Mesmo com alerta do CRF-GO, grupo pretende distribuir kits de ivermectina em Aparecida de Goiânia
Cada veículo receberá apenas um kit com 3 cápsulas do medicamento
Ivânia Cavalcanti

(Reprodução)
Apesar do alerta da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) contra o uso indiscriminado de medicação sem a eficácia comprovada para combater o novo coronavírus, uma ação feita por um grupo intitulado Goiânia Frente à Covid-19 fará uma distribuição de ivermectina em Aparecida de Goiânia. O antiparasitário está entre os medicamentos que foram apelidados de kit Covid, que recebe críticas de especialista, mas tem apoio de um grupo de médicos em Goiás.
O mutirão de distribuição de 1,8 mil kits de ivermectina está programada para a partir das 8 horas deste domingo (5), no estacionamento da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Setor Expansul. A entrega será em sistema de drive thru com senhas, para pessoas acima de 60 anos e pessoas com problemas de saúde identificados. Cada veículo receberá apenas um kit com 3 cápsulas do medicamento.
<br />
Um dos coordenadores da ação, o oftalmologista André Luis diz que o grupo Goiânia Frente à Covid-19 conta com a participação de 242 profissionais na capital e mais de 200 no interior. Segundo ele, a intenção é distribuir 1,8 mil kits neste domingo e o restante ao longo da semana, de forma escalonada para evitar aglomerações para as pessoas que não possuem carro.
O oftalmologista, que preferiu não informar o sobrenome, diz que aproximadamente 10 médicos e voluntários devem participar da ação em Aparecida. "Assim que cada veículo chegar um profissional irá até o carro para orientar como o medicamento deverá ser usado", explicou. As cápsulas, de acordo com André, foram doadas por duas farmácias de manipulação e toda a documentação com as informações sobre os medicamentos foi encaminhada por e-mail para a Vigilância Sanitária do município.
A Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia informa que foi procurada pelos organizadores do evento e os orientou que a distribuição de medicamentos deve seguir a prescrição médica mediante consulta médica.
Procurado, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goias (Cremego) informou que irá se manifestar.
Alerta
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que os antiparasitários ivermectina e nitazoxanida parecem ter atividade in vitro contra a SARS-CoV-2, porém ressaltam que ainda não há comprovação de eficácia in vivo, isto é, em seres humanos. "Muitos dos medicamentos que demonstraram ação antiviral in vitro (no laboratório) não tiveram o mesmo benefício in vivo (em seres humanos). Só estudos clínicos permitirão definir seu benefício e segurança na Covid-19".
Em nota, Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) não recomenda o uso de ivermectina para a prevenção da covid-19. O medicamento, que deve ser usado para tratar sarna e piolho, pode ser altamente tóxico se administrado na dosagem inadequada. O CRF-GO alerta que não há qualquer evidência científica de profilaxia contra o novo coronavírus. A melhor maneira de combater a contágio da doença é o distanciamento social, a frequente higienização das mãos com água e sabão e o uso de máscara e álcool em gel.
Por telefone, a reportagem entrou em contato com a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, que confirmou que apenas cedeu o espaço para a distribuição da ivermectina. No entanto, a presença do padre Luiz Augusto Ferreira da Silva não foi confirmada.
Você se interessou por essa matéria?
Acessar conta
É só colocar login e senha e acessar o melhor jornalismo de Goiás.
Criar conta gratuita
É só registrar seu e-mail para ter acesso a 3 matérias por mês, sem pagar nada por isso.
Assine O Popular digital
R$ 9,90 Mensais
Desconto para assinatura digital no primeiro mês
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.
Notícias do Atlético
Notícias do Goiás E. C.
Notícias do Vila Nova
Destaques do Impresso
Podcast Giro 360
Economia Goiana
Edição de Domingo
Crônicas da Semana