As rodovias federais que cortam o estado de Goiás receberam 80 novos radares de velocidade nas regiões de Anápolis, Corumbá de Goiás, Abadiânia e Cocalzinho de Goiás. Os equipamentos ainda não estão registrando infrações e têm, por hora, apenas caráter educativo.Na BR-153 foram implantados 18 radares, nove em cada lado da pista, no trecho que vai do trevo com a BR 060, em Anápolis, até o trevo com a GO-431, que dá acesso a Pirenópolis. Também foram instalados redutores de velocidade na região de Uruaçu, São Luiz do Norte e Hidrolina. Já na BR-414, entre Anápolis e Planalmira, foram montados quatro equipamentos.O trecho administrado pela concessionária atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás, sendo 624,1 quilômetros na Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis; 87 quilômetros na Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu e Assunção de Goiás e 139,6 quilômetros na Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás e Anápolis.Motoristas enfrentam dificuldadesEm entrevista à TV Anhanguera, motoristas disseram estar enfrentando dificuldades em relação aos novos radares. Isso porque a sinalização ainda não está completa, fazendo com que muitos condutores freiem bruscamente quando percebem o equipamento na rodovia. Além disso, reclamam da falta de informação sobre o fato de os redutores ainda não estarem em funcionamento.Em nota, a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelas vias, informou que ainda não há data definida para início da operação dos controladores de velocidade e que quando houver definição, fará, antecipadamente, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) uma ampla divulgação.Sobre a sinalização a concessionária informou que as placas de redução de velocidade são implementadas de forma gradativa, para que motoristas possam ir praticando a frenagem até a localização aproximada do dispositivo, e que, por ora, os aparelhos que já aparentam estar instalados atuam em caráter educativo, para que motoristas possam se adaptar.“Esclarecemos também que a implementação exige um processo que inclui diversas etapas, como a implantação das estruturas que dará suporte aos equipamentos; testes para verificar se os sistemas funcionam corretamente, bem como avaliação da sinalização que envolve os dispositivos; homologação pelo Inmetro e também aferição dos dispositivos para o órgão regulador, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, completou.Por fim, a concessionária reforçou que fará a implantação, operação e manutenção dos dispositivos de controle de velocidade, e a PRF ficará responsável pela autuação das infrações.Leia também:Estacionar na esquina rende 14 multas por dia em GoiâniaMotociclista morre após bater na barra de proteção da Marginal Cascavel, em GoiâniaCarro sai da rodovia, capota e “voa” até bater em parede de escola em Valparaíso; veja vídeoCaminhão puxa fio e derruba poste sobre dois carros, em GoiâniaDe junho a agosto de 2022 nas rodovias federais, a BR-080 registrou 11 acidentes com 12 feridos e uma morte. Na BR-153, rodovia com maior registro de acidentes em Goiás no ano, houve 256 acidentes com 348 feridos e 11 mortes. Já na rodovia BR-414, foram 37 acidentes com 33 feridos e 6 mortes.Acidentes nos trechos sob responsabilidade da PRF em Goiás no ano de 2022JUNHOBR 0803 acidentes1 vítima morta BR 15368 acidentes70 feridos4 vítimas mortasBR 4147 acidentes9 feridos1 vítima mortaJULHOBR 0807 acidentes8 feridos2 vítimas mortasBR 153100 acidentes124 feridos5 vítimas mortasBR 41413 acidentes11 feridos1 vítima mortaAGOSTOBR 0801 acidente1 feridoBR 15388 acidentes154 feridos (números ainda não consolidados)5 vítimas mortasBR 41417 acidentes13 vítimas (números ainda não consolidados)4 vítimas mortas