O anel interno da Praça Cívica, em Goiânia, foi reaberto para a circulação de veículos nesta quarta-feira (15). Com a liberação do fluxo de ônibus do transporte coletivo pela faixa que ficou fechada por um ano, os passageiros enfrentaram dificuldades para localizar onde cada coletivo passava. As linhas ficaram divididas entre os anéis interno e externo, o que não ficou claro nem para os motoristas. A fluidez do trânsito, no entanto, foi elogiada.O bloqueio foi necessário em razão das intervenções que fazem parte das obras do BRT Norte-Sul. A maior parte dos trabalhos nos arredores da praça já foi finalizada. No entanto, ainda resta a conclusão de trechos das calçadas e a construção das plataformas do BRT, que ficarão em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Governo estadual. As plataformas já estão sendo construídas, atualmente em fase de fundações.No lançamento das obras do trecho, há mais de um ano, a previsão de conclusão era de 75 dias. Entre paralisações justificadas pelo período chuvoso e a reelaboração do projeto arquitetônico das plataformas, a conclusão da parte das pistas e bases das plataformas foi sendo adiada e atualmente a previsão está para dezembro deste ano. Já as coberturas das plataformas só devem ficar prontas em meados do primeiro semestre do ano que vem.O secretário Everton Schmaltz, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), explica que as obras das plataformas não irão interferir no fluxo de ônibus pela faixa que já está liberada. “A partir do mês de dezembro, com todas as obras físicas concluídas, ficará somente a finalização das coberturas das estações, já que elas só poderão ser realizadas quando realmente o sistema for efetivado, bem como toda a parte de instalação de tecnologia, como mobiliário, e uma série de elementos, como Wi-Fi”, diz o secretário.AdaptaçãoA planilha da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) prevê circulação de 39 linhas pelo anel interno da praça, sendo que esses coletivos chegam ao local pela Avenida 85, ruas 10 e Dona Gercina Borges. Pelo anel externo, são seis linhas de veículos do transporte coletivo que vêm pela Avenida 84 (veja quadro).A vendedora ambulante Maria Janir, que na segunda-feira (12) conversou com a reportagem e reclamou das dificuldades em razão da falta de informações sobre a conclusão da obra, disse nesta quarta (14) que o trânsito melhorou consideravelmente. No entanto, como outros passageiros, diz que a confusão sobre os locais de parada dos ônibus foi um ponto negativo.“Vi muitas divergências. Alguns ônibus que eram para passar pela linha de dentro indo pela de fora e também o contrário”, conta Maria. No ponto próximo de onde vende água e guloseimas, ela diz que a previsão é de que mais de 20 linhas deveriam parar lá. “Mas no local certo só está passando a metade. Hoje é o primeiro dia, é normal ficarem perdidos. Vamos ver como vai ficar a partir de amanhã”, diz.Leia também:- CMTC divulga as linhas de ônibus que vão circular na Praça Cívica; confira- Anel interno da Praça Cívica, em Goiânia, reabre na quinta-feira (15)- Goiânia tem 19 obras com atraso de mais de 2 anosNa segunda-feira, a CMTC anunciou que os motoristas que operam veículos que passam pelo local começariam a receber treinamento. Na ocasião, o presidente da companhia, Tarcísio Abreu, destacou que, depois de concluídas a infraestrutura e a sinalização, os motoristas precisam estar seguros quanto à operação.“É preciso ter cautela com toda esta mudança. Aqui nós temos uma movimentação de mais de oito linhas, que circulam dentro da praça, então a gente precisa estar preparado. Já realizamos o planejamento para que, no máximo, quinta-feira desta semana, os ônibus comecem a circular no anel interno da praça”, pontuou.CalçadasSegundo a Seinfra, já há um novo projeto que será executado para as calçadas e acessibilidade. Os trabalhos, assim como para a construção das plataformas, não devem atrapalhar o tráfego interno. O secretário Schmaltz projeta que, entre janeiro e maio de 2023, as obras do trecho 2 do BRT serão concluídas.Trecho 1Enquanto a previsão de conclusão do Trecho 2 está para a virada do ano, não há estimativa para o Trecho 1, que corresponde ao trajeto entre os terminais Isidória e Cruzeiro, passando pelas avenidas 4ª Radial e Rio Verde. Conforme mostrado pelo POPULAR no último mês, o trecho está com as obras paradas desde dezembro do ano passado após distrato solicitado pelo consórcio que havia vencido a licitação. Agora aguarda procedimentos para a relicitação.SMM orienta motoristas e diz que não aplicará multas Para o período de adaptação, o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, diz que agentes de trânsito estão no local para orientar motoristas de que a alça interna da praça é exclusiva para ônibus, à exceção de veículos que precisam utilizá-la para ter acesso a estacionamentos.“Existe a possibilidade de circulação de veículos pequenos pela alça interna, desde que seja exclusivamente para acesso aos estacionamentos na área, para quem trabalha, por exemplo, em órgãos públicos”, reforça Horácio Mello.O titular da SMM adianta que o órgão vai buscar parceria, inclusive, com o aplicativo Waze, para que os condutores de veículos de passagem pelo local sejam direcionados sempre para o anel externo da Praça Cívica. “É um processo gradativo e educativo, que construirá um trânsito melhor, com um novo comportamento por parte de quem transita pelo local”, pontua Horácio Mello.Ele acrescenta que agentes da SMM estão posicionados no local, para trabalho educativo. “Nós vamos avaliar passo a passo o eventual mau uso da pista interna, que deve ser voltada exclusivamente para ônibus, e para aqueles motoristas que precisam acessar internamente estacionamentos na área”, reforça o secretário.InfraçõesA SMM informa que os motoristas que ainda desconhecem a exclusividade de ônibus pelo anel interno da Praça Cívica não serão autuados pela infração. “O trabalho educativo envolve, principalmente, as mídias da prefeitura, e faremos uma grande divulgação”, destaca Horário Mello.-Imagem (1.2529794)