Com data confirmada pela Prefeitura de Goiânia, o novo Terminal Isidória, que integra o sistema BRT Norte-Sul, será entregue aos usuários do transporte coletivo no próximo dia 22, quase três anos após o início de sua remodelação. As intervenções no local começaram em setembro de 2019 com a promessa de conclusão em um ano. A última etapa do trabalho foi dedicada à instalação de ferramentas tecnológicas para garantir conectividade e maior segurança no local.“O novo Isidória, além de moderno em sua estrutura física, é um terminal inteligente, que faz com que a tecnologia trabalhe a favor da população”, explica em nota a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pelas ordenações dos dispositivos finais no espaço. No terminal foram instalados cinco roteadores WiFi, que terão acesso liberado para que a população que irá transitar pelo local possa ter conectividade à internet.O novo Terminal Isidória também ganhou 32 câmeras de videomonitoramento, 30 delas Bullets, comumente utilizadas em ambientes externos como uma ferramenta intimidativa pelo seu formato alongado. Elas foram fixadas nas entradas e plataformas de embarque. Os outros dois dispositivos são câmeras Speed Dome, que possuem alto poder de resolução e alcance, se movimentam em 360° e trazem uma cápsula que a oculta, impedindo que as pessoas saibam o direcionamento da lente.Leia também:- Com atraso, Prefeitura entrega 4º viaduto em Goiânia - Após inauguração, trânsito no novo Viaduto Iris Rezende é liberado Ainda foram instalados no Isidória duas câmeras de leitura de placas, que vão monitorar o horário das movimentações dos ônibus que passarem pelo local. Conforme a Sictec, todo o sistema de videomonitoramento é interligado ao Centro de Controle Integrado, vinculado à pasta, ao qual a Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria Municipal de Mobilidade têm acesso nas 24 horas do dia.Tamanho triplicadoPonto de chegada e partida dos ônibus do corredor BRT Norte-Sul e outras 22 linhas, o novo Terminal Isidória está localizado em uma área de 16.500 metros quadrados, com 7.947 metros quadrados de área construída, três vezes maior do que o antigo, que possuía 2.167 metros quadrados. As linhas que passam por ali, segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), entre origem e retorno, transportam uma média mensal de 1,5 milhão de passageiros.De acordo com a CMTC, os ônibus que alimentam essas linhas voltam ao Isidoria já no dia seguinte à inauguração, independentemente da conclusão das obras do BRT. Desde a interdição do espaço para a reforma, os passageiros têm utilizado um terminal provisório na Alameda João Elias da Silva Caldas, a cerca de 500 metros de distância.Os usuários, vão encontrar um terminal com quatro plataformas comuns e uma para o BRT. Com estrutura metálica, a cobertura possui 8 mil metros quadrados, sustentada por 35 pilares de concreto, com altura de até 11 metros. O terminal recebeu telhas de aço zipado com inclinação média de 3%, acabamento de pintura eletrostática branca e proteção termoacústica. No local também há banheiros, lanchonetes e espaço para apoio administrativo.As obras do BRT Norte-Sul começaram em março de 2015, na gestão de Paulo Garcia (PT), com previsão de entrega até o final de 2016, mas sua conclusão vem sofrendo sucessivos adiamentos, aditivos orçamentários e atraso de pagamentos. Em artigo publicado no dia 12 de junho último no POPULAR, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou a entrega para novembro deste ano.O corredor possui 21 km de extensão, seis terminais, 36 estações de embarque e desembarque, duas passagens inferiores e um viaduto. Este foi entregue em junho e ganhou o nome de Iris Rezende Machado, prefeito que morreu em novembro do ano passado.