O feriado de Corpus Christi vai alterar o horário de funcionamento de instituições privadas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, em Goiás. O governo estadual e as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia decretaram ponto facultativo na quinta-feira (16).

As unidades do Vapt Vupt, Detran-GO e Procon-Go fecham, já os shoppings funcionam normalmente. As lojas do Atende Fácil, por exemplo, funcionam até às 12h da sexta-feira (17). Serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização e coleta de lixo serão mantidos durante todo o feriado.

Confira o que abre e fecha na Região Metropolitana:

Shoppings

Aparecida Shopping

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 10h às 22h

Praça de alimentação: abertura das 10h às 22h

Araguaia Shopping

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 8h30 às 20h30

Alimentação e lazer: abertura das 10 às 22h

Bougainville 

- 16 de junho (quinta-feira)

 Lojas e quiosques: abertura das 14h às 20h

 Praça de alimentação: abertura das 12h às 20h

Buriti Shopping

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 10h às 22h

Praça de alimentação: abertura das 10h às 22h

Flamboyant Shopping

- 16 de junho (quinta-feira)

Alimentação e lazer: abertura das 10h às 22h

Demais lojas: abertura facultativa das 10h às 22  h

Goiânia Shopping

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 14h às 20h

Praça de Alimentação: abertura das 10h às 22h30 

Restaurantes: abertura das 11h às 23h

Passeio das Águas

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 10h às 20h

Área de lazer e alimentação: abertura das 10h às 22h

O Passeio das Águas receberá a segunda edição presencial da Campus Party, o evento tem início nesta quarta-feira (15) e a conclusão é no próximo domingo (19). No feriado de Corpus Christis, vai seguir com a programação normalmente.

 Shopping Cerrado

- 16 de junho (quinta-feira)

Lojas e quiosques: abertura das 14 às 20h

Alimentação e restaurantes: abertura das 11 às 22h

Assistência Social

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Atende Fácil

Unidades do Atende Fácil fecham na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17) e sábado (18) funcionarão até às 12h. O atendimento normal será retomado na segunda-feira (20).

Bancos

As Agências bancárias não realizarão atendimento ao público na quinta-feira (16). Segundo a Associação de Bancos (Asban), na sexta-feira (17) o atendimento ao público acontece normalmente. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento. As Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Goiânia funcionarão normalmente das 3h às 14h.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos com animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Comurg

Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção. 

Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248500 / 8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Correios

Não haverá expediente nas agências em Goiás, nesta quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), a rede de atendimento dos Correios estará aberta em todo o Estado.

Detran

O Detran-GO permanecerá fechado em Goiânia e no interior na quinta e na sexta-feira. Na segunda-feira (20), o atendimento será realizado normalmente dentro do horário habitual de cada unidade.

Enel

A Enel Distribuição Goiás informou que as lojas de atendimento estarão fechadas nesta quinta (16) e retornam na sexta-feira (17), com horário normal de funcionamento.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Lazer

Os parques Zoológico e Mutirama terão funcionamento normal durante o feriado.

O Mutirama funciona das 10 às 16 horas, com entrada gratuita sem alterações. O Zoológico, receberá o público também durante todo o feriado, das 08h30 às 17 horas, com aquisição dos ingressos até às 16h, na bilheteria.

Mulheres vítimas de violência

O feriado de Corpus Christi não vai alterar o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia determinou ponto facultativo em órgãos da administração pública municipal direta e indireta na próxima sexta-feira (17), pós-feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (16). Os serviços essenciais, como saúde e limpeza pública, funcionarão em regime de plantão.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia

De acordo com a prefeitura, as atividades consideradas essenciais, como serviços de segurança, emergência em saúde com atendimento 24h e limpeza urbana, funcionarão normalmente, tanto na quinta quanto na sexta.

Procon

O Procon-GO permanecerá fechado em Goiânia e no interior na quinta e na sexta-feira. Na segunda-feira (20), o atendimento será realizado normalmente dentro do horário habitual de cada unidade.

Região da 44

O Grupo Mega Moda, composto pelos shoppings atacadistas Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, funcionará normalmente neste feriado de Corpus Christi, das 8h às 18h.

Saneago

A Saneago não realizará atendimento presencial na quinta e na sexta. Para atender ao cliente mesmo durante o feriado, a empresa oferece suporte 24 horas por dia, por meio de canais não presenciais e gratuitos: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 e chat on-line pelo site saneago.com.br. Por meio destes canais, o cliente pode informar vazamentos, consultar faturas em aberto, entre diversos outros serviços.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 13 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito da campanha de vacinação contra a Covid-19 podem ser acompanhadas pelo site.

Transporte Coletivo

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), os ônibus funcionarão na quinta-feira (16) com a planilha operacional de domingo. Já na sexta-feira (17), funcionará normalmente.

Vapt Vupt

As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do Estado, não funcionarão na quinta-feira (16) e na sexta-feira (16). Nas agências que abrem aos sábados (Goiânia e Aparecida de Goiânia) também não haverá atendimento no dia 2/04.

Leia também: 

Ponto facultativo é decretado na sexta-feira no Estado e em Goiânia após feriado de Corpus Christi

Projeto que cria medidas de apoio a vítimas de bullying em escolas de Goiás é vetado pelo governo 

Thaynara Mesquita é estagiária de Jornalismo do convênio GJC/Uniaraguaia