Projeto inaugura três novos painéis em Goiânia
Um dos murais a céu aberto tem o título de Homenagem aos Trabalhadores e foi proposto em contrapartida ao benefício recebido pelo último edital municipal da Lei Aldir Blanc
Luisa Guimarães

Detalhes do painel feito pelo artista Danillo Butas na Praça do Trabalhador: homenagem aos construtores de Goiânia (Diomicio Gomes)
Fazendo uma ponte entre passado e futuro, trabalhadores que contribuíram para a construção e desenvolvimento de Goiânia estão retratados em meio a referências de art déco e monumentos da capital em novo painel localizado na Praça do Trabalhador, na área externa do Museu Frei Confaloni, antiga Estação Ferroviária. O mural é do artista visual goiano Danillo Butas e vem sendo conferido pelos transeuntes desde o fim de julho. "O processo de execução foi bem interessante, porque é um local que passa muita gente. E essas pessoas se identificavam com alguns dos trechos da obra, que retrata várias classes de trabalhadores. Houve um diálogo com os transeuntes", comenta Butas.
Nos detalhes da pintura, em meio ao Teatro Goiânia e ao edifício da antiga Estação Ferroviária, é possível ver trabalhadores com suas enxadas, imigrantes, fiandeiras e um comerciante em cima de um carro de boi, figuras fundamentais para a fundação da capital e que agora estão retratadas na região central, onde trabalhadores formais, autônomos e ambulantes circulam diariamente. Por meio de suas luzes e sombras, a arquitetura das metrópoles é uma das marcas registradas do trabalho de Butas, que atualmente está com a exposição individual Ruídos Urbanos em cartaz na Vila Cultural Cora Coralina, que segue aberta à visitação até o dia 26 de agosto.
O mural a céu aberto tem o título de Homenagem aos Trabalhadores e foi proposto em contrapartida ao benefício recebido pelo último edital municipal da Lei Aldir Blanc pelo Shiva Alt-Bar, que convidou também os artistas goianos Wes Gama e Ebert Calaça para realizar outros dois painéis em diferentes pontos da cidade. "Tive a oportunidade de fazer também um resgate histórico da praça, pintando o Monumento ao Trabalhador, que foi derrubado na época da Ditadura Militar. Está sendo o meu trabalho de maior importância, tanto cultural, quanto de qualidade técnica", diz Butas.
"A temática era livre, mas coincidiu de dois dos painéis retratarem trabalhadores - o painel do Butas, fazendo homenagem aos trabalhadores que originaram e fundaram Goiânia, e o painel do Wes Gama, que está na Secretaria de Direitos Humanos, retratando trabalhadoras do campo", explica a empresária Ana Laura Canedo.
Já o mural realizado por Ebert Calaça na Alameda das Rosas possui temática pós-moderna e retrata personagens criados pelo artista visual. "Esse mural, na verdade, é a segunda parte de uma ação que contou primeiramente com minha exposição individual intitulada Amigo Oculto. Agora, na segunda fase, os meus amigos ocultos, seres imaginários e outros elementos que outrora fizeram parte do meu repertório poético, vieram à tona para celebrar a proposta plural do projeto", diz Calaça.
Ana Laura pontua que a ideia do projeto é enaltecer a arte urbana promovendo novos painéis pela cidade. "Também está sendo produzido um vídeo com os artistas e as obras para ser reproduzido nas escolas públicas municipais, levando inspiração e conhecimento aos alunos", diz. Entre os apoiadores do projeto, estão a Biapó Urbanismo, que ajudou na estruturação do mural da Praça do Trabalhador, além da Secult Goiânia, do Iphan e da Secretaria de Direitos Humanos.
Cidade ocupada
Na contramão do cinza típico das capitais, cores exploram diferentes traços, elementos e referências pintados em muros e empenas de prédios de Goiânia. Com a pandemia, que fechou as portas de museus, galerias e espaços culturais que vivem atualmente a sua retomada, a arte urbana ganhou mais força. Recentemente, o Beco da Codorna passou por um projeto de restauro dos grafites do local recebendo cerca de 100 artistas de todo o País.
Em 2020, Wes Gama celebrou a entrega do maior painel feito por ele até então no Edifício Alencastro Veiga, no Centro da cidade, parte de um projeto realizado pela Valente Produtora de Arte. Ebert Calaça foi um dos participantes do evento Skate Ocupa, promovido pela Ambiente Skate Shop, que convidou diversos artistas goianos para revitalizar a pracinha do Centro Cultural Martim Cererê por intermédio da feitura de murais, em junho deste ano. Também em 2022, Danillo Butas entregou um mural em Olhos d'Água, distrito de Alexânia, em Goiás, como parte da residência artística Hospitalidade Casa Aberta.
"A ideia foi escolher artistas de diferentes origens sociais e escolas artísticas para fazer um panorama de onde e como a arte urbana pode surgir e florescer - desde a periferia até outras áreas distintas de estudo, como a arquitetura, que posteriormente foram direcionadas a outro foco de aplicabilidade, no caso, a artística", comenta Thiago Faria, um dos sócios do Shiva Alt-Bar, proponente do projeto, sobre a escolha dos artistas para integrar o projeto.
Leia também:
**- Exposição Cidade + Arte Acessível acontece em Goiânia a partir desta terça-feira **
**- Tem dança na rua nesta terça-feira, 9 de agosto, em Goiânia **

Detalhes do painel feito pelo artista Danillo Butas na Praça do Trabalhador: homenagem aos construtores de Goiânia (Diomicio Gomes)

Detalhes do painel feito pelo artista Danillo Butas na Praça do Trabalhador: homenagem aos construtores de Goiânia (Diomicio Gomes)

Detalhes do painel feito pelo artista Danillo Butas na Praça do Trabalhador: homenagem aos construtores de Goiânia (Diomicio Gomes)
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana