A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) contratou, por meio de processo licitatório, três empresas e um consórcio para serviços de fornecimento, instalação e manutenção de equipamentos para monitoramento das rodovias estaduais. O prazo de vigência é de 36 meses ao custo de R$ 43.786.982,85. O termo abrange todo o Estado com 841 faixas, divididas em quatro lotes, conforme o portal Goiás Transparente. Parte dos dispositivos - lombadas eletrônicas e radares - está sendo instalada, como na GO-020, em Goiânia.De acordo com o edital, que teve aviso de licitação publicado em 29 de junho do ano passado, das 841 faixas, 505 são com equipamentos já instalados, 158 delas estão em postos policiais rodoviários e vão receber os dispositivos. Também constam 142 como margem de ampliação. Desta forma, o incremento pode chegar a quase 60%. Há ainda 36 seções de circulação contratadas no lote 2 (veja mapa) como resultado de decisão judicial referente às GOs 118 e 239. O prazo para concluir a instalação das ferramentas eletrônicas é de 19 meses após a emissão da ordem de serviços, conforme cronograma.Do total de faixas, 651 serão monitoradas por lombada eletrônica e 190 por radar. Muitos dos locais ainda não têm a GO e o KM especificados para a instalação, conforme o Anexo I do edital. É o caso de municípios como Brazabrantes, Buriti de Goiás e Itaguari. O valor previsto inicialmente para os quatro lotes era de R$ 64,9 milhões, mas houve deságio médio de 32,6% e o custo reduziu para R$ 43,79 milhões. Em nota, a Goinfra afirma que houve redução de “aproximadamente 61% no pagamento pelos serviços” com o novo certame.Havia também o quinto lote que se referia ao processamento de dados das 841 faixas, mas não houve vencedor para este serviço. O pregão foi realizado em 10 de agosto de 2020. O valor dele era de R$ 4.599.216,00, que, se somado às demais porções da contratação, resultaria no valor total de R$ 69,5 milhões. A ata do edital mostra que havia duas concorrentes. Elas chegaram a apresentar proposta, mas não houve aproveitamento. A Goinfra explicou, por meio da assessoria de comunicação, que este lote será relicitado e que o serviço continuará sendo prestado pela empresa atual temporariamente.DivisãoO lote 1 contempla majoritariamente as Regiões Noroeste e Norte de Goiás e foi vencido pela Eliseu Kopp & CIA LTDA por R$ 11.790.013,85. O lote 2 será monitorado pela Panavídeo Tecnologia Eletrônica LTDA, ao custo de R$ 11.148.408,00. A fatia do contrato abrange a Região Leste e a parte da Leste da Norte. Os municípios da porção leste da Região Sul, que integram o lote 3, ficaram com a Splice Indústria Comércio e Serviços LTDA por R$ 8.394.988,54. O serviço nas faixas das rodovias situadas na porção Oeste da Região Sul do Estado, que corresponde ao lote 4, vai custar R$ 12.453.572,46. O trabalho ficou a cargo do consórcio Perkons S/A, liderado por esta e também formado pela Fiscaltech Tráfico e Automação e Sigma Engenharia Indústria e Comércio.O contrato poderá ser prorrogado novamente por mais 36 meses. No entanto, deve haver justificativa prévia por escrito do presidente da Goinfra. Também está pactuado que a prorrogação do contrato está associada à realização antecipada de pesquisas de mercado ou preços já contratados por outros órgãos da administração pública. Edital especifica detalhes de sinalização e equipamentosUm dos documentos anexos no edital 04/2020 da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) estipula detalhadamente as medidas e as localizações da sinalização e das lombadas, bem como dos radares.Conforme o Anexo I “Modelo de sinalização”, no caso da instalação de Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) - lombada -, as placas de velocidade devem seguir o padrão “R-19”. As mesmas devem estar fixadas em eucalipto tratado com certificação de garantia não inferior a 10 anos e as chapas precisam ser do nº 16 de aço zincado.A placa alertando para a existência de fiscalização eletrônica precisa estar a 500 m da lombada com medida de 2 x 1 metro.No caso do Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), ou seja, radar, é exigida placa com os seguintes dizeres: “Fiscalização eletrônica à 500 m”. A medida deve ser de 2 x 1 m. A 400 do radar precisa ter outra placa informando “Reduza a velocidade radar”. Cem metros adiante, o motorista deve ser informado: “Atenção velocidade máxima radar”. Faltando 200 m e 100 m, a placa deve informar apenas a velocidade máxima permitida naquele trecho.-Imagem (1.2297698)