O contrato com o governo federal para a construção do novo Terminal Isidória, inaugurado nesta segunda-feira (25), é do ano de 2012. A informação é do ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, que esteve presente no evento de lançamento da nova plataforma. Um total de R$ 19,5 milhões foram investidos na obra por meio do rograma Pró-Transporte, com recursos provenientes do FGTS.Ao POPULAR, Ferreira atribuiu a demora para a execução das obras previstas no contrato do Pró-Transporte – programa regulamentado pelo governo federal e voltado à implantação de sistemas de infraestrutura do transporte coletivo urbano e à mobilidade urbana – a entraves da legislação.Conforme o ministro, “uma obra desse tamanho tem várias etapas e está sujeita a uma legislação de licitações que tem problemas”, disse. “O importante é o que o prefeito disse aqui: todos os esforços das equipes do município, da Caixa Econômica e do ministério foram feitos e esse terminal está pronto. Vai beneficiar 1,5 milhão de pessoas por mês”, afirmou.Ferreira declarou ainda que “todas as linhas de financiamento do ministério, principalmente aquelas com fonte de recurso do FGTS, estão abertas por tempo indeterminado. “A qualquer momento o prefeito pode apresentar propostas para fazer novos investimentos de mobilidade e saneamento básico”.Leia também:- Pandemia e preço de insumos geraram atraso em obra do Terminal Isidória, justifica prefeito - Terminal reabre após quase três anos; Prefeitura ainda vai decidir sobre uso da estrutura provisória - Saiba quais linhas de ônibus vão passar pelo terminal Isidória Novo terminalO novo Terminal Isidória passa a funcionar na madrugada desta terça-feira (26) para a população. A área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a nova estrutura possui cinco pontos de embarque, banheiros, lanchonetes, elevador e área de apoio administrativo.Cerca de 1,5 milhão de passageiros devem passar pelo local todo mês. “A nova estrutura é inovadora, oferece conforto, acessibilidade e conectividade aos passageiros”, destacou o prefeito.Além disso, o novo terminal conta com rede de wi-fi para os usuários, que já estava ativa nesta segunda-feira. Agora, a prefeitura analisa qual será o destino da estrutura provisória que estava sendo usada para o embarque dos passageiros.Atrasos na obraA reforma do Terminal Isidória teve início em setembro de 2019 com um orçamento inicial de R$ 11 milhões. A previsão de conclusão era agosto de 2020.Quase dois anos depois do previsto, o novo terminal foi entregue, ao custo de R$ 19,5 milhões. Conforme Rogério Cruz, o atraso e o valor maior no investimento se devem aos efeitos da pandemia, que interromperam obras e causaram aumento no preço de insumos."Com a pandemia reduzida, nós tivemos o acréscimo nos valores de insumos. Nós tivemos que parar para renegociar a questão do contrato, junto ao TCM e ao Ministério Público. Isso fez com que atrasasse bastante as obras", justificou.No entanto, apesar dos atrasos, o gestor enfatizou que as obras têm sido entregues na capital, mencionando o Complexo da Jamel Cecílio, o viaduto da Goiás-Norte com a Perimetral e, agora, o Terminal Isidória.