A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), inaugurou no último domingo (24) a Trilha Chica Machado, que liga os parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis. A concentração foi realizada às 8h30, no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, localizado no Setor Novo Horizonte. 

Durante o evento, os participantes realizaram uma caminhada no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis. A Trilha Chica Machado tem três quilômetros de percurso, sendo 500 metros são de terra, com placas de sinalização, e 2,5 asfaltados.  O público pode percorrer o caminho tanto a pé como de bicicleta.

Foi realizado a troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e instalação de Ecobarreira no Córrego Macambira para a redução de resíduos. A programação contou com aulão de ginástica funcional no Parque Bernardo Élis. 

Leia também:

Massa de ar seco mantém temperaturas elevadas em Goiânia, aponta Cimehgo

Gameleira tombada sofre com segundo incêndio em dois anos em Goiânia

Homenagem 

A trilha foi batizada com o nome de Chica Machado, uma mulher negra que foi comprada como escrava aos 13 anos, e se tornou influente e respeitada no Arraial de Cocal, área rural próxima ao município de Niquelândia.

Segundo a história passada entre gerações de habitantes locais, Chica se tornou muito rica e passou a comprar escravos para libertá-los.

Thaynara Mesquita é estagiária de Jornalismo do convênio GJC/Uniaraguaia