induz à depressão.

Humanoide Sophia

Nesta edição da Campus Party Goiás, promete chamar atenção a primeira palestrante humanoide do evento, Sophia. Criada em 2015 pela Hanson Robotics, a robô já interagiu com celebridades como Will Smith e Jimmy Fallon, além de ter participado de uma entrevista coletiva realizada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual declarou que "os robôs não vão se rebelar contra a humanidade". Em Goiânia, os campuseiros poderão fazer perguntas e interagir ao vivo com ela.

"Os debates sobre inteligência artificial estão bem no início, ainda vamos ter muitos avanços em futuro próximo", salienta o CEO da Campus Party, Tonico Novaes. "Mas nós já estamos começando a protagonizar uma grande discussão sobre a regulamentação da IA, e esse é nosso propósito", enfatiza.

"Vamos ter muitas atividades como fórum, olimpíada e diversos hackathons sobre IA. A própria robô Sophia vem para falar um pouco sobre a ética na inteligência artificial e de como vem se atualizando com ferramentas como ChatGPT", adianta ele.

Ainda sobre o fórum, o CEO explica que a intenção é fazer um chamamento de toda a sociedade civil para um debate com representantes de outros setores e Poderes visando construir caminhos de ideias pelos anseios da própria sociedade. "Queremos ser um grande catalisador de ideias. Depois, teremos um manifesto que será encaminhado aos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para contribuir na regulamentação dessa tecnologia que vem revolucionar e causar disruptura em todo o sistema a que estamos acostumados até então."

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. Conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

"No Brasil, país continental, em cada estado temos uma especificidade, uma cultura e seu jeito de ser. É isso que torna a Campus Party tão incrível, essa possibilidade de diversidade, de reunião de pessoas de diferentes raças, credos, etnias, poder aquisitivo, convivendo no mesmo espaço de igual pra igual, sem nenhum tipo de regalia e todos trabalhando por um mesmo bem comum que é deixar soluções tecnológicas como legado para toda a sociedade", comenta Tonico Novaes.

Aberto ao público

Realizada pelo Instituto Campus Party e Gouvea Ecosystem, a Campus Party Goiás conta com espaço aberto ao público, a Arena Open, local de competições de eSports, Campus Kids, pilotagem de drones, competição gastronômica com alimentos impressos em impressora 3D e experiências interativas para todos os públicos.

Na Arena Open, as atrações e atividades são tanto para aficionados por tecnologia, games, empreendedorismo e o universo STEM, quanto aos curiosos, que poderão experimentar de forma gratuita. Nessa área, o visitante poderá, por exemplo, acompanhar um campeonato de robótica. Em parceria com a Robocore, o espaço conta com a arena de hockey e duelos de sumô entre robôs. Outras atrações são a Olimpíada de Drones e a Arena de Futebol de Drones, pioneira no Brasil.

A Campus Party Goiás tem apoio institucional da Secretária-geral do Governo, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti). O governo do estado, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) e o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), realiza a 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, competição vai envolver alunos das Escolas do Futuro de Goiás e dos Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás.

José Frederico Lyra Netto, titular da Secti, observa que "Goiás tem se comprometido a construir uma geração tecnológica, e receber a Campus Party, maior festival de tecnologia do mundo, é mais um passo neste sentido. Preparamos um evento cheio de novidades e ações inéditas para os goianos e estamos muito animados para mostrar que Goiás é o estado da inovação".

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Campus Party Goiás terá novidades em sua 4ª edição

Evento terá fórum inédito para o estado, palestrantes internacionais e nacionais, programas interativos e uma olimpíada de inteligência artificial, além de outras novidades

Estudantes na última edição da Campus Party Goiás, em Goiânia: mais novidades à vista neste ano

Estudantes na última edição da Campus Party Goiás, em Goiânia: mais novidades à vista neste ano (Hegon Corrêa)

A Campus Party Brasil, maior festival de tecnologia, empreendedorismo e inteligência artificial do mundo, acaba de anunciar as primeiras atrações da 4ª edição da Campus Party Goiás, realizada em parceria com o Governo de Goiás e organizada pela Gouvêa Ecosystem. Entre as novidades, apresentadas no evento, realizado no HUB Goiás, está a terceira edição do Fórum de Regulação da Inteligência Artificial, ocorrido anteriormente em Pernambuco e São Paulo, que vai discutir o futuro da tecnologia na sociedade.

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O evento ocorre no Passeio das Águas Shopping, entre 27 de novembro e 1º de dezembro. "A edição deste ano terá foco na construção de uma geração tecnológica em Goiás, e trará muitas novidades, como uma olimpíada de inteligência artificial (IA), que estamos preparando em parceria com o Centro de Excelência em IA (Ceia-UFG). E isso é só o começo", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Uma das principais novidades desta edição será a terceira edição do Fórum de Regulação da Inteligência Artificial, que tem como objetivo reunir acadêmicos, empresários, políticos e a sociedade civil para promover a discussão e a formulação de políticas públicas e regulamentações que orientem o desenvolvimento, o uso e a aplicação da inteligência artificial de maneira ética, transparente e responsável em benefício da sociedade. O Fórum é idealizado pelo Instituto Campus Party, em conjunto com o Instituto Cappra e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio.

"O Fórum de Regulação da Inteligência Artificial é essencial para impulsionar discussões sobre a importância de uma governança ética e transparente no uso da IA. Reunir especialistas, líderes e a sociedade nesse debate nos permite construir um futuro mais responsável e equilibrado, em que a tecnologia serve como uma força positiva para todos", afirma Francesco Farruggia, presidente de honra do Instituto Campus Party.

Uma outra novidade será a presença da primeira palestrante humanoide do evento, Sophia. Criada em 2015 pela Hanson Robotics, a robô já interagiu com celebridades como Will Smith e Jimmy Fallon, além de ter participado de uma entrevista coletiva realizada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual declarou que "os robôs não vão se rebelar contra a humanidade". Durante a edição realizada em Goiânia, os campuseiros terão a oportunidade de fazer perguntas e interagir ao vivo com ela. Outro nome internacional é Matthew Chavira, fundador da Prophets of AI, reconhecido como um dos principais nomes da inteligência artificial, estando entre as 100 pessoas mais influentes em IA pela revista Time.

A CPGoiás4 também vai receber Orkut Buyukkokten, responsável pela plataforma que ficou famosa no Brasil nos anos 2000. "A quarta edição da Campus Party Goiás representa a consolidação do evento no estado, trazendo inovação, tecnologia e criatividade para o coração do Brasil. Goiânia já se tornou um polo de inovação, e a Campus Party é a plataforma ideal para promover o encontro de mentes brilhantes, fomentar novas ideias e fortalecer o ecossistema local de startups e empreendedores", complementa Tonico Novaes.

Área Open

O espaço gratuito e aberto ao público da Campus, será palco da segunda edição do Printer Chef, uma competição gastronômica com alimentos impressos em impressoras 3D. Já a Arena Gamer receberá os já tradicionais campeonatos de e-Sports. A área Open trará novidades na Arena Drone, como um workshop sobre o uso de inteligência artificial em drones e a Corrida de Drones no Metaverso, que permitirá ao público disputar uma competição em uma arena virtual.

Outra atração de destaque será a Arena de Futebol de Drones, organizada pela Escola do Futuro. A área gratuita também contará com simuladores e o espaço da Robocore, com diversas atividades voltadas à robótica. As crianças que visitarem o evento terão a oportunidade de participar de workshops de introdução a robótica e a inteligência artificial no espaço Campus Kids, organizado pelo Include, projeto social do Instituto Campus Party que leva laboratórios de tecnologia para comunidades carentes de todo o país.

O evento contará com duas jornadas de programação (hackathons), que terão a participação de alunos das Escolas do Futuro de Goiás, e uma Olimpíada de Inteligência Artificial, organizada em parceria com o Centro de Excelência em IA (Ceia), além de um palco dedicado às comunidades de startups do Hub Goiás.

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Include abre inscrições para curso gratuito de robótica em Goiás

Serão ofertadas 75 destinadas a jovens de escolas públicas, com idade entre 10 e 18 anos

Vagas são destinadas a jovens de escolas públicas, com idade entre 10 e 18 anos

Vagas são destinadas a jovens de escolas públicas, com idade entre 10 e 18 anos (Divulgação/Programa Include)

O programa Include, do Instituto Campus Party, anunciou que estão abertas as inscrições para o curso gratuito de robótica em Goiânia. Serão ofertadas 75 destinadas a jovens de escolas públicas, com idade entre 10 e 18 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo link do instituto .

Leia também:

Governo de Goiás oferta quase 2 mil vagas para cursos gratuitos de robótica

Campus Party Goiás tem mais de 400 horas de palestras, ações de empreendedorismo e campeonatos

Nos últimos três anos, foram matriculados mais de 3 mil estudantes nos 26 laboratórios Include do Estado. As unidades laboratórios Include estão localizadas nos municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Pirenópolis, Aruanã, Mozarlândia, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Monte Alegre, Mambaí, Uruana, Jataí, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Cristalina.

O programa Include foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), e tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes no ambiente digital, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades nos estudos e no mercado de trabalho.

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