Mesmo após oito meses desde que a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) modificou a orientação do tráfego nos arredores da Praça Cívica para minimizar os congestionamentos nos anéis do local, os problemas ainda são enfrentados pelos motoristas. O anel interno, mais próximo da praça, segue em obras para a construção do BRT Norte-Sul, o que deve ocorrer até julho deste ano, quando os ônibus do transporte coletivo utilizarão o espaço. Assim, a configuração atual, apenas com o anel externo, vai permanecer. Um novo anel, pela Rua 94, foi criado em julho, mas tem sido pouco usado pelos motoristas.O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, confirma que o tráfego ao redor da Praça Cívica tem ficado cada vez mais intenso. “O congestionamento está aumentando muito. Percebemos que as pessoas estão voltando a usar lá, mesmo aquelas que não vão parar ali, só de passagem mesmo”, diz. Mello acredita que isso se dá pelo costume dos motoristas e também pela distância, já que a praça tem um trecho menor a ser percorrido. “Mas temos vários estudos que provam que o gasto de combustível é maior quando o carro fica muito tempo parado. Mesmo sendo mais curto, vai ser mais demorado.”O anel externo da Praça Cívica possui 1,26 quilômetro (km), enquanto que a nova rota, pela Rua 94, tem 2,72 km. Para se ter uma ideia, quem está na Avenida 95, próximo a Rua 94, e quer chegar na Avenida Universitária (ou Rua 10), tem de percorrer 110 metros a mais na nova rota do que se utilizar o trecho da Praça Cívica. Se estiver da Universitária e quiser ir para a 85, a diferença aumenta em 300 metros com a opção de usar o trecho feito pela SMM no ano passado. Já se o trajeto necessário for da Avenida 84 até a Avenida Goiás com a Rua 1, a nova rota aumenta em até 400 metros para o motorista (veja quadro).Assim mesmo, o secretário aponta que a nova rota é mais rápida, já que foi feito um trabalho de sincronização de semáforos em todo o trecho. “Aqui em Goiânia, mesmo conhecendo os locais, morando aqui, sempre uso o Waze e todas as vezes que passo por ali o aplicativo recomenda usar a nova rota por ser mais rápido. Lá não vai ter congestionamento, o que acontece na Praça Cívica”, diz Mello. O secretário reforça que a recomendação é utilizar a nova rota, que vai se tornar permanente.Ele lembra que a opção de tráfego se deu com o início das obras do BRT Norte-Sul na Praça Cívica, mas que após a conclusão do corredor o trânsito de veículos particulares continuará sendo impedido no local. “Os motoristas vão continuar tendo essas duas opções apenas e devem começar a analisar o caminho que vão fazer, olhar nos aplicativos, ver como está o tráfego, o horário e perceber que a nova rota é a melhor opção”, afirma Mello. Ele relata que a SMM deve iniciar uma campanha orientativa para os motoristas utilizarem caminhos diferentes da Praça Cívica.“É uma situação em que só podemos orientar o motorista e mostrar as vantagens de não passar pela Praça Cívica se não houver a necessidade de acessar algo que esteja ali, não precisa ir lá de passagem, tem a rota alternativa que nós elaboramos e fizemos para isso”, garante o secretário. Por outro lado, embora o fim das obras do BRT não vai devolver o anel interno ao trânsito de carros particulares, Mello explica que deve também melhorar o tráfego no local. “Quando finalizar o corredor os ônibus vão ocupar aquele espaço. Os do BRT e os veículos das linhas convencionais, que hoje estão no anel externo. Além do tamanho do veículo, que já prejudica os outros carros, tem as paradas para o embarque e desembarque dos passageiros, o que prejudica mais ainda a fluidez do trânsito.”Outra medida que vai ser tomada após o término das obras do BRT, segundo Mello, é o impedimento de estacionar veículos ao redor da Praça Cívica. O secretário afirma que apenas no trecho entre a Avenida Tocantins e a Rua 16, no Setor Central, ainda é possível deixar veículos parados, mas que isso deixará de ocorrer no segundo semestre. “Também não vai ser permitido estacionar qualquer veículo no anel interno da Praça Cívica. Atualmente as pessoas estacionam lá e a gente não está autuando porque o local está em obras e é complicado exigir isso neste momento. Mas depois não vai poder mais”, completa.Anel interno fica pronto neste mêsO motorista que necessita ou prefere utilizar a Praça Cívica para se deslocar vai ter pelo menos mais 4 meses de obra no local. No entanto, a parte considerada mais pesada, que é a construção da pista do anel interno, já está em fase final de concretagem do pavimento, o que deve ser terminado até o fim deste mês, a depender do volume de chuvas. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), as obras da Praça Cívica estão com aproximadamente 85% da pavimentação concluída. Neste fim de semana, haverá a extirpação das árvores que estão situadas no trecho da pavimentação. Com isso, serão retomadas as obras de pavimentação para a conclusão do pavimento e o encabeçamento da pista. Após isso, serão executadas os serviços complementares (sarjetas, meio-fio e outros), com previsão de conclusão em abril, quando será possível o desenvolvimento de ações destinadas à liberação do trânsito no anel interno da Praça Cívica, ou seja, dos ônibus do transporte coletivo.-Imagem (1.2417521)