O Governo de Goiás apresenta nesta segunda-feira (17) o modelo dos ônibus bi-articulados, 100% elétricos, que vão substituir nos próximos meses a frota de 86 veículos a diesel que circula no Eixo Anhanguera. O evento está marcado para às 10 horas no estacionamento do Estádio Serra Dourada. Nos próximos 30 dias o modelo vai circular sem passageiros para adaptação às plataformas do sistema. A previsão é de que parte da nova frota, já adquirida, entre em operação no mês de junho deste ano. “Já definimos a compra de 106 ônibus. Este que será lançado é o primeiro. A partir do processo de adaptação, os demais serão fabricados atendendo às especificidades do corredor do Eixo Anhanguera”, explicou ao POPULAR o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima. Ele foi o principal interlocutor junto ao consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urb, para que os ônibus elétricos entrem em operação no transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia. Com chassi fabricado pela montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), uma das maiores do mundo no segmento de veículos elétricos, e carroceria pela brasileira Marcopolo, o modelo possui autonomia de 250 quilômetros. No Brasil, embora outras cidades estejam avaliando o veículo, Goiânia é a primeira a concretizar a compra do modelo batizado de Attivi Express que é apontado como mais confortável, estável e seguro do que os similares em circulação . O modelo pode ser chamado também de Veículo Leve sobre Pneus (VLP).O ônibus elétrico, como afirmou Adriano da Rocha Lima, é o primeiro pilar do três que formam o projeto O Futuro é Agora: Apresentação da Modernização do Eixo Anhanguera. “Além da frota, tem a infraestrutura dos terminais e a reurbanização do Eixo Anhanguera”. O titular da SGG informou que todos os terminais vão passar por uma grande reforma, até porque precisam receber pontos de abastecimento elétrico, e que o projeto para “mudar a cara da Avenida Anhanguera já está pronto e contemplado”. Em 2015, dentro dos estudos para viabilizar a comercialização de seus produtos no Brasil, a BYD testou em Goiânia por 30 dias o modelo K9. Muita coisa mudou de lá pra cá. Com 22 metros, o Attivi Express tem capacidade para transportar 168 passageiros - 60 sentados e 108 em pé, além do espaço para cadeirantes. Entre as vantagens que os usuários vão perceber estão ar-condicionado, internet gratuita, poltronas estofadas e aditivos antimicrobianos nos locais de maior contato das mãos, reduzindo os riscos de contaminação por vírus e bactérias. O ônibus oferece ainda um cabedal de tecnologia, como sistema USB, alto-falantes, monitores, portas anti-esmagamento e câmeras de monitoramento. A energia limpa e a redução da poluição sonora são alguns dos benefícios que a população irá sentir com a implantação do novo sistema no Eixo Anhanguera. Segundo os fabricantes do Attivi Express, um ônibus elétrico articulado reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano. Adriano da Rocha Lima disse que, conforme o que foi definido no projeto que altera a composição da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), sancionado no final de 2021, a expectativa é de que todas as partes cumpram a sua responsabilidade, Estado e as 17 prefeituras que integram o sistema. “O trabalho precisa ser integrado.” A Prefeitura de Goiânia tenta um aporte de R$ 60 milhões junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para a reconstrução asfáltica da Avenida Anhanguera.-Imagem (Image_1.2387782)