Atualizada em 29.03 às 12h.Os congestionamentos nas ruas dos setores Jardim Goiás e Pedro Ludovico devem continuar por pelo menos mais 60 dias, de acordo com a previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) para a entrega da obra do Complexo Viário Luiz José Costa, no cruzamento da Marginal Botafogo e Avenida Jamel Cecílio. Os serviços foram iniciados em setembro de 2019, com a previsão inicial de entrega em dezembro de 2020 ao custo de R$ 26,13 milhões. Agora, a estimativa é que o trabalho fique pronto e possibilite o tráfego no final de maio deste ano, 17 meses após o previsto, ao custo de R$ 32,27 milhões.O local das obras tem sido ponto de problemas de trafegabilidade para quem quer cruzar a cidade na direção Centro-Sul e o inverso e também para transitar entre as regiões Sul e Leste, na região do Jardim Goiás e condomínios horizontais da GO-020. Muitos motoristas, especialmente de motocicletas, caminhões e ônibus ignoram as sinalizações e cometem infrações no entorno da obra, o que gera maiores complicações no trânsito. No caso dos motociclistas, há invasão nas zonas onde os trabalhos estão sendo realizados para evitar os desvios programados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).A situação ocorre tanto para quem vem do centro, pela Marginal Botafogo, chegando até a Jamel Cecílio, quanto quem sai da Região Sul, acessando sobretudo as pistas do prolongamento da marginal que já estão finalizadas, mas que ainda não estão com as vias que ligam ao viaduto. Já os caminhões e os ônibus, que não deveriam utilizar os desvios pelas ruas menores do Jardim Goiás, estão fazendo este trajeto. Neste caso, há prejuízo para a trafegabilidade porque as ruas destinadas a desafogar o trânsito da marginal e ligar à Jamel Cecílio e ao Setor Pedro Ludovico possuem dimensões pequenas, o que impossibilita a realização das manobras.Com isso, muitas vezes os motoristas pedem auxílio para populares para a retirada das defensas de concreto utilizadas como sinalização proibitiva para o local de obras. O correto, segundo conta o gerente de educação para o trânsito da SMM, Horácio Ferreira, seria que os veículos pesados desviassem da Marginal Botafogo antes da ponte sobre a Avenida A e, daí então, utilizassem as avenidas do Jardim Goiás, como a E, a Eurico Viana, a própria Jamel Cecílio ou a BR-153 para chegar até a Região Sul. “Qualquer uma delas é possível chegar ao mesmo destino, como no Terminal Isidória, não veriam chegar lá e, quando chegam, não vão conseguir fazer manobras mesmo”, relata.No entanto, Ferreira assegura que a SMM não tem recebido reclamações sobre o trânsito no local. “A não ser quando retiram essas sinalizações do lugar, aí o pessoal entra em contato com a gente.” Segundo o gerente da SMM, o local é o ponto de encontro de duas vias muito movimentadas da cidade e, por isso, é natural que os desvios gerem um problema do trânsito, mas que não se vê uma piora com relação ao que já vem ocorrendo desde a implantação da obra. Ele relata ainda que pelo tempo de demora para a realização da obra, que estava prevista para 15 meses e deverá ser entregue em 32 meses, se for seguido o último cronograma da Seinfra, os motoristas acabam se acostumando com a situação.“A gente percebe que o motorista, em toda Goiânia, não é só lá na Marginal Botafogo, acaba tentando usar o mesmo caminho que ele já conhece. Em Goiânia nós temos congestionamentos por horários de picos. No início da manhã é nas regiões próximas às escolas, na hora do almoço é perto dos locais mais comerciais e no final do dia nos centros de compras e nas empresas. É o normal da cidade. Então os motoristas poderiam pegar caminhos alternativos para evitar esses pontos que sabem ser mais congestionados”, afirma Ferreira. Nos horários de pico, de acordo com aplicativos de mobilidade consultados pela reportagem, o tráfego na Marginal Botafogo entre a ponte sobre a Avenida A e a Alameda Leopoldo de Bulhões, que tem cerca de um quilômetro, chega a ser percorrido em até 30 minutos. No inverso, com 4 quilômetros, a demora é de 45 minutos.Pavimentação da marginal deve começar ainda nesta semanaAs obras de construção do Complexo Viário Luiz José Costa, no cruzamento da Marginal Botafogo e Avenida Jamel Cecílio, vão ser continuadas com o início da pavimentação da pista da marginal. “A obra é dividida em três níveis: o viaduto, que já foi entregue em dezembro de 2020, por onde passam os veículos na Avenida Deputado Jamel Cecílio; a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo até a Avenida 2ª Radial”, informa a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). A pasta completa que é preciso ser feita a “conclusão do pavimento da Marginal Botafogo no trecho das duas trincheiras, das calçadas, plantio de grama e sinalização horizontal e vertical, pintura não prevista em toda a sua estrutura e a finalização das instalações de defensas metálicas”. A previsão de conclusão é maio de 2022, “apesar das intensas chuvas dos últimos meses, que prejudicaram o andamento dos serviços, atrasando o cronograma”.-Imagem (1.2428236)