Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (18), a empresa DM Clean, contratada para executar os serviços de limpeza do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), relatou que a Organização Social IBGH, que administra o HMAP, deve R$ 2,2 milhões pelo trabalho realizado e que acumula atrasos nos pagamentos desde março de 2020, quando foi contratada “pela referida OS para serviços de limpeza naquela unidade hospitalar”. Diante do atraso nos salários, funcionários da manutenção e limpeza do HMAP entraram em greve hoje. O sindicato que representa os trabalhadores informou que a paralisação na unidade é parcial.A DM Clean afirmou que, diante do avanço de casos e internações por Covid-19, precisou aumentar o pagamento adicionando um valor da insalubridade em 40% para os servidores, “além de disponibilidade dos EPI's e insumos diversos próprios para a segurança dos colaboradores, tendo tudo sido custeado pela DM sem ter recebido valores extras queMais cedo, ao POPULAR, o HMAP informou por meio de nota que na última semana repassou R$ 300 mil para a empresa que atua na limpeza e conservação da unidade. Esse valor seria referente à fatura de outubro. “Isso foi proporcional ao repasse dos recursos públicos recebidos.”Confira a nota na íntegra da DM Clean:A empresa DM CLEAN, contratada pela Organização Social IBGH para executar os serviços de limpeza do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), faz os seguintes esclarecimentos relacionados aos atrasos de pagamento de empregados da referida unidade hospitalar e rebate informações divulgadas em nota oficial pela OS: 1 - A Organização Social IBGH, que administra o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), acumula atrasos de pagamentos à DM CLEAN desde março de 2020, a qual foi contratada pela referida OS para serviços de limpeza naquela unidade hospitalar; 2 -Para não haver atrasos nos pagamentos dos servidores e a paralisação dos serviços no hospital, a DM, mesmo diante dos atrasos da OS, mantinha os salários em dia. Contudo, diante dos sucessivos acúmulos de inadimplências da OS com a DM, a continuidade do pagamento dos salários ficou comprometida; 3 - A dívida atual do IBGH com a DM CLEAN é um total de 2,2 milhões, referente aos serviços prestados pela empresa ao HMAP, e um total de 1,3 milhão referente aos serviços prestados ao Hospital de Campanha do Amapá, onde a mesma OS também é responsável pela gestão; 4 – Tendo o HMAP tornado unidade de referência para atendimento dos casos de Covid-19, houve a obrigatoriedade de pagamento de aumento do valor da insalubridade em 40% para os servidores, além de disponibilidade dos EPI's e insumos diversos próprios para a segurança dos colaboradores, tendo tudo sido custeado pela DM sem ter recebido valores extras que deveriam ter sido pagos pelo IBGH à empresa sedo este valor aproximadamente 1,5 milhão. 5 - Diante das dificuldades enfrentadas cumulativamente, a DM CLEAN tentou diversas vezes diálogo com o IBGH para soluções, mas não obteve sucesso, tendo feito contatos pessoais e documentais com as diversas gestões sucessivas da os, pois cabe observar que o Instituto, diante de várias intervenções policiais de investigação criminal, passou por várias sucessões de gestão; 6 - No último dia 05/11, diante dos impasses com o IBGH, a DM CLEAN reiterou por ofícios enviados para a OS, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Sindicato Patronal e Sindicato dos Empregados da categoria (SEACONS), esclarecimentos sobre a real situação, pontuando a dificuldade em manter o pagamento dos servidores; 7 - em relação aos R$ 300 mil, os quais o IBGH informa ter repassado para a DM CLEAN referente ao mês de outubro, é importante observar que se trata de pagamento de serviços que foram prestados por essa empresa, em setembro desse ano, para o Centro Especializado do Município (CEM), no valor de R$ 220 mil, não tendo nada a ver com a dívida acumulada referente aos serviços prestados ao HMAP; 8 - Preocupa a DM CLEAN, o fato de o IBGH estar com o contrato de gestão do HMAP prestes a vencer em 11/12/2021, ou seja, no próximo mês, inclusive processo de chamamento previsto para 29/11/2021, tendo acumulado uma dívida tão alta com esta empresa e sem acenar com qualquer possibilidade de diálogo; 9 - A DM CLEAN ainda ressalta que mesmo com a inadimplência por parte da OS continuou executando os serviços com a mesma qualidade e responsabilidade que requer uma unidade hospitalar, primando sempre pela eficiência e parceria com a OS. 10 - Sobre a informação divulgada pelo IBGH de que servidores da DM teriam cometido atos de vandalismo no hospital, durante movimento grevista, a empresa esclarece que determinou abertura de procedimento de sindicância para apuração e responsabilização de suposta denúncia, não tendo ainda recebido as imagens das câmeras de segurança que possam comprovar tais responsabilidades solicitadas para a direção do HMAP. Ainda não há comprovação de que tais atos foram, de fato, cometidos por servidores da DM. 11 – Observa-se ainda que o IBGH tem em histórico o cancelamento dos seus contratos de gestão da administração de hospitais públicos de Jaraguá, Pirenópolis e Santa Helena; A DIREÇÃO Leia a nota do HMAP na íntegra:O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) informa oficialmente o seguinte:- O HMAP repassou para a empresa prestadora de serviços da área de limpeza e conservação na última semana no valor de R$ 300.000,00 referentes à fatura do mês de outubro e isso foi proporcional como foi proporcional o repasse dos recursos públicos recebidos;- A direção envidou esforços junto à empresa visando a normalização dos serviços, porém de forma intransigente houve movimentação de forma política com os colaboradores da empresa prejudicando a normal prestação de serviços;- Funcionários da empresa em questão percorreram banheiros na unidade, principalmente na área administrativa, praticando atos de vandalismo e espalhando sujeiras com o claro intuito de constranger demais colaboradores que não têm qualquer relação com o fato. Tudo isso está registrado por câmeras de segurança e serão apresentados em juízo visando responsabilizar civil e criminalmente os responsáveis que agiram usando o uniforme da empresa;- A direção respeita o direito de protesto pelo atraso nos pagamentos e repasses, porém exorta todos a protegerem o patrimônio público e a normal prestação de serviços para pacientes, acompanhantes e demais colaboradores.A DIREÇÃO